Alcatraz contra os Bibliotecários do Mal - Brandon Sanderson

>>  segunda-feira, 3 de janeiro de 2011


SANDERSON, Brandon. Alcatraz contra os Bibliotecários do mal. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. 288p. (Alcatraz, v.1). Título original: Alcatraz versus the evil librarians.

“Nas Terras Silenciosas – as nações controladas pela Bibliotecônia, tais como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra -, este livro será publicado como uma obra de fantasia. Não se deixem iludir! Esta não é uma obra de ficção, nem meu nome é realmente Brandon Sanderson. As duas coisas são disfarces para ocultar o livro dos agentes Bibliotecários. Infelizmente, mesmo com estas precauções, suspeito que os Bibliotecários irão descobri-lo e dar sumiço nele. Nesse caso, nossos agentes do Reino Livre terão de entrar furtivamente nas bibliotecas e livrarias para colocá-lo nas prateleiras. Considere-se uma pessoa de sorte se conseguiu encontrar um desses exemplares secretos.”

Para os fãs de literatura fantástica e juvenil, hoje vou falar de mais uma série nova e imperdível! O primeiro volume acaba de ser lançado pela Editora Saraiva – Selo Benvirá, mas já tem quatro livros lançados nos EUA. Agora que já deixei absolutamente claro que isso se trata exclusivamente de uma obra de fantasia, não vejo razão para vocês não se divertirem muito com Alcatraz contra os Bibliotecários do Mal de Brandon Sanderson.

Alcatraz Smedry acaba de completar 13 anos e de ser expulso pela sua vigésima sexta família adotiva. Vocês não precisam ficar com pena e culpar os pobres pais adotivos, isso acontece porque Alcatraz consegue quebrar e destruir qualquer coisa em que coloca suas mãos. Não, ele também não é um menino muito malvado, ele é apenas muito, muito desastrado.

Até o dia em que ele descobre que na verdade ele tem um dom, o dom de quebrar as coisas. Que durante toda a sua vida ele tinha um destino, ele seria um Oculátor como todos de sua família, a família que ele nem sabia que existia. Tudo começa quando ele recebe uma misteriosa carta de seu pai, contendo um pacotinho de areia que seria a sua herança. É ele também ficou sem entender nada, da mesma forma que vocês estão se sentindo neste momento.

Mas isso é tudo culpa do Vovô Smedry que com seu incrível talento de sempre chegar atrasado para os acontecimentos, não estava aqui para explicar tudo. E claro, quando ele chega, as areias já foram roubadas e Alcatraz está a ponto de ser morto por um agente Bibliotecário. Agora é bom eu explicar que os Bibliotecários do Mal são falsos amantes dos livros, que disseminam a desinformação e que ocultam a verdade a fim de dominar o mundo.

E agora Alcatraz e seu avô precisam recuperar as areias misteriosas que estão em poder dos Bibliotecários e com isso impedir a destruição das Terras Livres – que ainda não foram dominadas pela desinformação. Para isso eles contarão com a ajuda de dois primos, também possuidores de incríveis talentos Smedry, e de Bastilha – uma espécie de guarda-costas da família que não passa de uma menina muito petulante. Juntos eles terão que invadir a Biblioteca Central e enfrentar os Agentes Bibliotecários.

Agora, antes de você sair correndo para ler este livro é bom que esteja preparado para a verdade. Você irá descobrir que tudo que sabe sobre o mundo é mentira, que os Bibliotecários inventaram tudo em que acreditamos e que não da para confiar em NENHUM livro, enciclopédia ou mapa em que vocês estudaram. Cientes disso, boa sorte em conseguir um exemplar e força para superar estas terríveis revelações.

Nota da Bibliotecária que vos escreve: TUDO ISSO NÃO PASSA DE FICÇÃO!!

“- Cinco Bibliotecários no saguão principal – informou em voz baixa. – Três atrás do balcão de atendimento, dois junto às estantes. Seus padrões de comportamento estão exatamente de acordo com o que vimos. A entrada para os corredores dos funcionários fica na extremidade do lado sul. Ela não está sob vigilância neste momento, embora um Bibliotecário passe lá para verificar a cada cinco minutos, mais ou menos.
- Muito bem, então – disse vovô Smedry. – Vamos entrar!”

Este é um dos livros que li ainda em 2010, mas não tinha postado a resenha. O livro é juvenil, recheado de aventuras, magia e muito divertido. O narrador se intromete o tempo todo na história e suas observações renderam muitas risadas e trechos impagáveis. Lembra um pouco a narração do Lemony Snicket de Desventuras em Série sabem? Só que esta série é menos infantil.

Uma das grandes tiradas do narrador está na última frase do livro, se você é um daqueles leitores que não resiste e sempre dá uma espiadinha na última página, neste aqui você terá uma surpresa hehe. Não vou contar!! Ele também diz que todo segredo está na primeira página da história e esta aqui começa assim...

“Então, lá estava eu, amarrado a um altar de enciclopédias obsoletas, prestes a ser sacrificado às forças das trevas por um culto dos Bibliotecários do Mal.”

... Vocês têm que concordar que este é um início bastante perturbador. :)

Eu amei a história e quero muito ler as continuações, com certeza mais uma série viciante e espero que todos leiam! O autor é conhecido nos EUA pela trilogia Mistborn, ainda não lançada no Brasil, e agora quero muito ler os outros livros dele. Como bibliotecária, ri muito das piadas, dos comentários engraçados sobre as vestimentas, a catalogação e outras características da profissão.

Eu gostei muito dos personagens também, Alcatraz passa da incredulidade de tudo que está acontecendo para ação de forma muito divertida. O avô dele é impagável, assim como seus primos e bastilha mas o melhor com certeza está nas tiradas. É cada comentário que você morre de rir.

Tem dúvidas que recomendo? Corra e garanta logo o seu exemplar, antes que os Bibliotecários consigam desaparecer com todos os exemplares da estante ^^

Série Alcatraz de Brandon Sanderson
  1. Alcatraz contra os Bibliotecários do Mal (Alcatraz versus the evil librarians)
  2. Alcatraz contra os ossos do escrivão (Alcatraz versus the Scrivener's Bones)
  3. Alcatraz versus the Knights of Crystallia (Os demais ainda não lançados no Brasil)
  4. Alcatraz versus the Shattered Lens
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO