A maldição de pedra - Cornelia Funke

>>  quarta-feira, 9 de outubro de 2013

FUNKE, A maldição de pedra. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2011. (Reckless, v.1). Título original: Reckless – Steinernes Fleisch.

“Seja o que for que você tenha em mente, por favor, tome cuidado. Você não fará nada de bom se deixando matar por Will. Mas caso exista alguma outra maneira, qualquer outra, de fazê-lo voltar a ser o que era, então me deixe ajudar! Mesmo achando que isso vai me dar medo. Você não é o único que não quer perdê-lo. E para que mais ainda estou aqui?” p.135

Famosa pela autoria da Trilogia Mundo de tinta, a alemã Cornelia Funke se especializou em fantasia infanto-juvenil com inúmeros livros lançados no exterior. Eu tenho o famoso Coração de tinta na estante há anos, e até hoje não li. Mas queria muito conhecer a escrita da autora, e optei por começar por sua nova série no Brasil, Reckless, que se inicia com A maldição de pedra.

Jacob Reckless perdeu o pai quando tinha 11 anos, e viu a mãe definhar de tristeza em seu quarto. O pai desapareceu misteriosamente e nunca mais voltou. Depois disso, apesar das proibições da mãe, o menino de 11 anos vagava pela madrugada vasculhando o escritório do pai, enquanto a mãe e o irmão mais novo, Will, dormiam. Em uma daquelas noites ele viu aquele espelho estranho, tocou na imagem difusa, e foi parar em um mundo completamente diferente.

Jacob descobre um mundo mágico, um lugar onde vivem fadas, bruxas, unicórnios e muitos outros seres que convivem com os seres humanos. Mas neste mundo, os piores aspectos dos contos de fadas se tornam realidade.

Após esta descoberta Jacob visitou o outro mundo durante anos, indo e voltando, sempre escondido do irmão e da mãe. A cada vez ele passava mais tempo naquele mundo, depois de adulto alegava viagens e sumia por meses. Ele fez amigos e inimigos, e era considerado um dos melhores caçadores de tesouros do lugar. Até que um dia, desconfiado, Will segue o irmão através do espelho, e o mal está feito.

Will é ferido pelos Goyls – homens cruéis que tem pele de pedra e nenhuma humanidade- e acaba amaldiçoado. Pouco a pouco, a pedra toma o corpo de Will, e ele acabará se tornando uma daquelas criaturas. Desesperado e se sentindo culpado pelo destino do irmão, Jacob irá fazer de tudo para encontrar uma cura, antes que seja tarde demais.

Junto com ele está sua inseparável amiga, a raposa Fox, e Clara, namorada de Will, que ao descobrir o que acontecia atravessou o espelho para encontrá-lo. Juntos eles precisam correr contra o tempo, enfrentar muitos perigos, antes que seja tarde demais para Will.

~~~~~~

Como conto de fadas o livro é encantador, a historia se passa completamente em um mundo fantástico e no começo demorei a me ambientar com o lugar. São diversas referencias aos contos de fadas, a autora cita A bela adormecida, João e Maria, Rapunzel e algumas outras historias. Todas com um aspecto mais sombrio, vemos uma Bela Adormecida com o corpo murcho, adormecida há séculos, porque o príncipe nunca conseguiu despertá-la.  Mas não se engane, o livro não tem nada de infantil, o mundo é mais sombrio, repleto de seres malignos e mortais.

Inclusive no início eu esperava acompanhar Jacob desvendando aquele mundo, que ele descobre aos 11 anos. Ledo engano, logo se passaram 10 anos e é adulto que ele irá viver esta aventura ao lado de Fox, Clara e Will.

A edição do livro é linda demais, são ilustrações maravilhosas, a capa linda e brilhante, o livro é um colírio para os olhos. Eu mergulhei naquele reino e naquelas historias.


Agora sobre os personagens, eu não consegui me conectar com nenhum deles. Jacob é um rapaz amargurado que nunca se recuperou do sumiço do pai, e que no fundo procurou por ele por todos os anos no outro mundo. Isso o afastou da mãe e do irmão, e ele e Will são quase desconhecidos. Clara, a namorada de Will, vai fazer de tudo para salvar seu amado, mas a única coisa concreta que sabemos sobre a moça é que ela é estudante de medicina e eles se conheceram no hospital. Fox, a raposa amiga de Will, é uma personagem forte e interessante, gostei dela. Mas eu não amei os personagens, não torci por eles, não fiquei desesperada nas piores situações, eu estava mais curiosa com o ambiente do que com os protagonistas.

Engraçado que o livro é muito bem escrito, a trama é incrível, é uma fantasia muito mais bem elaborada que muitas que eu costumo ler, mas não me deixou apaixonada. É um livro legal, com uma edição linda e da para ver que a autora é excelente, mas faltou algo para eu adorar o livro.

Quero ler o segundo volume, vamos ver se vou gostar mais agora que já conheço Jacob e todos os personagens. Quem leu me conte o que achou. ^^ 

Série Reckless da Cornelia Funke:
  1. A maldição de pedra (Reckless)
  2. Sombras vivas (Fearless)
  3. Untitled.
Avaliação (1 a 5):

Comentou? Não esqueça de preencher o formulário do Top Comentarista de Outubro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO