Fora da Lei - Angus Donald

>>  sexta-feira, 10 de setembro de 2010

DONALD, Angus. Fora da Lei. Rio de Janeiro: Editora Record, 2010. 336p. (Crônicas do fora da lei, v.1). Título Original: Outlaw. 


"Enquanto clareava a cabeça, pela primeira vez percebi plenamente  o que havia prometido quando jurara ser leal a Robin até a morte. Agora, eu estava ligado por toda a vida a um monstro, um demônio que mutilava outros homens simplesmente por falarem com os homens do xerife. Foi naquele instante que eu soube que havia deixado o mundo dos homens comuns. Eu havia me tornado um fora da lei."

Inglaterra, século XII. O Rei Henrique II está ausente combatendo o próprio filho na disputa pelo trono, enquanto o reino é administrado pelos xerifes de seus condados. Sir Ralph Murdac é o xerife do condado de Nottingham, mas existe na Floresta um infame que se proclama Rei. Herói, ladrão, assassino e guerreiro ele é Robin Hood, o Senhor da Floresta de Sherwood e em Fora da Lei de Angus Donald você conhece sua verdadeira história.

Robin Hood - o mito
Ele se esconde na floresta... reina supremo entre os plebeus. Com seu bando de soldados fiéis ele rouba dos ricos e oferece proteção aos pobres, àqueles que obedecem ao seu comando e lhe juram fidelidade. Todos eles devem se submeter a justiça de Robin, onde informantes são mutilados, traidores são mortos e muito sangue é derramado. Ele é um guerreiro valoroso, um homem justo, um ladrão desprezível ou um assassino sanguinário?

O jovem Alan Dale aprendeu desde pequeno a roubar, ele e sua mãe mal tinham como se alimentar após seu pai ter sido enforcado como um ladrão pelos soldados reais. E ele era um bom ladrão, com apenas 13 anos tinha a mão leve e muita agilidade. Mas, em um dia de azar, foi pego roubando no mercado de Nottingham e se não fosse enforcado teria sua mão cortada. Sem saída, sua mãe o entrega para viver sob proteção dos fora da lei da Floresta de Sherwood, ele agora é um servo de Robin Hood.

Alan será treinado para ser um guerreiro, um ladrão e um assassino. Mas seu mestre também preza as artes, fazendo com que Alan aprenda canto e boas maneiras. Convivendo com o bando de Robin ele conhece o famoso João Pequeno, Frei Tuck, Hugh e muitos outros fora da lei, homens simples que foram obrigados a viver na ilegalidade para fugir da tirania do governo. 

No meio de banquetes dignos da realeza, perseguições alucinantes e batalhas memoráveis ele fica conhecendo seu mestre, o temível ladrão que é tão respeitado por seu povo. Por vezes admira o caráter e o espírito daquele jovem guerreiro, mas em outros momentos teme por sua alma e se assusta com sua crueldade. Alan fez um juramento para toda sua vida, jurou fidelidade a Robin mesmo que nem sempre concorde com seus atos.

Edição Original livro 1 e 2
Este livro me conquistou primeiro pela capa, uma seta em alto relevo gotejada de sangue, achei também a edição mais bonita do que a edição inglesa. Depois é claro, pelo mito de Robin Hood, que todos conhecemos pelas histórias infantis e pelas adaptações cinematográficas. Aqui pude conhecer uma versão mais adulta e realista da vida de Robin, muito bem descrita pelo autor, com detalhes tão minuciosos que conseguimos visualizar as batalhas e sentir a dor dos golpes, o sangue derramado e os membros mutilados.

Apesar de toda a história girar em torno do Rei dos Ladrões, o personagem principal é Alan Dale, o garoto de 13 anos que está conhecendo a vida de um fora da lei. Seu pai morreu nas mãos de Sir Ralph Murdac e ele queria justiça. Pelos olhos de Alan, acompanhamos as vitórias e derrotas de Robin, suas decisões justas e outras bem polêmicas e sentimos na pele as injustiças sofridas pelo povo.  

Por outro lado, mostra a vida social de Robin, seu amor pela bela Marian, as disputas pelos títulos de nobreza, a vida da Rainha e as regras da realeza. Gostei muito do Frei Tuck, da coragem de João Pequeno e do lado divertido de Robin. No decorrer do livro acompanhamos o amadurecimento de Alan, de garoto para homem, ou melhor, para fora da lei.  Desde sua primeira batalha, até seu primeiro contato físico com uma mulher e suas desventuras amorosas.

Eu amei o livro, a história é emocionante, bem narrada e me prendeu do início ao fim. Fiquei vidrada nas batalhas, arrepiada com as cenas mais fortes e emocionada em várias situações. Mas é bom avisar que sou ainda uma leiga neste estilo literário, ainda não consegui ler os livros mais aclamados no estilo como os de Bernard Cornwell e Conn Iggulden, por exemplo. Então minha opinião se baseia unicamente neste livro, mas já aviso que viciei no estilo e os outros autores já estão aqui aguardando, só falta mesmo tirar da pilha. Sofro muito com tanto livro bom aqui na minha estante ^^ 

O livro é o primeiro de uma série, mas fiquem tranqüilos que não termina sem final, na próxima aventura iremos acompanhar o Rei Ricardo Coração de Leão na Terceira Cruzada. Setas vão voar, heróis vão cair e ninguém sabe quem irá sobreviver. Não deixem de ler Fora da Lei, mais um ótimo livro lançado este ano.

 "Entre roubar tortas, os lobos de Sherwood e esse massacre inglório, parece que Deus realmente quer esta mão, Alan. Mas neguei-a a ele três vezes... E ele jamais a conseguirá enquanto eu tiver forças."

Conheçam o site do autor, tem um ótimo embasamento histórico sobre os livros.

Série Crônicas do Fora da lei do Angus Donald
  1. Fora da Lei (Outlaw)
  2. Guerreiro sagrado (Holy Warrior)
  3. King's man (Os demais ainda não lançados no Brasil)
  4. Warlord
  5. Grail Knight
  6. The iron castle.
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO