Uma Viagem Adaptada: Filme x Livro #10 - Branca de Neve e o Caçador

>>  sexta-feira, 31 de agosto de 2012


Tudo bem com vocês? Hoje vamos para mais uma Viagem Adaptada :)

Filme lançado em 2012, com direção de Rupert Sanders. Teve um orçamento aproximado de US$ 170 milhões. Gênero romance, fantasia. 127 minutos.


Certo tempo depois da morte da esposa, quando o rei enfrenta e vence uma guerra contra um exército fantasma, ele encontra uma bela prisioneira dos derrotados e a leva para o castelo. Mas Ravenna (Charlize Theron), em consequência do massacre contra o seu povo, deseja vingança, e depois que se casa com o rei ela o mata.

Com isso, o trono passa a ser dela, que governa impondo medo e submissão. Na noite que matou o rei, ela ainda ordenou ao seu exército negro que eliminassem todas as pessoas presentes no castelo, salvo uma pessoa: Branca de Neve (Kristen Stewart). Apesar de salva, se torna prisioneira de Ravenna.

Muito tempo se passa, e agora, segundo o espelho, a Rainha Ravenna deixa de ser a mais bela do reino. Ela perde o posto para Branca de Neve. Além de portar uma beleza superior e ser a única capaz de destruir Ravenna, também é a única que pode dar à Rainha a imortalidade.

Sendo assim, Ravenna ordena que seu irmão vá buscar Branca de Neve, mas a moça consegue escapar e foge para a Floresta Negra. O único homem que já saiu vivo do local foi o caçador, Eric (Chris Hemsworth), e a Rainha o convoca para capturar a chave para seu poder e beleza eterna.

_____

Eu estava curioso para assistir ao filme. Pelo trailer que vi a um bom tempo atrás, parecia ser ótimo! Mas pena que não é bem assim. Achei o roteiro fraco, e não foi capaz de me convencer. Se eu tivesse assistido ao filme antes de ler o livro, creio que não teria nenhuma curiosidade de lê-lo.

O livro foi baseado no filme, então já podemos esperar uma narração rasa, com personagens sem características e personalidade, certo? Isso mesmo. É uma leitura muito rápida – li em duas horas –, que consegue entreter, mas nada que vá mudar sua vida ou fazer você ficar querendo mais.

O que eu mais gostei no livro foi a diagramação, que está muito bonita, assim como o design externo. Tem a parte dos seres mágicos e da mágica em si, ou seja, o fato de existir uma feiticeira, que foram pontos positivos no livro.

O filme também deixa a desejar. Tem gente que fala que não é tão bom por causa da Kristen Stewart, mas não é bem isso, o maior defeito está no roteiro. Mas calma, o filme tem lados positivos. O figurino, que está ótimo, o cenário, os efeitos, e os atores também. O jardim que  a Branca de Neve encontra os anões é lindo! 

A história é sim boa, mas podia ser mais desenvolvida e complexa. As cenas de ação poderiam ter sido bem melhores, a Floresta Negra poderia ser um pouco mais sombria e poderia mostrar mais a parte relacionada aos poderes da rainha. 

O livro é regular, dou nota dois. O filme é um pouco melhor. Sim, nesse caso o filme é melhor do que o livro. É assim, se você tiver curiosidade para ler o livro ou assistir ao filme, vá em frente, mas caso contrário, pode deixar passar. 

Vou deixar o trailer, e se vocês assistirem, creio que ficarão com curiosidade de ver o filme, assim como eu, mas não fiquem com muitas esperanças porque o filme não consegue sustentar esse nível – minha opinião. 




Fiquei na dúvida entre a nota 2,5 e 3. Mas acho que se eu der 2,5, parece que estou tirando alguns créditos que o filme merece... Minha nota para o filme é: 

3 de 5. Bom.
E ai, já leram o livro ou assistiram ao filme? O que acharam? Quer sugerir um filme ou série para a coluna? Clique aqui.

Espero que tenham gostado e até semana que vem :)

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO