Pegasus e o fogo do Olimpo - Kate O’Hearn

>>  segunda-feira, 18 de abril de 2011

O’HEARN, Kate. Pegasus e o fogo do Olimpo. São Paulo: Editora Leya, 2011. 296p. (Olimpo em Guerra, V.1). Título original: Pegasus and the flame.

“Olhando para o garanhão, Emily ainda não conseguia acreditar no que via. Mesmo o fato de poder encostar-se a ele não parecia melhorar as coisas. Era pedir demais acreditar que o verdadeiro Pegasus estava ali em Nova York, ao lado dela, no terraço de prédio onde morava.”

Se você gosta de mitologia grega ou neste caso romana, esta é mais uma aventura imperdível. Hoje quando se fala em aventura + mitologia grega é impossível não associar a Percy Jackson de Rick Riordan, com certeza quem é fã de Percy vai gostar da nova série, mas a intenção aqui não é comparar as duas , então leiam com isto em mente.  E hoje no Viagem Literária aventurem-se com Pegasus e o fogo do Olimpo de Kate O’Hearn.

A nossa história começa com uma invasão ao monte Olimpo, os Deuses estão em guerra e em uma batalha sangrenta e mortal lutam por sua sobrevivência. Os Nirads buscavam a destruição, os inimigos desconhecidos atacaram sem aviso. E agora enquanto Mercúrio perecia e Júpiter esgotava suas forças, a batalha parecia perdida para os Olimpianos. Pegasus foge então para a Terra e é seguido por Paelen, um ladrão que queria suas rédeas de ouro.

Enquanto isso em Nova York, Emily enfrentava sozinha o pior temporal que já tinha visto em sua vida. Aos 13 anos e filha única de um policial viúvo ela aprendera bem cedo a se virar sozinha, mas a chuva era assustadora no alto de seu prédio de 20 andares. E para piorar no meio de tantos raios e trovões a luz tinha acabado na cidade toda e só de pensar nas escadas ela já não gostava tanto de morar na cobertura.

E agora ao invés de obedecer ao pai que estava trabalhando e ficar bem longe da janela, ela estava sentada olhando a chuva, uma coisa que sua mãe adorava fazer antes de adoecer e morrer. E é então que ela ouve um barulho estranho na cobertura e encontra algo que muda sua vida para sempre.

“O garanhão pareceu fazer uma pausa. Depois cutucou a mão da menina, convidando-a a fazer carinho em seu focinho. Naquele instante, completamente ensopada pela chuva, Emily sentiu seu mundo mudar. E para sempre.”

Pegasus até então uma figura saída da mitologia, estava ali em cima de sua casa, no telhado do prédio. Ferido e machucado ele precisava de ajuda e Emily após se recuperar do susto faz tudo o que pode para cuidar dele. Ela decide pedir ajuda para Joel - o misterioso aluno da Escola - de poucos amigos, mas que vivia desenhando cavalos em seu caderno.

E com a ajuda de Joel, Emily e Pegasus vão viver uma série de aventuras e vão passar por muito sufoco para se manterem escondidos. Ao mesmo tempo, Paelen foi capturado por uma agência secreta de segurança e está prestes a virar uma cobaia de laboratório.  E lá, o infeliz ladrão, percebe que Pegasus também corre muito perigo.

Os Nirads vieram atrás deles à Terra e Pegasus precisa se esconder. Mas ele tem uma missão, precisa encontrar na Terra a chama escondida, a única maneira de levar alguma esperança ao Olimpo. Contando com alguma ajuda inesperada e enfrentando muitos inimigos acompanhe Emily, Joel e Pegasus em uma super aventura para reacender o fogo do Olimpo e salvar a humanidade.

Vocês já devem saber que uma aventura com literatura fantástica me conquista fácil não é? Pois é, e este não foi exceção. O livro é fofo, é uma história leve e divertida e deliciosa de se ler.  Emily é uma personagem inteligente e divertida, mas que carrega uma grande tristeza no coração com a perda de sua mãe; já Joel é um garoto triste e amargurado que transformou sua solidão em rebeldia. E é muito legal ver a amizade entre eles surgindo.

O livro é o primeiro da série O Olimpo em guerra e o segundo livro está previsto para julho nos EUA. A série é nova e precisa evoluir para ficar entre as queridinhas do estilo, o primeiro livro tem aventura e muita diversão, mas achei o final um pouco manjado e tudo se resolve muito rápido.

A narração é em terceira pessoa e alterna-se entre os personagens, achei a escolha boa para o estilo do livro, porque conta paralelamente as aventuras de Emily e Pegasus e as confusões de Paelen preso e sob interrogatório da agência Americana. Gostei também da capa do livro, muito linda.

Para mim o que se destaca na história é o relacionamento de Em e Pegs – o jeito carinhoso que ela chama o Pegasus – ela é uma personagem fofa e é muito bonito o carinho e a amizade que surge entre eles. O livro também mostra como as pessoas as vezes estão dispostas a ajudar, pelo simples ato da boa ação, sem mesmo saber muito bem o que está acontecendo.

Uma história juvenil leve e divertida, cheia de fantasia e aventura. Eu adorei e recomendo. Mas leiam sem fazer comparações, não da para comparar com a série do Riordan.

Série Olimpo em guerra de Kate O’Hearn
  1. Pegasus e o fogo do Olimpo (Título original: Pegasus and the flame)
  2. Pegasus e a batalha pelo Olimpo (Título original: Pegasus and the Fight for Olympus)
  3. Pegasus and the New Olympians  (Ainda não lançado no Brasil).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO