Uma Viagem Adaptada: Filme x Livro #11 - A Fera

>>  quinta-feira, 4 de outubro de 2012


Filme lançado em 2011, baseado no romance homônimo escrito por Alex Flinn. O livro foi publicado no Brasil pela editora Galera Record.

   
Kyle Kingson (Alex Pettyfer) tem tudo que a maioria das pessoas de sua idade deseja: dinheiro, beleza, saúde e popularidade. Se tratando da parte externa é um garoto perfeito, mas as coisas por dentro dele são um tanto podres. Para Kyle, beleza e dinheiro são as duas coisas que mais importam em uma pessoa, e é avaliando essas duas que cria seus vínculos sociais.

Acostumado a humilhar pessoas que não possuem o conforto que ele e seus amigos riquinhos têm, acaba se metendo com a pessoa errada. Kendra (Mary-Kate Olsen) está de saco cheio do narcisismo de Kyle, e depois de ser “humilhada” por ele, o amaldiçoa. Sim, Kendra é uma bruxa.

Com o objetivo de ensiná-lo as coisas que são realmente relevantes na vida, Kendra faz dele em um monstro. A aparência externa de Kyle agora é como seu interior, horrorosa, e existe apenas um jeito de se livrar da maldição: encontrar um amor, alguém que seja capaz de amá-lo, e de dizer “Eu te amo”.

Ele tem um ano para conseguir isso.
_____

Deixe-me começar pelo livro... Vou confessar que não esperava muita coisa, não mesmo, e acabei me surpreendendo. Na primeira folha, que é uma espécie de bate-bato entre pessoas que se transformaram em animais ou passam por situações parecidas, já tinha gostado do livro. Achei ótimas essas conversas, que aparecem no decorrer do livro, e me apeguei aos personagens que participavam deste bate-papo, sério.

(...)
Sr. Anderson: Boa observação, FeraNY. Também vou falar das mudanças no estilo de vida trazidas pela tranformação.
FeraNY: É frio aí, Silenciosa?
SilenciosaSereia: É sim <risos>. Mas é quente em baixo d’água.
HomenUrso: Quero falar de 2 garotas!
FeraNY: Vc é solteira, Silenciosa? 
HomemUrso: Essas 2 garotas – 1 é a RosaVermelha e ela é bem gostoosaaaa!!!
SilenciosaSereia: Mais ou menos, Fera. Mas acho que sei onde isso vai dar...
Sapo: a pior prte p mim é cmer msca.
SilenciosaSereia: Sou solteira, mas tem um cara... um marinheiro.
HomemUrso: Ela é irmã da Rosa Vermelha. Na dela. Ela é legal tbm.
Sapo: naum gsto d mosca.
(...)

É engraçado quando eles ficam falando todos juntos, mas logo o Sr.Anderson coloca ordem no bate-papo e eles começam a conversar direito, rs.

Também gostei muito da história e dos personagens que dela participam ativamente. Kyle é aquele garoto riquinho clichê, filho de pai rico – muito rico por sinal – que também possui amiguinhos ricos, namoradinha rica e etc. Não, mas é sério, o pai dele é muito rico, vocês não estão entendendo. Enfim.

Depois que Kyle se torna uma fera, o pai dele o manda para morar em um casarão – ênfase no “ão” – com Magda, a empregada deles, e Will, que é cego e irá dar aulas para Kyle enquanto ele não puder frequentar a escola. E é lá que boa parte da história se desenvolve.

No filme, fizeram muitas mudanças. Os produtores quiseram modernizar o filme e deixar em um tom menos babado, tanto que no filme não existe toda essa história de rei do baile do ensino médio, que aparece em noventa por cento de livros/filmes adolescentes. Outra grande mudança é que Kyle não se transforma em uma fera peluda – assim como no clássico A Bela e a Fera –, e sim em um ser careca com marcas e cortes estranhos no corpo. Mudaram também alguns personagens, como Magda, que no filme se chama Zola, e Kendra que não é feia igual descrita no livro. Existem várias outras mudanças, e não gostei de nenhuma.

O livro tem 320 páginas, que passam voando. Ganha ponto também no cenário e nos personagens. Dei quatro estrelas.

O filme não tem toda a essência do livro, só que para ser sincero, eu gostei do filme. Li inúmeras críticas negativas, mas achei o filme bom. Claro, não chega nem perto do livro, mas é OK. Achei os atores bons, e segue o ritmo normal de um filme de romance. 

Bem, tem uma coisa que gostei no filme e não tem livro: na festinha tocou Wonderland, da Natalia Kills <3 (ignorem, rs). 

Minha dica, se querem ler o livro, leiam. Leiam antes de assistir ao filme!



Minha nota para o o filme é: 

3,5 de 5. Bom.

E ai, já leram o livro ou assistiram ao filme? O que acharam? Quer sugerir um filme ou série para a coluna? Clique aqui.

Espero que tenham gostado e até semana que vem :)

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO