Baía da esperança - Jojo Moyes

>>  segunda-feira, 30 de novembro de 2015

MOYES, Jojo. Baía da esperança. 2ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2015. 392. Título original: Silver bay.

“Isso foi o que contei a Mike, na manhã em que o peguei segurando as mãos de mamãe no quarto dele. Foi o que contei depois que ela saiu, embora jamais houvesse conseguido contar a história a ninguém, nem à tia K, nem com todos os detalhes. Mas contei-lhe, porque tinha a sensação de que, de algum modo, tudo mudara, e mamãe não via mal em Mike saber.
Eu nunca vira um homem chorar antes.” p.305

Estou quase completando minha meta de ler todos os livros da Jojo Moyes lançados no Brasil, e não é para menos, a autora é maravilhosa, uma das minhas favoritas. Claro que sempre espero muito dos seus romances, não consigo ser imparcial com seus livros. Então confira o que achei de Baía da esperança.

Em uma pequena cidade litorânea da Austrália está localizada a Baía da Esperança, um local paradisíaco, pouco explorado e que vive do turismo das baleias e golfinhos. Além dos barcos que levam os turistas para observar a vida marinha, tem também o antigo Hotel Silver Bay. Ele já foi um grande hotel, esplendoroso no alto da baía, agora é só uma casa de família, que recebe alguns hospedes esporadicamente.

Kathleen Whittier Mostyn, 75 anos, é a atual dona do hotel, onde vive com a sobrinha e a filha dela. Ela ficou famosa por pescar o maior tubarão já visto na região quando tinha apenas 17 anos, fama que mudou sua vida para sempre. Hoje ela não gosta de falar sobre isso, nem com seu melhor amigo, Nino Gaines, um homem que pedira sua mão em casamento duas vezes no passado. É uma solitária, mas que cuida com unhas e dentes da família.

Lisa McCullen, 32, foi morar com a tia depois de tudo dar errado em sua vida. É uma mulher misteriosa, cheia de segredos. Ela protege sua filha de forma exagerada, não fala do passado e é uma excelente marinheira. Sempre a primeira a encontrar as baleias. Greg Donohue está passando por um divórcio complicado, entre bebedeiras investe em sua paixão não correspondida por Lisa. Hannah é a filha de 11 anos de Lisa, uma menina inteligente e muito responsável, que ama o mar, mas respeita as decisões da mãe, mesmo que não concorde com ela.

Quando Mike Dormer, 34, chega ao hotel vindo de Londres, todos estranham o motivo de um executivo como ele se hospedar ali, e não em um dos novos hotéis da cidade. Mas Mike acaba fazendo amigos e conquistando o respeito de todos. Até que descobrem que ele está trabalhando para uma empresa que quer construir um resort de luxo na baía. Algo que acabaria com a vida marinha, espantando golfinhos e baleias, e junto com eles o ganha pão de grande parte do vilarejo. Logo todos entram em guerra contra Mike e o projeto, temendo principalmente pela vida dos animais. Mike sempre foi um homem ambicioso que só se preocupada com os negócios, sua noiva Vanessa é a filha do dono da empresa. Tudo muda naquele lugar, principalmente quando ele se encanta por Lisa. Mike percebe que nunca pensou que tudo isso poderia afetar tantas vidas, achou de verdade que poderia ser uma coisa boa, mas agora, parece tarde demais para consertar o estrago que causou.

~~~~~~

Gostei muito! Estava com medo de não gostar tanto, o livro não tem uma das melhores médias no Skoob/Goodreads e já comecei a ler um pouco temerosa. Mas me surpreendi, a história é excelente! Entendo porque muita gente não gostou, o livro  é lento no início, com muitas descrições da cidade, das atividades com as baleias e golfinhos e dos personagens, sem muita coisa realmente acontecer. Porém depois  tudo muda, mistérios são revelados, romances aparecem, vai ficando interessante e o final é emocionante. Gostei muito também dos temas abordados pela autora.

O cenário é um detalhe a parte. Eu amo o mar, sou apaixonada por bichos e adorei saber mais sobre golfinhos e baleias. Nada disso foi tedioso para mim, eram várias informações interessantes e eu curti muito a ambientação.  Falando nisso, tinha que ter uma baleia nessa capa, essa mulher com o guarda-sol é tão nada a ver com nada no enredo aff (não que não seja bonitinha kk).

Gostei também dos personagens. Hannah é uma fofa, muito precoce para a idade, uma criança inteligente, forte, mas também que amadureceu muito rápido, que passou por algo terrível. Sua mãe é uma incógnita, é difícil entender Lisa e suas motivações, turno sobre a moça é um grande segredo, apesar de que saquei logo o que era. Todos os personagens são bem desenvolvidos, Kathleen com toda a sua silenciosa sabedoria, Mike fazendo tudo errado, os pescadores, etc.

Para mim o livro fala principalmente de mudanças. Mike era um executivo perfeito, com a namorada ideal e um emprego de sucesso. Uma carreira em que ele investiu muito, até conseguir ser sócio na empresa imobiliária. O projeto do resort era muito importante para a sua carreira, mas de repente, isso deixa de ser o mais importante. A história gira em torno da crise moral que toma conta do personagem, com suas dúvidas e arrependimentos. Ele está perdido no meio de um furacão emocional e não sabe o que fazer. E faz muita burrice enquanto isso.

O romance para mim não é o principal, o casal não é o foco, e sim a relação familiar, de mãe e filha. A família de um modo geral é o mais importante aqui, foi lindo ver relações se desconstruírem e virarem algo melhor, ver a forma como eles se protegiam e se amavam, respeitando as escolhas, mesmo que não fossem as melhores.

Para mim o único problema foi realmente as coisas demorarem um pouco a acontecer, tirando isso, eu adorei a leitura. A autora escreve bem, o enredo é tocante e o final surpreende. Leiam!!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de dezembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO