Desventuras em série: Mau começo

>>  segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010


SNICKET, Lemony. Mau Começo. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 152p. (Desventuras em série, V.1).


“Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, por que este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos.”

Mau Começo de Lemony Snicket (heterônimo de Daniel Handler) é o primeiro volume da série Desventuras em Série que teve 13 livros lançados no Brasil, mais os livros extras. Inicialmente voltada ao público infanto-juvenil, conquistou leitores de todas as idades, pois além de muito divertida (leia-se trágica) tem diversas referências mais facilmente compreendidas por adultos. Um exemplo disso é que enquanto eu li o primeiro livro minha avó já leu sete e conta para todas as visitas o que anda acontecendo na vida dos órfãos (é serio rsrs).

Este livro trata das desventuras de três crianças, os órfãos Baudelaire, após a morte de seus pais em um incêndio. Quando esta história se inicia:

VIOLET BAUDELAIRE tem quatorze anos e é uma das maiores inventoras de seu tempo. As engrenagens e alavancas de seu cérebro funcionam a todo vapor.
KLAUS BAUDELAIRE, o irmão do meio, tem doze anos, usa óculos, o que pode dar a impressão de que seja amante dos livros. Impressão absolutamente correta.
SUNNY BAUDELAIRE, a mais nova dos três, é ainda um bebê. Seus quatro afiados dentes entram em ação na primeira oportunidade.

Logo que seus pais morrem nessa terrível tragédia, os órfãos vão viver provisoriamente com o Sr. Poe - advogado da família -, e o responsável pela fortuna dos Baudalaire até que Violet, a filha mais velha, atinja a maioridade. Na casa do Sr. Poe eles sofrem com a pobreza, a comida ruim e com os dois filhos do casal. Mas eles logo perceberão que esta situação poderia ficar bem pior.

O Conde Olaf é o parente mais próximo dos órfãos e, portanto ganha a guarda dos três. Ao chegar à nova e horrorosa casa, eles logo percebem que o odioso Conde só quer a fortuna da família. Os órfãos são submetidos a maus tratos e obrigados a fazer todo o tipo de serviço manual como aprender a fazer rosbife e cortar lenha. E logo percebem que isso é só o começo de seu sofrimento.

Será que os desafortunados órfãos conseguirão se livrar do Conde Olaf antes que seja tarde demais? Conseguirão ajuda para desmascarar tão pérfido vilão? Bom, como foi avisado, está não é uma história de final feliz.

Ainda não li os outros livros desta série, mais pelo primeiro livro ouso dizer que é uma coleção excelente. O livro é um constante aprendizado para o público infantil, a história tem uma narrativa bem diferenciada, pois o autor ao mesmo tempo é narrador e participa ativamente da história (embora viva mandando o leitor largar o livro e procurar uma história mais feliz). Eu me senti muito agoniada com tudo que acontece com as crianças, tudo só piorava e eu ia ficando triste como se fosse amiga íntima dos três desventurados; mesmo assim, embora pareça estranho, também me diverti muito com as peripécias e diálogos dos personagens.

"Há muitos tipos de livros no mundo, o que faz sentido, porque há muitos e muitos tipos de pessoas, e os gostos são diferentes. Por exemplo, pessoas que detestam histórias em que acontecem coisas horríveis a criancinhas deveriam fechar este livro imediatamente.”

Mais sobre a Coleção Desventuras em série:

- Trailer do filme que engloba os três primeiros livros: http://www.youtube.com/watch?v=XWB1HGnA3tA
- Site oficial do autor: http://www.lemonysnicket.com
- Site oficial da série no Brasil: http://desbr.tk
- Temas e conceitos decorrentes no artigo completo da série na Wikipédia : http://pt.wikipedia.org/wiki/Desventuras_em_Série

Coleção Desventuras em série:
  1. Mau começo
  2. A sala dos répteis
  3. O lago das sanguessugas
  4. Serraria Baixo-Astral
  5. Inferno no colégio interno
  6. O elevador Ersatz
  7. A cidade sinistra dos corvos
  8. O hospital hostil
  9. O espetáculo carnívoro
  10. O escorregador de gelo
  11. A gruta gorgônea
  12. O penúltimo perigo
  13. O fim
Livros extras:
  • Lemony Snicket: Autobiografia não autorizada
  • As cartas de Beatrice (Os demais com tradução livre, ainda não lançados no Brasil)
  • O livro Vazio
  • Os incompreensíveis quebra-cabeças: irritantes jogos que irão irritar muitas pessoas
  • As notáveis notações

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO