O portal - Eddie Van Feu

>>  terça-feira, 18 de outubro de 2011


VAN FEU, Eddie. O portal. Rio de Janeiro: Editora Linhas Tortas, 2004. 254p.

“- Calma, Marcel – Lorena tentava achar um equilíbrio entre a irritação de Marcel e a ansiedade de Marcos.
- Calma?! Eu tenho certeza que daqui a pouco vai pular um imbecil na minha frente com uma câmera e dizer: Sorria! Você acaba de fazer papel de idiota para o país inteiro! Todo mundo vai me ver no domingo e vão apontar para mim na rua enquanto dizem: Olha aquele cara burro que queria ir para outra dimensão.”p.70

Este é o segundo livro que leio da Eddie Van Feu e mais uma vez não me decepcionei. A história tem um ótimo senso de humor, é ainda mais divertida e cheia de fantasia. Conheçam a história de O portal de Eddie Van Feu.

Na trama três personagens com personalidades muito diferentes, cada um com seus sonhos e seus anseios, que acabam vivendo juntos uma aventura fora de seu tempo. Quem leu Lua das Fadas ficará surpreso ao reencontrar alguns personagens, e embora cronologicamente O portal se passe antes os livros são totalmente independentes.

Lorena é uma jovem muito estudiosa e esforçada, sua timidez ou sua falta de atitude fazem com que se sinta sempre a margem de sua família, cresceu acostumada a aceitar tudo que lhe era imposto e era sempre vista como fraca e apagada, a menina que só gostava de ler e estudar. Na faculdade ela tem sua válvula de escape e a divertida companhia de seu melhor amigo.

Marcos é oposto de Lorena, jovem e aventureiro não mede as conseqüências de seus atos, o que quer mesmo é se divertir. Leva a faculdade na enrolação, tem sempre uma piada e um comentário sagaz para tudo o que acontece. Apesar de pouco estudioso, Marcos é inteligente e curioso, busca sempre coisas novas e acaba tendo uma idéia muito inusitada.

No meio dos dois está Marcel, o primo de Lorena é o cara certinho, estudioso e senhor da razão. Ele se acha O tal e adora ter a prima debaixo de suas asas. Filho adotivo, acredita que um casamento com Lorena seja a escolha ideal para começar a família.

Obviamente Marcel e Marcos não se batem, vivem trocando alfinetadas em seus encontros na faculdade, mas Marcel acaba embarcando na idéia sem pé nem cabeça de Marcos, pelo único motivo plausível: Ficar mais perto de Lorena e tentar conquistar a moça.

Tudo começou com um trabalho escolar, Lorena pegou um livro emprestado com o primo e ele acabou sendo escolhido por ela e Marcos para um trabalho da faculdade. O livro Os demônios de Loudun de Aldous Huxley (SKOOB) conta a história do padre francês Grandier que viveu no século XVII. Ao mesmo tempo, Marcos assiste a uma palestra muito diferente e convence os amigos a fazer uma pequena viagem até a floresta, onde acreditava  que iria encontrar um Portal que os levaria a outra dimensão. A idéia do moço era chegar ao nordeste!

Os três mosqueteiros aventureiros custam para perceber que a viagem de Marcos deu certo e adivinhem onde eles foram parar? Eles vão passar por muitos apertos, irão conhecer de perto Grandier - um padre nada virtuoso – e farão de tudo para conseguir voltar para casa.

“- Ok... – Marcel estava tentando controlar o nervosismo. – Vamos raciocinar. Eu sei que isso é difícil para você, Marcos, mas faça um esforço. Se houve um meio de entrarmos, deve haver um meio de sairmos!
- Era isso que o pessoal da Caverna do Dragão vivia dizendo! – exclamou Marcos.” p.83

Este e outros trechos fizerem eu rir alto durante a leitura, segundo a VozinhaÉ a história de uma moça que tem 2 namorados, ai viaja para  a França e arruma mais 1, de santinha não tinha nada. Se “quietasse o facho” não tinha tido tanta confusão.” hauahauhu.  A história de O portal é mais adulta que Lua das fadas, um pouco mais descritiva e tem o início mais lento. Os personagens já estão na faculdade, os diálogos são mais sagazes e Lorena não é uma personagem apaixonante como Bianca, no mais a narrativa é tão boa quanto e o livro é muito bem escrito.

O portal fala de amadurecimento, de mudança e de novas oportunidades. Marcos é o personagem mais divertido do livro, ele tem sempre um comentário inusitado e a narrativa é cheia de referências modernas. Lorena é chatinha que dói no começo, o livro fala principalmente de seu crescimento e evolução como pessoa. Marcel é um chato, se acha a última bolacha no pacote, mas até o final do livro vai mudar nossa opinião, queria até um final diferente para ele. Grandier é um personagem dúbio, uma hora eu gostava dele em outras não.

No livro acontece tanta coisa, que me peguei em vários momentos duvidando da narrativa -  parava e pensava “ah fala sério” rs – e no final tive que mergulhar na fantasia e deixar rolar, não me desapontei. A idéia de se entrar dentro das páginas de um livro é fantástica, quem nunca desejou fazer isto? Eu não li  o livro em questão, do Huxley só li o famoso Admirável mundo novo; acho que para quem conhece a história seria ainda mais legal.

Uma narrativa rápida e muito gostosa, principalmente extremamente divertida para todos que gostam de uma boa fantasia ambientada em nosso tempo. Leiam!

Eddie Van Feu é a autora do mês aqui no blog, então aguardem que em breve tem entrevista com a autora. Tem promoção de Lua das fadas em curso, participem.

Avaliação ( 1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO