EON: O décimo segundo dragão - Alison Goodman

>>  quarta-feira, 13 de julho de 2011

GOODMAN, Alison. Eon: o décimo segundo dragão. Rio de Janeiro: Editora Galera Record, 2011. 476p. Título original: Eon. (Eon, v.1)

“A areia diante do espelho se mexeu enquanto o dragão andava para a frente. Ao meu lado, Quon se preparou, respiração acelerada. Lanell sussurrou uma oração apressada. Tentei engolir, mas estava com a boca tão seca que a secura ficou presa na garganta. O rastro de uma cobra gigantesca apareceu na areia enquanto o dragão se aproximava, o balanço gracioso da cauda da fera hipnotizante refletido no espelho. Dentro de mim, alguma coisa começava a se manifestar, como bolhas lentas rompendo a superfície de uma água quase fervente. Seria o poder do dragão?” pg.1o1.

Este é o tipo de literatura fantástica que eu mais gosto, quando o autor cria um mundo totalmente novo e uma mitologia nova e diferente. Eu amo livros sobre dragões, se não me engano o primeiro que li foram os de Eragon e este é totalmente diferente. Conheçam esta nova série baseada na mitologia oriental e aventurem-se com EON: o décimo segundo dragão de Alison Goodman.

Os doze dragões de energia da boa fortuna são baseados na astrologia da Ásia Oriental e mais especificamente no zodíaco chinês. Os doze signos animais representam doze tipos diferentes de personalidade, no zodíaco começa-se tradicionalmente pelo ano do rato. Os 12 dragões são: o dragão boi (guardião da determinação), dragão tigre (coragem), dragão coelho (paz), dragão dragão ou dragão espelho (verdade), dragão serpente (discernimento), dragão cavalo (paixão), dragão bode (bondade), dragão macaco (engenhosidade), dragão galo (confiança), dragão cachorro (honestidade), dragão porco (generosidade) e dragão rato (ambição).

Os dragões são seres elementares, capazes de manipular a energia natural (hua) que existe em todas as coisas.  A cada primeiro dia do Ano Novo o ciclo gira, o ano do animal seguinte começa e o dragão se torna ascendente com poder redobrado por dozes meses. É neste período que o dragão escolhe um aprendiz, para ser escolhido os meninos precisam ter magia e treinar arduamente o trabalho com espadas. O dragão ascendente escolhe então seu aprendiz que será treinado na magia dos dragões, enquanto o aprendiz anterior é promovido a Dragoneye e assume poder total sobre seu dragão.

E tem mais uma coisa que vocês devem saber, apenas meninos que conseguem ver um dragão de energia podem se candidatar, é um dom raro poder ver o dragão do próprio ano de nascimento e mais raro ainda ver outros dragões. Mulheres não podem se candidatar, acredita-se que elas trazem corrupção e não tem força física ou nobreza de caráter para se unir a um dragão de energia.

Este é o ano do dragão rato e EON é um garoto de 12 anos que treina desde criança com seu mestre Brannon para que ele seja escolhido como aprendiz. Mas entre os doze meninos ele é considerado o mais fraco, apesar de ter a magia mais poderosa. Só EON é capaz de enxergar os 11 dragões, isso porque o dragão espelho está desaparecido a mais de 500 anos. E apesar de ter o maior controle sobre a energia é o menino que tem menos chance ao cargo.

Para todos os outros é porque EON é um aleijado, a muitos anos ele sofreu um acidente que quebrou seu quadril e o deixou manco, tornando-o menos habilidoso e fraco para a luta. Mas, além disso, o menino esconde um segredo que pode colocar sua vida e de seu mestre em risco. EON é na verdade uma menina, tem 16 anos e esta foi a única forma de conseguir ser treinada.

Para EON esta é a sua grande chance, a única chance de mudar sua vida. Os servos, os escravos tem uma vida triste e miserável de servidão e é para esta vida que ele irá voltar se não for escolhido pelo dragão rato. Seu mestre aposta todas suas fichas nele, a anos nenhum aprendiz seu foi escolhido e ele está perdendo sua fortuna. Mas muita disputa de poder corre por trás desta escolha, Lord Ido o atual dragoneye rato tem seu favorito para o cargo e irá fazer de tudo para que ele seja escolhido. 

A escolha do dragão rato e os acontecimentos que se seguem irão influenciar para sempre a ordem dos dragões, poderes serão colocados a prova, lideres serão desafiados e a ambição de alguns colocará em risco todos os dragoneyes e até o trono do imperador.

É muita coisa para se explicar em uma resenha, espero que vocês tenham conseguido entender a mitologia do livro e a história de EON ou EONA. Ela é apenas uma garota no meio de vários meninos que treinam para ter a honra de serem escolhidos pelo dragão rato. Todos os outros que perderem voltam para uma vida pobre como escravos e sem muitas chances de melhorar. 

EON precisa ajudar seu mestre a recuperar sua fortuna, precisa manter seu segredo escondido e quer ter a chance de ajudar seus amigos. A escrava Rilla que sempre foi boa com ela, Chart o filho de Rilla também precisa de ajuda já que no reino as pessoas que tem problemas físicos ou mentais são vistas como párias e são discriminados pela sociedade.  

No decorrer do livro muitos outros personagens interessantes vão surgindo, como Lady Della – que seria um travesti, mas lá é chamada de Oposta - , seu guardião Ryko – um dos eunucos do reino. São seres diferentes, personalidades muito diferentes e um mundo completamente novo.

Difícil descrever as belas aparições dos dragões e seus poderes, a enormidade do mundo criado pela autora e um reino dividido entre os extremamente pobres e a nobreza poderosa. O livro é muito rico em informações, tem muita ação e me prendeu até o final. Até quase o final é um livro perfeito, depois achei que a autora exagerou um pouco nos desdobramentos, por isso perdeu para mim uma estrela na avaliação.

A continuação EONA será uma das mais aguardadas, o livro já foi lançado nos EUA e não sei se será apenas uma duologia ou se a autora escreverá mais livros. Espero que sim, a história é fantástica. É uma aventura épica, com uma mitologia inovadora e um mundo totalmente novo, para quem gosta do estilo este livro é imperdível, LEIAM!

Série EON de Alison Goodman

1)      EON: o décimo segundo dragão (Título original: EON)
2)     EONA: o olho do dragão (Título original: EONA).

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO