Duas vidas por um fio - Janet Evanovich

>>  quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

EVANOVICH, Janet. Duas vidas por um fio. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2010. 286p. Título original: Two for the dough. (Plum, v.2).

“Havia um pênis dentro da caixa. O pênis estava caprichosamente cortado na raiz, perfeitamente embalsamado e preso a um quadrado de isopor com um alfinete de chapéu.
Todos olharam para o pênis em absoluto horror.
A vovó Mazur foi a primeira a falar e, quando o fez, foi com um ar de saudosismo:
- Poxa, faz tempo que não vejo um desses – disse ela.
Minha mãe começou a gritar, com as mãos no ar, os olhos quase pulando do rosto.
- Tire isso da minha casa! Em que esse mundo está se transformando? O que as pessoas pensam?
Meu pai saiu de sua poltrona na sala e passou pelo hall, para ver o que estava causando a confusão.
- O que está havendo? – perguntou ele, enfiando a cabeça pela porta.
- É um pênis – informou a vovó. – Stephanie recebeu pelo correio. E até que é um dos bons. P.195

Stephanie Plum cura qualquer nível de mau humor, até TPM rs. Os livros da série são bem independentes, com uma combinação deliciosa de mistério, ação e muito humor. Também são curtinhos, com uma narrativa linear e bem rápida. Eu adoro e hoje vou contar para vocês sobre o segundo volume da série com Duas vidas por um fio da Janet Evanovich.

Em Um dinheiro nada fácil ficamos conhecendo Stephanie e toda a família maluca Plum, em especial a vovó Mazur que está sempre se metendo em confusões. Stephanie estava desempregada, endividada e começando a se desesperar quando a mãe sugere que ela procure seu primo Vinny em busca de emprego. E é então que Stephanie arruma um emprego bem pouco convencional, o de caçadora de recompensas. Seu trabalho é ir atrás de acusados, soltos depois de pagar a fiança, mas que fugiram e não compareceram a audiência. Sua primeira missão é encontrar Joe Morelli, ex-policial acusado de assassinato, que coincidentemente, já teve um affair com Step na adolescência. E a confusão está armada.

A resenha pode conter spoilers se você não leu o livro anterior.

Stephanie Plum está sempre pronta para um novo desafio, até porque os criminosos mais complicados garantem as melhores recompensas. Munida de seu spray de pimenta, sua arma de choque e seu revólver calibre 38 ela está pronta para o trabalho. A cidade de Trenton, Nova Jersey, nunca mais será a mesma.

Sua missão agora é encontrar Kenny Mancuso, que foi preso por atirar no melhor amigo, pagou a fiança e depois desapareceu. O rapaz é escorregadio e parece mais perigoso do que todos pensavam inicialmente. Stephanie começa uma tocaia na casa da namorada de Kenny com a ajuda de Ranger, mas nada parece dá certo. Ainda mais quando o policial Joe Morelli aparece com muito interesse no caso, sugere que eles trabalhem juntos e Step sabe que ele não é nada confiável... e atraente demais para que isso possa terminar bem.

“Andei um quarteirão, cheguei à Hamilton e repensei. Provavelmente, não seria uma boa ideia largar um policial em pé, pelado, no meio da rua. O que poderia acontecer se um bandido chegasse? Morelli provavelmente nem poderia correr naquele estado. Certo, eu pensei, vou ajudá-lo. Fiz a volta e retornei à rua lateral. Morelli estava exatamente onde eu o havia deixado. De mãos nos quadris, com cara de desgostoso.
Diminuí, baixei a janela e arremessei sua arma.
- Caso precise – eu disse. Depois pisei fundo e fui embora.” p. 259

Para completar seu escasso orçamento, Stephanie aceita uma outra missão, localizar um lote de caixões desaparecidos comprados pela Stiva’s, uma das muitas funerárias da cidade. O problema é aturar o seboso Stiva, ex-colega de escola e um dos amigos de Kenny.  

Claro que ela pode sempre contar com a ajuda da Vovó Mazur, frequentadora assídua de todos os velórios da cidade e que sempre arruma a maior confusão por onde passa. Uma trama que envolve cadáveres, tráfico de armas e um perigoso inimigo. 

~~~~~~

Hilário! Ok, acho que nem todo mundo tem o senso de humor necessário para curtir este tipo de livro, mas para quem gosta é imperdível, um dos chick-lits mais engraçados que eu acompanho, estou adorando a série. A Vovó me mata de rir, ela se põe em cada situação maluca e todo mundo da família está tão acostumado que nem estranha. E Step adora ter a ajuda da Vovó nas investigações, não sei quem é mais maluca.
“- Eu nem conhecia Moogey Bues. Tenho mais o que fazer do que ir ao velório de um estranho.- Eu também não iria – retrucou a Vovó Mazur-, mas estou ajudando Stephanie com sua caçada humana. Talvez Kenny Mancuso apareça, e Stephanie irá precisar de músculos extras. Eu estava assistindo à televisão e vi como se enfia os dedos nos olhos de uma pessoa para detê-la.- Ela é responsabilidade sua – minha mãe me disse. – Se enfiar os dedos nos olhos de alguém, você será a responsável.” p.53
Eu choro de rir com as confusões da duas, a velha é dura na queda e é impossível não gostar da personagem. Step também é bem diferente da protagonista comum de chick-lit, ela come só porcaria, não ta nem ai para o seu peso, nem para o fato de estar solteira e sem marido aos 30. Ela é pura diversão, e está adorando sua vida de caçadora de recompensas, mesmo sendo completamente covarde quando realmente precisa colocar a mão na massa.

Cada livro envolve uma investigação e um caso diferente, embora um dos personagens importantes no livro 1 continue na trama, ainda mais que ela e Joe vivem se alfinetando e rola o maior clima entre eles. Como sempre eu aconselho que se leia na ordem, mas pelo menos você não fica dependente da continuação, cada livro tem seu final. Espero que a Rocco lance logo mais livros, fiquei arrasada porque vi um lançamento da autora – Quente ou fria – e quando fui pesquisar é o volume 16 da série, que decepção. Lancem na ordem please!!

Enfim, espero que vocês não se assustem por ser série e por ser grandinha...rsrs, porque os livros são ótimos! Leiam! Stephanie Plum é pura diversão. ^^

Série Stephanie Plum de Janet Evanovich
  1. Um dinheiro nada fácil (One for the money)
  2. Duas vidas por um fio (Two for the Dough)
  3. Três para acertar (Three to get deadly)
  4. Quatro para marcar (Four to score).
  5. High Five (Os demais ainda não lançados no Brasil)
  6. Hot Six
  7. Seven Up
  8. Hard Eight
  9. To the Nines
  10. Ten Big Ones
  11. Eleven on Top
  12. Twelve Sharp
  13. Lean Mean Thirteen
  14. Fearless Fourteen
  15. Finger Lickin’ Fifteen
  16. Quente ou fria (Sizzling Sixteen)
  17. Smokin’ Seventeen
  18. Explosive Eighteen
  19. Notorius Nineteen
  20. Takedown Twenty.

Avaliação (1 a 5):

Comente e concorra ao Kit de Top Comentarista de dezembro, não esqueça de preencher o formulário. ^^

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO