target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Viaje com as séries
target="_blank">some alt text
Viaje comigo
target="_blank">some alt text
Ofertas Submarino
target="_blank">Some alt text
Os melhores do ano
target="_blank">Some alt text
Viajando no mundo das cores

Antes que eu vá - Lauren Oliver

>>  terça-feira, 23 de agosto de 2011

OLIVER, Lauren. Antes que eu vá. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2011. 360p. Título original: Before I fall.

“O que estou querendo dizer é: talvez você possa se dar o luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre os seus dedos. Tanto tempo que você pode desperdiçar. Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe.”p.205

Hoje vou falar de um dos livros que mais mexeu comigo este ano, um narrativa despretensiosa e voltada ao público adolescente, mas que faz pensar em nossas vidas, escolhas e sonhos. A história me fez pensar sobre o tempo e tudo o que está a minha volta: pessoas, lugares, momentos, sentimentos. Leitura imperdível, conheçam Antes que eu vá de Lauren Oliver.

Prepare-se para sorrir, chorar, se irritar e torcer por Samantha Kingston - conhecida como Sam – uma adolescente bonita, inteligente e que pertence a turma das populares da escola Thomas Jefferson.  Sam já foi da turma dos “invisíveis”, no passado chegou até a receber apelidos nada gentis, mas isto foi antes de conhecer Lindsay – a garota mais bonita e popular da escola. 

Agora elas formam um grupo com quatro amigas inseparáveis: Sam, Lindsay, Elody e Ally, juntas para o que der é vier. Elas aprontam todas na escola, pelo simples prazer de se divertir: matam aulas, zoam dos professores, infernizam a vida dos alunos não populares e estão sempre sob os holofotes. Aquela manhã de 12 de fevereiro não seria diferente, era o dia do cupido, dia de receber rosas dos amigos e paqueras. O número de rosas recebidas demonstravam o quanto você era popular e Sam esperava ansiosamente por este dia.

Estava curiosa para receber a rosa de seu namorado, Rob ainda não tinha dito que a amava e esta seria a “noite deles” em vários sentidos. Sam achava que ele era o namorado perfeito, bonito e popular, desejado por todas as meninas do colégio. Ela não gostava tanto quanto deveria do beijo dele, mas naquela noite os pais de Rob estariam fora e eles tinham combinado que seria o grande dia. Ela só queria perder logo a virgindade e acabar com aquilo, não aguentava mais ser motivo de piada para as amigas.

Se até agora esta história te parece “ mais do mesmo” não se precipite, este é o dia em que Sam irá morrer. Aquele que seria mais um dia de escola + amigas + namorado seria o último dia de sua vida. Ela se lembra de ter ignorado a irmãzinha mais nova ao sair de casa - Izzy a adorava mas ela não tinha muita paciência com ela nem com os pais; de mal ter se despedido de sua mãe; das loucuras de Lindsay no transito e das risadas das garotas; se lembra de terem feito piada com Juliet, a psicopata da escola; de ter tratado mal Kent, que um dia já fora seu amigo, mas hoje usava as roupas mais estranhas e tinha sempre um sorriso bobo no rosto.

Ela se lembra de várias outras coisas, mas no momento de sua morte não se lembrou de nada, só um vazio, o rosto de Juliet e depois um branco. Só que Sam acorda novamente, na manhã de sua morte e vai reviver aquele dia por muitas vezes. Ao longo do dia Sam tenta mudar seu destino, alterar todos os fatos para que não culminem em sua morte e acaba percebendo o que é realmente importante.

Por fim Sam descobre seu objetivo, ela tenta fazer tudo certo, tenta consertar algumas coisas, mas o tempo dela é muito curto. Nós estamos junto com ela nesta aventura, torcendo para que Sam faça a coisa certa, rezando para que Sam tenha uma chance e pensando no tempo, no que ele guarda para o nosso futuro.

Duas palavras são chaves neste livro: bullying e reação em cadeia. Durante a leitura me lembrei do filme Efeito borboleta, era angustiante ver Sam reviver seu último dia e acompanhar como suas ações mudavam tudo ao seu redor. Ela tenta mudar o seu final, mas acaba alterando o futuro de muita gente, ela volta ao início, tenta fazer diferente e vai descobrindo aos poucos o caminho que deve seguir.

Samantha na infância, Kent com sua personalidade forte, Izzy com sua força mesmo tão criança, Anna que recorreu a drogas para ignorar a todos e Juliet são personagens que sofreram de bullying durante o livro. Juliet principalmente sofre a anos com os insultos dos colegas, com as brincadeiras maldosas dos populares e aquilo a mudou para sempre.

Aos poucos vamos conhecendo cada um dos personagens deste livro, sentimos raiva de Sam e suas amigas no início, passamos a entendê-las um pouco no decorrer da trama e nos apaixonamos lentamente por Kent. É tão lindo e tão triste acompanhar Sam nesta caminhada, sabendo o que a espera no final e torcendo para que possa ser modificado.

Como eu disse no início, mas do que nas escolhas de Sam, eu pensei na vida e no tempo. Nas escolhas que fazemos, nas coisas que deixamos de dizer e no nosso olhar para o futuro. As vezes planejamos tanto o futuro, sonhamos tanto em realizar os maiores feitos, ter o melhor emprego, encontrar o maior amor que não damos valores ao que temos todos os dias, bem do nosso lado. Família, amigos, amores... aos pequenos momentos da vida, imagine se eles fossem os últimos? Imagine ainda, que uma pequena atitude impensada pode mudar todo o seu futuro ou de alguém perto de você.

Melhor não imaginar rs, mas com certeza este é um livro que pretendo reler, na verdade algumas partes eu li mais de uma vez de tão lindas. A história é um tapa com luva de pelica, boa para sair da bolha em que as vezes nos colocamos e olhar o mundo de outra maneira, bem longe do nosso umbigo. Uma escrita doce, uma narrativa maravilhosa e uma história imperdível. Tem dúvida que indico? Vou pegar emprestada a frase da Alê... PARE TUDO E VÁ LER AGORA!!  Super recomendo, leiam!

Site oficial da autora: http://www.laurenoliverbooks.com

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO