Garota Replay - Tammy Luciano

>>  sexta-feira, 11 de maio de 2012


LUCIANO, Tammy. Garota Replay. São Paulo: Editora Novo Conceito, 2012. 144p.

“- Olha, não sei se posso falar sobre as suas escolhas. Elas estão aí dentro. Algumas dores precisam ser vividas. A vida só funciona quando as certezas são maiores que as dores.” p.74

Garota Replay é o segundo livro da brasileira Tammy Luciano, porém os dois livros têm estilos completamente diferentes, embora ambos tenham protagonistas nada clichês. Voltado ao público jovem Garota Replay conta a vida de uma patricinha da zona sul do Rio de Janeiro – neste ponto, bem parecida com a Mila de Sou toda errada – em uma trama que parece ter um toque de fantasia, mas não temos certeza realmente do que é até chegar ao final.

Thizi é uma moça feliz, leva uma ótima vida e não tem do que reclamar. Mora em um apartamento na Barra da Tijuca de frente para o mar com Nil - que trabalha para seus pais desde que era criança-, tem um carro zero, uma boa mesada e uma administradora responsável pelas contas da casa. Enquanto isto seus pais viajam pelo mundo curtindo a aposentadoria.

A moça acha que os pais a mimam para compensar sua ausência, mas gosta da vida que tem. Sem ter certeza do que quer da vida, largou a faculdade de Administração e não tem planos definidos para o futuro. Enquanto isto passa o tempo com sua turma de amigos e seu namorado Tadeu.

Tadeu é o típico playboy; riquinho, bonito, egoísta e imaturo. Mesmo com Tito, seu melhor amigo, tentando avisá-la várias vezes que Tadeu era um babaca e vivia traindo-a bem na sua cara, ela nunca acreditou. Sempre caia nas desculpas do rapaz, que era inveja, que queriam separar os dois, que era tudo mentira, etc.

A vida de Thizi muda completamente com dois acontecimentos. Primeiro quando seu quase ex-namorado é flagrado e fotografado por Tito beijando outra mulher e logo depois sofre um trágico acidente de carro. Tadeu está mal no hospital, um amigo que estava com ele no carro está em coma. Tito por outro lado não quer mais saber dela, está magoado e quer distância.

Triste por ter perdido a amizade de Tito, com raiva por ter acreditado tantas vezes nas mentiras de Tadeu, a moça não sabe o que fazer.  Para piorar não para de ouvir fofocas sobre o que aconteceu, todos parecem julgá-la. E é aqui que algo inacreditável acontece, Thizi acabada dando de cara, com uma cópia melhorada de si mesmo.

A garota é igualzinha a ela, poderiam ser irmãs gêmeas, mas aquela nova Thizi se veste melhor, é mais bonita e tem mais atitude. A moça precisa descobrir o que aquilo significa, ou será que estava ficando macula? A garota replay insiste em dizer algumas verdades para ela, Thizi agora precisa desvendar este mistério e resolver sua vida.

~~~~~

Garota replay tem um enredo que me surpreendeu pela originalidade, pelo desfecho completamente inesperado e pela sacada fenomenal da autora para concluir sua historia. Eu li sem conseguir tecer nenhuma teoria para a “replay” de Thizi, e ficava o tempo todo pensando como a autora conseguiria finalizar o livro sem ficar completamente sem noção, e ela conseguiu.

Por outro lado, comparando com o primeiro livro da Tammy – Sou toda errada – eu esperava mais da narrativa, mesmo este sendo um livro voltado ao público juvenil. Suas duas protagonistas são bem parecidas, ambas patricinhas da zona sul que não fazem nada da vida e vivem com a grana dos pais. Onde Mila é uma completa lunática, Thizi é mais racional. Mas onde Mila é inteligente e safa, Thizi é uma tontinha crédula rs. No que toca o enredo, as semelhanças terminam ai, mas senti falta daquela narrativa forte e substancial do primeiro livro. Garota replay tem diálogos por vezes repetitivos, e uma narrativa simples e mais direta.

Apesar de ter adorado a sacada do final do livro, senti falta de alguma lição ou algo que mudasse a cabeça de vento da protagonista. Não posso explicar totalmente por causa dos spoilers, mas imagina... Thizi já é uma total patricinha, ai ela se vê mais bonita, mais rica e mais feliz... aparentemente sem fazer nada para chegar aquele ponto. No final da até para entender, mas mesmo antes disso me irritava a posição da moça, ela levou muitos chifres do ex, e estava sofrendo... mas não pensem que ela estava com o coração partido, ela sofria mesmo porque tinha sido feita de boba e todo mundo estava fofocando e twittando sobre ela na zona sul, aff! Os outros personagens não têm muito destaque na trama, fica tudo muito voltado para o acidente de Tadeu, e a tal garota replay. Tito é um fofo, mas eu queria saber mais do rapaz. 

Acho que no fim os dois livros da autora me deixaram pensando “e o que aconteceu depois?”. Entre os dois eu fico com Sou toda errada. Agora como literatura juvenil o livro diverte e cumpre seu papel, não tem uma historia de amor surpreendente, ou uma aventura fantástica, mas é uma leitura leve e que prende o leitor mais jovem.

Quem já leu me conte o que achou, se você ainda não leu indico para  o público juvenil que procura uma leitura rápida, leve e divertida. 

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO