Abandono - Meg Cabot

>>  quarta-feira, 24 de julho de 2013

CABOT, Meg. Abandono. Rio de Janeiro: Editora Record, 2013. 304 p. (Trilogia Abandono, v.1). Título original: Abandon.

“Cabe a ti tomar outra estrada.
Respondeu ele quando viu meu pranto,
Se quiseres escapar deste lugar selvagem. (Dani Alighieri, Inferno, Canto I) p.55

Sou fã da Meg e sempre fico de olho nos lançamentos da autora, quando chega livro novo já me empolgo só de ver a capa. Adoro suas séries teens, são fofas e divertidas. Foi assim que nem pensei antes de ler Abandono, primeiro volume da nova trilogia da autora, que ainda por cima tem um toque de mitologia. Confiram o que eu achei do livro. ^^

Pierce Oliviera poderia ser considerada uma moça de sorte, seu pai é cheio da grana, ela estudava em um ótimo colégio e tinha muitos amigos, morava em uma casa enorme e chegou até a ter um carro chique.... Mas isso foi antes, antes de ela morrer.

Bem, quase morrer. Há dois anos atrás Pierce sofreu um acidente ao tentar salvar a vida de um passarinho, e teve uma experiência de quase morte. Alguns perguntam se ela viu uma luz, mal sabiam eles que ela viu muito mais do que isso. Depois do acidente sua mãe culpou seu pai, os dois se divorciaram, ela arrumou muita confusão e acabou sendo expulsa da escola. E sua mãe decidiu que elas precisavam de um novo começo.

Foi assim que Pierce se viu morando em Isla Huesos, uma pequena ilha da Flórida, onde a mãe nasceu e cresceu. Ela irá começar a estudar em uma nova escola, ao lado do primo Alex. Fica conhecendo a família da mãe, a avó e seu tio Chris – um ex-presidiário meio esquisito.

Pierce não viu uma luz, mas ela sabe exatamente o que acontece quando a gente morre. Foi assim que ela conheceu John Hayden, o cara misterioso que insiste em ficar por perto, mesmo ela fazendo o possível para esquecê-lo. Ele sempre aparece quando ela mais precisa, e ela nunca tirou o colar, o estranho colocar que ele lhe deu de presente quando ela ainda estava morta. Ela só quer que ele fique longe, quer começar uma nova vida como uma garota normal... mal sabia ela o que estava por vir!

~~~~~~

Eu tinha boas expectativas com esta nova trilogia, principalmente por ela ter um toque de mitologia grega - mais especificamente o mito de Hades e Perséfone. Hades - o deus do mundo inferior e dos mortos -, sequestra Perséfone – filha de seu irmão Zeus e de Deméter. Ele a leva para o mundo inferior, sua mãe faz de tudo para encontrá-la e libertá-la e... conheça a historia toda aqui. Acontece que a parte mitológica do livro é muito meia-boca, esperava muito mais da Meg neste sentido. As citações são poucas e bem vazias, quem está acostumada com Rick Riordan, por exemplo, que conta muito sobre mitologia, vai se decepcionar.

A narrativa é gostosa - afinal estamos falando da Meg-, cheia de suspense e a protagonista narra a historia alternando presente e passado. Vamos sabendo aos poucos o que aconteceu com Pierce e como está sua vida agora. Eu gostei da parte que fala do passado, achei interessante, mas achei a parte presente muito corrida. Tudo acontece rápido demais, os personagens não são bem construídos, são jogados para cima do leitor e o romance segue o mesmo exemplo.

A vantagem é que não tem aquela coisa de amor eterno instantâneo, ela quer muito mais se livrar de John do que se envolver com ele. Mas achei a menina tão sem graça, ela não é exatamente chata, mas também não me apeguei à protagonista. Não achei que os dois têm química como casal, John é meio chato, apesar de ter gostado do seu lado misterioso.

Não achei horrível e pode ser que eu leia os próximos; acho que tem chance de melhorar apesar do final super estranho e corrido. Gostei da ideia da trama, só achei que o primeiro livro foi bem... meia-boca! Apesar de ser da diva Meg este eu não indico, embora saiba  que os fãs da autora vão ler tudo que ela lançar igual eu sempre faço. :P

Trilogia Abandono da Meg Cabot
  1. Abandono (Abandon)
  2. Underworld (os demais ainda não lançados no Brasil)
  3. Awaken.
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO