Cherub: O recruta - Robert Muchamore

>>  quarta-feira, 8 de junho de 2011

MUCHAMORE, Robert. O recruta. São Paulo: Editora Fundamento, 2011. 296p. (Cherub, V.1). Título original: The Recruit).

CHERUB é uma agência de espionagem.
Seus agentes têm entre 10 e 17 anos e costumam passar despercebidos no mundo dos adultos, que não vêem uma criança ou adolescente como ameaça.
Oficialmente, esses agentes não existem.

A dica de hoje vai conquistar principalmente os meninos que gostam de histórias com muita ação e aventura, em mais uma série juvenil deliciosa e com uma leitura rápida e divertida. Descubra o mundo de Cherub: O recruta do inglês Robert Muchamore.

James Choke era só mais um menino de quase 12 anos que viva sempre arrumando confusão, mesmo que ele não procurasse por elas. Apesar de ter uma inteligência acima da média ele odiava a escola e sempre arruma problemas com os professores. Para piorar era motivo constante de piadas para os colegas devido a obesidade de sua mãe. E agora tudo explodiu de vez, ele bateu em uma menina e foi expulso da escola... e no mesmo dia, sua mãe morreu.

E como ele não tinha mais ninguém no mundo, ele e sua irmã mais nova foram levados para um abrigo para menores. Lauren tinha 9 anos e seu pai interesseiro logo deu um jeito de aparecer por lá e pegar a menina, mas ele não aceitaria James em sua casa. Agora além de tudo, sabia que Lauren não estava segura junto daquele mau caráter.

O garoto logo percebe que sua vida estava prestes a piorar e poderia chegar em um ponto em que não pudesse voltar. Via tantos garotos mais velhos vivendo na marginalidade que começa a se preocupar, uma noite na cadeia serve para reforçar sua opinião. Ele precisava fazer algo de melhor por sua vida.

E é ai que uma pontinha de esperança surge, James recebe um convite inusitado para ingressar em uma escola secreta. Cherub era uma agência de espionagem para menores, que treinava crianças para se infiltrarem clandestinamente em várias investigações criminais, afinal, quem desconfiaria de crianças.

James agarra aquela chance e começa a treinar para ser um agente. Porém o treinamento exige toda sua força de vontade e testa seus limites físicos e psicológicos. Ele precisa passar em um teste de 100 dias antes de se tornar um agente e ganhar sua primeira missão. Ele logo vai descobrir que aquilo não era como seus amados jogos de vídeo games, aquilo era real e um jogo de vida ou morte.

Cherub é o primeiro livro de uma série que já faz sucesso na Inglaterra e em vários outros países, e agora chega ao Brasil. A série é bem infanto-juvenil, a narração é ágil, cheia de aventuras e narrada de forma simples. Eu adorei o mote do livro, a ideia é original e a gente logo se encanta pelo enredo.

Eu achei apenas a narrativa do autor, pelo menos neste primeiro livro, um pouco rasa. Ele não se aprofunda nos sentimentos e nas dores dos personagens e acaba que você não se apega aos protagonistas. Eu adorei o livro, mas se for comparar, por exemplo, com Rangers uma série da Fundamento que eu amo, esta deixa um pouco a desejar neste quesito.

James, Lauren e alguns amigos da nova escola são muito legais, gostei muito deles. Os meninos são muito inteligentes, se adaptam a situações físicas extremas e aprendem a sair de várias enrascadas. Eu quero ler os outros livros da série, para ver se ela entra na minha lista de favoritos.

Indico para os jovens leitores, e para você que gosta de The 39 clues, Rangers, Alcatraz e Túneis, por exemplo, provavelmente vai adorar esta série também.  Leiam!!

Série Cherub de Robert Muchamore

1)      O recruta ( The Recruit)
2)     Classe A (Class A) 
3)     Segurança máxima ( Maximum security)
4)     A matança (The Killing) (Os demais ainda não lançados no Brasil.)
5)     Loucura Divina (Divine Madness)
6)     Man vs Beast 
7)     The fall 
8)     Mad dogs
9)     The sleepwalker
10)  Dark Sun
11)  The general
12)  Brigands MC
13)  Shadow Wave.

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO