Alcatraz contra os ossos do escrivão - Brandon Sanderson

>>  sexta-feira, 27 de maio de 2011


SANDERSON, Brandon. Alcatraz contra os ossos do escrivão. São Paulo: Editora Saraiva, 2011. 288p. (Alcatraz, v.2). Título original: Alcatraz versus the escriveners’s bones.

“Sorri. Considerando que havíamos desabado tão lindamente, era notável que ninguém tivesse se ferido com gravidade. Na verdade, vocês podem achar isto meio chato. Eu poderia oferecer uma historia melhor se alguém tivesse morrido. Uma fatalidade logo de cara de fato pode fazer com que um livro pareça muito mais tenso, levando as pessoas a se darem conta de quanto as coisas podem ser perigosas.
Vocês têm de se lembrar, no entanto, de que isto não é ficção, mas um relato da vida real. Não há nada que eu possa fazer se todos os meus amigos foram egoístas demais para ter a atitude narrativamente apropriada de morrer para incrementar a tensão das minhas memórias.”

Se você gosta de literatura fantástica juvenil esta é uma das séries imperdíveis! Ainda não é tão conhecida como as mais famosas do estilo, mas quem não leu não sabe o que está perdendo. Alcatraz Smedry conta hoje a segunda das suas aventuras e o autor avisa que acha de muito mal tom se começar uma série pela metade, mas ele não falou nada sobre resenhas. =] Com vocês Alcatraz contra os ossos do escrivão de Brandon Sanderson.

Este é o segundo livro da série, se você ainda não conhece leia a resenha do primeiro livro AQUI. As histórias são independentes, podem ler toda esta resenha sem medo de spoiler.

Bom, acho que vocês já sabem o básico desta história, mas se você não leu o primeiro livro e está com preguiça de ler a outra resenha... deixe eu fazer um super resumo: Os bibliotecários são do mal, semeiam a desinformação e querem dominar o mundo e destruir as terras livres. O nosso herói é um Smedry, ou seja, possui algum talento aparentemente inútil e precisa combater os bibliotecários. Nossa missão, como sempre, invadir uma biblioteca.

Ahn? Você não sabe mesmo o que é um talento aparentemente inútil? Pelo jeito você já cruzou com muitos bibliotecários por aí, mas vamos lá, alguns exemplos: O vovô Smedry tem o talento de chegar sempre atrasado para tudo, Alcatraz tem o talento de quebrar tudo o que ele toca, seu tio Kaz tem o talento de sempre se perder, sua prima Austrália tem o talento de acordar com uma cara aterrorizante e por aí vai, coisa de família.

Sério? Desculpa gente, alguns ainda não entenderam como estes talentos aparentemente inúteis podem fazer um herói. Vou explicar! Imagine que alguém atire (sim,  com uma arma de fogo) no Vovô Smedry, ele com certeza irá se atrasar para a própria morte. Imagine que alguém algeme Alcatraz e o tranque em algum lugar... ele simplesmente irá quebrar a algema, a cela e escapar. Viram como eles são realmente talentosos?

Agora posso continuar a história. Pois bem, além de possuir seu talento aparentemente inútil, Alcatraz é um Oculátor e consegue ativar as diversas lentes de poder que tem em mãos. Estas lentes são feitas para executar alguma tarefa específica, como rastrear pegadas, traduzir um manuscrito, algumas são de combate, outras servem de comunicação etc. E as lentes  e o talento são o que ele usa para se defender em um ataque.

O ataque em questão acontece quando Alcatraz está sentado no aeroporto esperando por seu avô, que como sempre está atrasado para o compromisso, e se vê no meio de uma perseguição com bibliotecários do mal. Ele consegue se salvar com a ajuda de uma magnífica nave de vidro em forma de dragão e a ajuda de alguns parentes e a guardiã Bastilha.

Porém ele descobre que seu avô está desaparecido e pode estar correndo grande perigo, uma nova seita quer destruir a família e ele terá que enfrentar o gigante meio homem, meio máquina que está sob as ordens da seita dos Ossos de Escrivão.  

Para tentar salvar o avô, ele e seus aliados terão que mais uma vez invadir uma biblioteca, a mais difícil de todas. A temida, antiga e misteriosa Biblioteca de Alexandria (é eu sei, se você foi dominado por algum bibliotecário provavelmente acha que ela não existe, pura balela). Lá eles terão apenas que escapar de seus perseguidores e enfrentar os curadores do mal que sugam as almas de todos que desejam algum conhecimento. Conseguirá Alcatraz escapar inteiro de mais esta terrível missão?

Gente esta série é muito diferente e muito divertida. Eu morro de rir com a narrativa do autor, o narrador é meio personagem e interrompe a história a todo o momento para provar suas teorias malucas. Se vocês já leram Desventuras em Série, vão entender o que eu quero dizer.

Alcatraz é um pseudo herói, aparentemente o seu poder de quebrar tudo é muito poderoso, mas ele acaba quebrando, por exemplo, a própria mochila e nada está muito seguro perto dele. Fora que a maioria da vezes ele não tem a menor idéia do que fazer para escapar das enrascadas e se sente o pior herói do mundo.

Bastilha é uma cavaleira de crysalia - destinados a lutar para proteger os Smedry-  e tem todo um jeito mal humorado e adulto que Alcatraz ignora solenemente. Só pelos talentos da família da para imaginar as confusões e trapalhadas que eles se metem.

Leiam! Comprem para as crianças, esta série é muito divertida, diferente e repleta de aventuras, vale muito a pena conhecer.

Série Alcatraz de Brandon Sanderson
  1. Alcatraz contra os Bibliotecários do Mal (Alcatraz versus the evil librarians)
  2. Alcatraz contra os ossos do escrivão (Alcatraz versus the Scrivener's Bones)
  3. Alcatraz versus the Knights of Crystallia (Os demais ainda não lançados no Brasil)
  4. Alcatraz versus the Shattered Lens.
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO