O redentor - Jo Nesbø
>> segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024
NESBØ, Jo. O redentor. 2ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2021. 420p. (Harry Hole, v.6). Título original: Frelseren.
"Você já descobriu que a culpa tem nuances que você não conhecia quando decidiu se tornar policial e salvar a humanidade do mal. Em geral há pouco mal, mas muita fraqueza humana. Muitas histórias tristes. Mas, como você diz, é preciso viver. Então começamos a mentir um pouco. Para quem nos cerca e para nós mesmos." p.299
A série de ficção policial Harry Hole é uma das minhas favoritas atualmente. Os enredos são elaborados, bem construídos e as tramas são incríveis! Cheguei ao 6º livro e conto para vocês o que achei de O redentor do Jo Nesbo.
A resenha não contém spoilers dos livros anteriores. Mas fala sobre a vida pessoal do protagonista e muitos livros estão interligados.
O rigoroso inverno norueguês, deixa as ruas de Oslo vazias na época do Natal. Além das pessoas que correm para fazer as últimas compras para o final de ano, temos os muitos pedintes e os drogados que tomam conta das ruas, em busca de dinheiro e drogas. O Exército da Salvação trabalha sem descanso, tentando conseguir roupas suficientes para distribuir, abrigos para a noite e comida para todos. O show beneficente é um grande evento no Natal, onde eles arrecadam muitas doações.
Harry Hole é chamado quando um dos membros do Exército da Salvação é assassinato friamente durante o evento. Mesmo com o local lotado, uma banda tocando, ninguém viu o atirador. Ele matou com apenas um tiro, na cabeça, e sumiu no meio da multidão. Sem suspeito, sem arma, sem motivo. O rapaz que foi morto não tinha inimigos, seu irmão gêmeo não sabe de nada. Harry sabe que é um assassino profissional, contratado por alguém, e sai à caça com sua equipe.
Ele também precisa lidar com o novo chefe, Gunnar Hagen, que exige disciplina e cumprimento das normas. Algo que Harry, um alcoólatra em recuperação, tem muita dificuldade de cumprir. Com a ajuda de seu parceiro, Halvorsen, e da perita, Beate Lonn, eles começam mais uma difícil investigação.
Harry chega a um assassino profissional croata conhecido como “pequeno redentor”, por suas ações durante a guerra civil na antiga Iugoslávia. Mas ele não imagina que esse crime possa ter relação com outro, ocorrido 12 anos antes, e que talvez, mesmo nas caridosas fileiras do Exército de Salvação, uma mente doentia está à solta.
~~~~~~~~~~
Essa é uma das séries mais interessantes de ficção policial que acompanho atualmente. Os livros são muito bem escritos, as tramas são complexas e os personagens muito interessantes. Eu estou adorando e já terminei querendo ler o próximo.
Neste volume temos uma trama bem complexa e com evolução mais lenta. A narrativa muda o tempo todo, entre vários personagens, e é até difícil entender no começo. O assassino também tem voz e vamos ficando tensos à medida que a trama avança. Aqui é interessante que o assassino tem uma condição rara, que permite que suas expressões faciais mudem seu rosto, e ninguém reconhece o cara. Ai Harry persegue ele em uma cena, e em outra passa por ele normalmente, porque não o reconhece.
Harry é um protagonista que eu adoro, complexo e muito real. Ele é um alcoólatra em recuperação, está arrasado porque Rakel terminou com ele (depois dos acontecimentos finais de A estrela do diabo, que colocaram em risco seu filho, Oleg). Ele segue sem beber, até que uma tragédia faz com que ele tenha mais uma recaída.
Como tudo é bem real, sem muitos enfeites, temos também uma polícia que falha e deixa de fazer algo, ou enxergar pistas que achamos óbvias. Isso deixa o livro bem tenso, fico irritada com alguns vacilos que comentem.
Apesar do início lento, o final foi eletrizante! Eu fiquei com muita pena de Harry e acertei um dos mistérios, errei o outro. Achei interessante também que um mistério que ele investiga nos livros anteriores (sobre o tal Príncipe que traficava armas) tem desdobramentos muito mais complexos, existe uma organização com pessoas importantes que também fazem parte disso. Deve ser alvo de outro livro.
Essa série é fora da curva para os fãs de ficção policial, imperdível! Leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Série Harry Hole do Jo Nesbø:
- O Morcego (The bat)
- Baratas (Cockroaches)
- Garganta vermelha (The redbreast)
- A casa da dor (Nemesis)
- A estrela do diabo (The devil’s star)
- O redentor (Frelseren)
- Boneco de neve (The snowman)
- O leopardo (The leopard)
- Fantasma (Plantom)
- Policia (Police)
- A sede (The thirst)
- Faca (Knife)
- Killing Moon (ainda não lançado no Brasil)
Avaliação (1 a 5): 4.5