Ossos - Kathy Reichs

>>  terça-feira, 15 de maio de 2012

REICHS, Kathy. Ossos. Rio de Janeiro: Editora Record, 2012. 364p. Título original: Bare Bones.

“- Enquanto eu respirar, ninguém vai ferir você ou sua filha, Tempe. Eu prometo. – Seu tom de voz se abrandou, frases mais breves. – Juro. Por você. E por mim. – Ele acariciou o meu cabelo. – Quero você em minha vida, Tempe Brennan.” p.196

Ossos faz parte de uma série de livros policiais que conta a vida da antropóloga forense Temperance Brennan, mesma profissão da autora dos livros. O nome da personagem é muito conhecido da série de TV Bones, exibida pela FOX e que já está em sua sétima temporada. A autora é também uma das produtoras da série Bones, que é levemente inspirada em seus livros. Conheçam um pouco do que espera por vocês em Ossos da Kathy Reichs.

Temperance Brennan não vê a hora de sair de férias e curtir uma praia ao lado de Andrew Ryan, um policial canadense, que ela conhece de longa data, mas nunca chegaram realmente a concretizar um certo flerte que rolou entre eles. Mas a vida da antropóloga forense é muito complicada e sua ideia de férias pode ser adiada quando uma série de crimes bizarros acontecem.

Brennan trabalha auxiliando o departamento da polícia local no Instituto Médico-Legal do condado de Mecklenburg entre outras funções. Tudo começa quando encontram um corpo carbonizado de um bebê dentro de um forno, o menino é neto de um conhecido de Brennan e ela não sabe se o crime foi proposital ou se o bebê havia nascido morto.

Ela tentava resolver logo o caso, quando outro “incidente” complica tudo. Era apenas um churrasco em companhia da sua filha Katy e do cão que morava com seu ex-marido, Boyd. Mas eis que o cão encontra um saco cheio de ossos enterrado na floresta, e Brennan precisa descobrir se são ossos humanos ou de um grande animal.

E para piorar, um avião cai e em meio aos destroços são encontrados dois corpos. O crime e as pistas apontam uma relação com o tráfico de drogas. Brennan ainda desconfia que estes crimes podem estar todos relacionados. 

Ryan tem que ficar em segundo plano em meio a tanto trabalho, e se não bastasse ela começa a receber e-mails ameaçando sua vida e de sua filha.

~~~~~~

Ossos é o sexto livro da série Temperance Brennan e por ser uma série policial você não fica preso às continuações; o livro tem começo, meio e fim. Mas quando começo uma série pela metade sempre tenho sensação que os personagens não foram corretamente apresentados, no sexto livro nós já deveríamos conhecer os personagens, então tudo acontece com mais agilidade. Acabei de descobrir que no Brasil o primeiro livro da série Déjá Morta foi lançado em 1999 pela própria Record e o sétimo intitulado Segunda-feira de luto saiu pela Ediouro; claro que já vou seca atrás de Déjá Morta hehe.

Eu senti falta de conhecer mais Brennan e saber um pouco sobre o seu passado, neste livro não fala exatamente a idade da personagem, mas imagino que ela tenha uns 40 e poucos. Está divorciada e tem uma filha já na universidade. Tempe ama seu trabalho, para ela os ossos eram como um quebra-cabeça e ela estava sempre em busca de respostas. Ela pensava em seus casos o tempo todo, mesmo com o bonitão do Ryan bem a seu lado.


A trama policial é ágil e interessante, não é daqueles policiais que me fazem perder o sono e amar o enredo, mas os mistérios são bem elaborados. O que mais gostei são das descrições sobre anatomia, biologia e sobre o trabalho da antropóloga em si, o assunto é apresentado de forma interessante e não deixa o livro pedante ou lento.

A Brennan dos livros é solitária, mas está aberta a este novo relacionamento. Mergulha de cabeça no trabalho e sofre pelas vítimas. Odeia o policial do caso em que trabalha, tem um relacionamento amigável com o ex-marido - que a traiu- e mora apenas com seu gato.

Digo isto porque comparando o livro com a série Bones, a única coisa em comum é o nome da protagonista e sua profissão. Os personagens do livro não são os mesmos, a personalidade da médica é outra, e sua vida, sua classe social, seus interesses são todos diferentes. Eu acompanho a série e senti falta da Brennan durona, que não cria vínculo emocional com suas vítimas e seus colegas de trabalho, de seu jeito curto e grosso (se o House fosse mulher séria ela) etc.

Não leiam o livro por causa da série, são ambos interessantes, mas totalmente diferentes. Baseando apenas neste livro livro, eu fico com a série de TV. Claro que estas diferenças estavam claras, no próprio livro avisa que Bones foi apenas inspirada nestes livros. E eu senti falta do Seeley Booth!

Deixando de lado a série, a trama criada pela autora é muito inteligente e cheia de surpresas, quando você acha que sabe o que vai acontecer, descobre que seus palpites estavam todos errados. Eu indico a série para quem gosta de tramas policiais e de desvendar um bom quebra-cabeça. Leiam!

Série Temperance Brennan de Kathy Reichs
  1. Déjá Morta (Título original:Déjà Dead)
  2. Death du Jour (Não lançado no Brasil)
  3. Deadly Decisions  (Não lançado no Brasil)
  4. Fatal Voyage  (Não lançado no Brasil)
  5. Grave Secrets  (Não lançado no Brasil)
  6. Ossos (Título original: Bare Bones)
  7. Segunda-feira de luto (Título original:Monday Mourning)
  8. Cross Bones (Os demais não lançados no Brasil)
  9. Break No Bones
  10. Bones to Ashes
  11. Devil Bones
  12. 206 Bones
  13. Spider Bones
  14. Flash and Bones
  15. Bones are forever

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO