Aqui é o melhor lugar - Cecelia Ahern

>>  sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010


AHERN, Cecelia. Aqui é o melhor lugar. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

Para onde vai o que perdemos?


Aqui é o melhor lugar de Cecelia Ahern foi o livro que escolhi para o mês de fevereiro do Desafio Literário. O tema de fevereiro é um livro que nos remeta aos contos de fadas e simplesmente adorei este tópico e quero ler outros contos de fadas adaptados. O livro que eu escolhi mistura fantasia, romance, sonhos e a dificuldade das pessoas em lidar com suas perdas. Então senta que lá vem história!


Sandy Shortt é uma investigadora que procura pessoas desaparecidas incansavelmente. Quando a polícia e todos os outros já desistiram, ela continua persistindo em sua busca o que por vezes serve como alento para as famílias. A busca de Sandy é por algo maior, por algo que perdeu a muito tempo e não consegue encontrar, sua vida, seu futuro, sua felicidade.


Tudo começou a 20 anos atrás quando Jenny May Butler, sua colega de escola, desapareceu sem deixar rastro. Desde então, Sandy viveu obcecada com o sumiço das coisas à sua volta. Desde uma meia perdida, uma chave ou uma caneta ela procurava, revirava e procura, levando a loucura seus pais que acabam a levando ao psicólogo Gregory Burton. Foi então que ela resolveu transformar sua compulsão em um dom, e encontrar pessoas.

Sandy e Gregory vivem por anos um jogo de sedução, de encontros e desencontros. Sua procura pelas coisas perdidas se torna uma grande obsessão e molda toda sua vida. Até que um dia...Sandy desaparece misteriosamente. Quando percebe está em um lugar chamado “AQUI”, um universo paralelo, aonde todas as coisas perdidas vão... ali ela encontra diários, meias, canetas e vários desaparecidos que procurava.

Mas mesmo depois de encontrar tudo que sempre procurou, ela ainda não se sente completa. Presa em um mundo mágico, com todos seus objetos perdidos, tudo que ela quer é voltar para casa. Porque ela teria parado ali? E será que alguém perceberia seu desaparecimento e estaria procurando por ela?

Jack Ruttle se tornou um homem infeliz e amargurado desde que seu irmão Donal desapareceu. Mesmo depois de vários anos, quando toda sua família já perdeu a esperança e seguiu em frente, ele procura pistas do sumiço do irmão. Sandy é a única esperança de Jack, ela lhe deu apoio, força, quando todos os outros o consideraram louco. Sandy desapareceu no dia de seu encontro com Jack e ele agora procura pela investigadora, acredita que se encontrá-la terá as respostas que precisa. Porém, ele é a única pessoa que acredita que ela está mesmo desaparecida.

Uma história linda, romântica, mas também triste. Misturando realidade e fantasia fala de nossas perdas e da necessidade de superá-las e conhecemos também de perto a dor das famílias de pessoas desaparecidas, que nunca tiveram notícias de seus filhos, seus irmãos, não sabendo se estão vivos ou mortos.

O livro alterna a narração entre Sandy e Jack, ela contando sua vida passada e o que está acontecendo em “AQUI” e Jack narrando sua vida e sua busca por Sandy. Eu adorei a leitura, li o livro rapidamente curiosa para saber do destino de Sandy, Jack e Gregory - um personagem muito fofo. Senti que no final faltou alguma coisa, eu estava lendo e faltavam10 páginas e ainda tinha tanta coisa que eu queria saber... não ficou sem final, mas ficou aquela curiosidade, aquele gostinho de quero mais. Não leiam esperando um romance lindo como P.S. Eu te amo porque você pode se decepcionar, mas sem dúvida é uma história diferente e muito interessante.

"- Você os selecionou para O mágico de Oz? - eu disse, totalmente indiferente.
- É sobre o quê? Joseph perguntou, curioso.
- Sandy faça as honras.
- Certo. Bem, é uma peça infantil – enfatizei para Helena – feita nos anos 1930 sobre uma garotinha chamada Dorothy Galé, que é levada por um tornado para um mundo mágico. Uma vez lá, ela embarca numa busca para se encontrar com o mágico, que pode ajudá-la a voltar para casa.
- E o mágico a ajuda?
- Ainda – falei lentamente, achando estranho que aquela história estivesse sendo levada tão a sério -, o mágico a ajuda e ela fica sabendo que poderia ter voltado para casa o tempo todo, tudo o que ela precisava fazer era bater os calcanhares e dizer “Não há lugar como o lar, não há lugar como o lar.”

Site oficial da autora: http://www.cecelia-ahern.com

Livros de Cecelia Ahern publicados no Brasil:
- P.S Eu te amo
- Aqui é o melhor lugar

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO