Viaje com as séries #17 – Once Upon a Time

>>  segunda-feira, 23 de julho de 2012


A Branca de Neve está com tudo nos últimos tempos, vocês notaram? Foram dois filmes reescrevendo de alguma forma a história da princesa e, de quebra, uma nova série que a tem como uma das personagens principais. Once Upon a Time é uma das novas apostas da ABC e que, aparentemente, deu muito certo. Como o nome sugere, a série reúne personagens de contos de fadas em uma aventura inédita.


Imaginem vocês sendo privados de encontrarem seus finais felizes. Terrível, né? Pois é, essa foi a maldição lançada pela Bruxa Má para todos os seres encantados. Ela é madrasta da Branca de Neve e mantém um ódio enorme pela garota – não desvendado até pelo menos o meio da temporada -, portanto, quando a princesa é trazida de volta a vida pelo Príncipe Encantado e encontraria com ele seu “feliz para sempre”, a Bruxa Má dá um jeito de melar tudo. Ela chega no casamento e avisa que lançará uma maldição que cairá não apenas sobre os pombinhos, mas sobre todos os que ali vivem. Tudo o que mais amam será tirado deles. A ameaça gera um pânico total, o que já era de se esperar.
Príncipe Encantado e Branca de Neve
Algum tempo depois, Branca de Neve fica grávida e se preocupa ainda mais com o futuro que os espera. Como ela poderia salvar seu bebê da tão temida maldição? Sua preocupação a leva a se consultar com um ser, no mínimo, estranho. Rumplestiltskin vê o futuro, mas é uma criatura muito perigosa. Mesmo assim, Branca de Neve decide saber o que os aguarda e o que ouve não é nada bom: a maldição da Bruxa Má irá levá-los para um lugar terrível. Ele também revela que a filha de Branca de Neve será a chave para salvá-los da maldição.

Para proteger a filha e fazer com que todos tenham pelo menos uma chance de salvação, Branca de Neve conta com a ajuda de Gepetto, que fabrica um item especial que levará o bebê para longe dali. A ideia inicial era de que Branca de Neve, ainda grávida, entrasse na árvore e ficasse livre da maldição, mas o bebê nasce antes e como apenas uma pessoa pode usufruir da mágica – de acordo com Gepetto - só Emma é salva. A profecia dizia ainda que Emma ​​iria retornar quando completasse 28 anos, iniciando assim a batalha final contra a rainha. Para garantir a segurança da filha, o Príncipe luta com os capangas da Bruxa e fica gravemente ferido.  A Bruxa/Rainha triunfa sobre Branca de Neve e seu amado e, como previsto, a maldição os leva para "um lugar horrível".

Nos dias atuais, Emma Swan vive  em Boston. Ela é uma pessoa extremamente solitária,  trabalha como fiadora e caçadora de recompensas. Em seu 28º aniversário, após apagar as velinhas, Emma recebe uma visita inesperada em seu apartamento. Um menino de dez anos que se identifica como seu filho. Henry é fruto de uma gravidez precoce de Emma, ela o colocou para adoção logo que ele nasceu e jamais esperou que pudesse cruzar com ele novamente. Amargurada e solitária como é, Emma não quer um relacionamento com o garoto e concorda em levá-lo de volta para sua casa, na cidade de Storybrooke, no Maine.

Ao longo do caminho, Henry a mostra um grande livro de contos de fadas, insistindo que todas as histórias são reais. Quando eles chegam em Storybrooke, Henry confidencia que todos na cidade são na realidade personagens de contos de fadas, exilados pela maldição e sem memória de sua identidade real. Incluindo seu terapeuta, que ele diz ser o Grilo Falante, e sua professora Mary Margaret Blanchard, que ele acredita ser Branca de Neve. Ele conta para a mãe que o tempo está congelado na cidadezinha e que as pessoas são incapazes de sair dali. Diz ainda que a maldição deverá ser quebrada por ela. Não é difícil de imaginar que Emma acreditou que seu filho fosse louco, pobrezinho.
Emma e Regina/Bruxa Má
Então Emma leva Henry para sua mãe adotiva, que é nada mais, nada menos, que a prefeita da cidade e também pode ser reconhecida como a Bruxa Má. A atitude de Henry em fugir mais uma vez e a recepção nada calorosa da mãe do garoto deixam Emma desconfiada e, para assegurar que Henry está em boas mãos, ela decide ficar na cidade. A decisão faz com que os ponteiros do relógio de Storybrooke, previamente congelados, comecem a se mover novamente.

A série é excelente, me conquistou desde o primeiro episódio. Ela é bem leve, divertida e muito bem produzida – seus efeitos visuais não são os melhores, mas nada que me incomodasse. É possível identificar com facilidade a vovó e a Chapéuzinho Vermelho, que aqui é bem safadinha e só usa roupas curtas. Alguns outros personagens tambémsão identificáveis. A Bruxa Má/Prefeita cultiva maçãs raras em seu jardim, que são seu xodó e provavelmente muito perigosas, visto o seu passado. Ao mesmo tempo que acompanhamos o desenrolar das ações de Emma em Storybrooke, somos levados de volta no tempo e acompanhamos o passado dos personagens, que são adicionados à trama e que têm toda uma história a ser mostrada. Muito envolvente. Naturalmente a maioria de nós já é ligada a estes personagens de contos de fadas, então temos uma empatia nata com eles. O que só nos faz torcer ainda mais para que saiam vitoriosos e alcancem a felicidade merecida.

Cinderela

O fim da primeira temporada, que teve 22 episódios foi emocionante, estou mega curiosa e ansiosa para saber o desenrolar da trama. A série é produzida por Adam Horowitz e Edward Kitsis, ex-roteiristas de Lost, que não pouparam esforços para trazer ao público um enredo fascinante. Adam Horowitz e Edward Kitsis escreveram a série em 2004, antes de entrarem na equipe de roteiristas de Lost, mas queriam esperar até que ela acabasse para se concentrarem neste projeto. O roteiro do piloto foi escolhido no dia 4 de fevereiro de 2011 e Damon Lindelof atuou como consultor nele.
O episódio piloto foi a estreia de temporada de maior audiência entre adultos de 18-49 e maior estreia da ABC em cinco anos. Os outros próximos três episódios tiveram avaliações consistentes a cada semana com mais de 11 milhões de telespectadores. A série se tornou o programa nº 1 não-desportivo com os telespectadores e jovens nas noites de domingo. A primeira temporada estreou como a mais assistida série dramática. Puro sucesso. Tanto que garantiu uma segunda temporada, que deve estrear em outrubro deste ano.

Branca de Neve

No Brasil a série estreou legendada no dia 12 de abril, às 21h, no canal Sony. É veiculada também aos domingos, às 18h e às 22h, mas dublada.

Informações gerais
  • Gênero:  Aventura, drama, fantasia;
  • Duração: Aproximadamente 42 minutos;
  • Criadores: Adam Horowitz e Edward Kitsis;
  • Elenco: Ginnifer Goodwin, Jennifer Morrison, Lana Parrilla, Josh Dallas, Jared S. Gilmore, Raphael Sbarge, Jamie Dornan, Robert Carlyle, entre outros.
Até a próxima. 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO