EONA: O olho do dragão - Alison Goodman

>>  quarta-feira, 15 de maio de 2013

DIVULGAÇÃO: Uma dica para você que não perde as promoções e uma boa oportunidade de comprar livros pelas lojas online. Em dezembro, foi lançado um portal com cupons de descontos e várias ofertas que podem ajudar a economizar na hora da compra, a CuponNation. Fica a dica!




GOODMAN, Alison. EONA: o olho do dragão. Rio de Janeiro: Editora Galera Record, 2012. 480p. (EON, v.2). Título original: Eona – The last dragoneye.

“ – Senhorita, você me socou, cruzou espadas comigo, insultou minhas decisões e discordou de meus julgamentos. – A calidez em sua voz me manteve paralisada. – Não é com frequência que um imperador encontra alguém que faça tudo isso em nome da amizade.”p.93

Eu amo livros sobre dragões e estes livros me "pegaram de jeito", adorei a narrativa e a mitologia oriental em que a autora se baseou para criar um mundo totalmente fantástico. Eu estava ansiosa pela continuação (demorou bastante) e hoje vou falar para vocês sobre EONA: o olho do dragão da Alison Goodman.

A resenha de EON conta bem toda a mitologia, nela eu explico o que são os doze dragões de energia, o que fazem estes dragões e como funciona a magia neste mundo. Se você ainda não conhece a série sugiro que leia a resenha de EON.

Para todos os efeitos EON é um menino de 12 anos que treina para ser dragoneye - os meninos são treinados em magia e no manejo da espada até o dia em que o dragão ascendente escolhe um novo aprendiz; para isso o menino precisa conseguir enxergar um ou mais dragões no plano espiritual. EON era para ser poderoso, é o único que enxerga os 11 dragões - o dragão Espelho está desaparecido do círculo há mais de 500 anos-; mas ele tem um problema no quadril, o que o torna mais fraco na luta, o aprendiz aleijado. Logo descobrimos que EON é na verdade EONA, uma menina de 16 anos que finge ser um menino para participar da seleção. Não são permitidas mulheres dragoneye no reino, a pena se fosse descoberta, seria a própria vida.

A partir daqui contém spoilers para que não leu EON.

EON agora é EONA, a Dragoneye Espelho e a promessa de salvação de toda uma nação. Ela foi obrigada a fugir para salvar a própria vida; depois que Lorde Ido matou todos os outros dragoneyes para aumentar seu poder e o Lorde Supremo Sethon matou o imperador e seus descendentes para conquistar o trono.

E estes são apenas o começo de seus problemas! Ela não contou a ninguém, mas EONA não sabe como controlar seu poder. Sempre que tenta se conectar com o Dragão Espelho ela sente a ira e o poder dos 10 dragões, cujos Dragoneyes foram mortos e clamam por vingança. A ira dos dragões atravessa pelo seu corpo, e destrói tudo o que estiver por perto.

Ao lado de Ryko – o eunuco que foi seu protetor e que não a perdoa por ter se passado por menino – e Lady Della – a oposta – ela precisa fugir do exército de Sethon e encontrar Kygo – o único herdeiro vivo do imperador. O Imperador Pérola precisa de sua ajuda para recuperar o trono. Só o poder dela é capaz de ajudar a derrotar Sethon.

EONA precisa aprender a usar seus poderes e ser respeitada como uma dragoneye, agora que todos sabem que ela é uma mulher. Ela terá muitos conflitos a enfrentar, e a traição está sempre por perto. Sethon é poderoso, ele tem espiões por todos os lugares. Cabe a EONA achar um meio de controlar seu poder para ajudar Kygo na guerra que está por vir.
~~~~~~~~

Este livro é tãoooo legal!! Eu adoro a mitologia criada pela Alison Goodman, baseada na mitologia oriental e os 12 dragões como se fossem os signos do Horóscopo Chinês. Gosto muito também do reino e dos personagens, EON foi criado como um escravo, desde muito cedo obrigado a se fingir de menino para sobreviver. Depois mesmo  treinando como dragoneye ele ainda sofria preconceito por ser aleijado. E agora ela é EONA, a última dragoneye do reino.

EONA é justa e honesta, mas ela é também apenas uma adolescente, e se vê sozinha e com muita coisa para lidar. Ela agora é poderosa, tem que saber usar este poder e assumir seu posto ao lado do Imperador. E na confusão ela acaba usando de poder para colocar os outros em seu lugar, machucando seus amigos no processo. Ela também se sente atraída por Kygo, o imperador, mas não sabe se pode confiar nestes sentimentos.

Eu não sei se este livro terá uma continuação ou se será apenas uma duologia, a historia tem um final completo e poderia ter terminado assim. Mas eu achei a guerra tão corrida e o final tão rápido que eu gostaria que saísse outro livro sobre o mesmo universo e contanto o futuro dos personagens. 

Este volume tem muitas reviravoltas e algumas surpresas, a narrativa é um pouco devagar em alguns momentos, mas as cenas de ação enchem os olhos. Eu gosto muito da narrativa da autora, linear e bem escrita. EONA tem qualidades e falhas, ela não é a super heroína, é uma garota cheia de poderes e ainda maiores responsabilidades.

Acho uma pena a historia não ter ficado mais conhecida por aqui, mas espero que vocês gostem da resenha e leiam o livro. Eu amei e indico muito a leitura, principalmente para quem gosta de fantasia com dragões.  Leiam!

Série EON de Alison Goodman
  1. EON: o décimo segundo dragão (Título original: EON)
  2. EONA: o olho do dragão (Título original: EONA).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO