O aliciador - Donato Carrisi

>>  segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CARRISI, Donato. O Aliciador. Rio de Janeiro: Editora Record, 2010. Título original: Il suggeritore.

“Uma única filha. Ele quis impossibilitar qualquer esperança de superação do luto, de tentar esquecer a perda. Terão que recordar o que ele fez pelo resto de seus dias. Ampliou a dor desses pais ao retirar-lhes o futuro. Privou-os da possibilidade de transmitir uma memória de si para os anos que virão, de sobreviver à própria morte... E se alimentou disso. É o prêmio de seu sadismo, a fonte de seu prazer.” p.86

Sucesso internacional, o thriller policial do italiano Donato Carrisi foi muito elogiado e bem recebido no Brasil. Eu comprei o livro faz alguns anos, mas só agora consegui tirar da minha enorme fila de espera. E valeu a pena! Confiram o que achei de O Aliciador.

Cinco meninas desaparecidas durante uma semana, todas com idade entre 9 e 13 anos. Pais desesperados, famílias desconsoladas. Depois apenas o  silêncio. Dezessete dias depois, uma notícia aterrorizadora. Em uma cova rasa, seis braços direitos são encontrados. Além de todo horror, fica agora uma pergunta. De quem era o sexto braço? E por que a menina não foi dada como desaparecida pela família?

A equipe de investigação de homicídios, liderada pelo criminologista Goran Gavila, está acostumada com crimes hediondos, mas nenhum deles está preparado para algo tão grotesco. Na esperança de que a sexta menina ainda esteja viva, a especialista em sequestros Mila Vasquez é chamada para fazer parte da equipe. Aos 32 anos Mila já encontrou muitas crianças nos braços de pedófilos, nem todas foram encontradas com vida. Ela já viu de tudo, trás no corpo as marcas desse sofrimento, para cada vítima, a navalha deixa na pele a lembrança daquela dor. Agora tem a difícil missão de encontrar uma menina desconhecida, com vida.

Cada passo é friamente calculado pelo assassino, cada corpo encontrado leva a uma nova pista. Segredos são revelados, assassinos hediondos são desmascarados. Ele está sempre um passo a frente da policia. Está à espreita, a própria encarnação do mal, nenhum deles está a salvo.

~~~~~~~

Um thriller alucinante que prende o leitor até o final, repleto de surpresas e cenas aterrorizantes. É um policial pesado, onde várias cenas de assassinatos ou de desova dos corpos são minuciosamente descritas. Crimes contra crianças são os piores, até na ficção, e aqui o autor não poupa o leitor em momento algum. Além disso, tudo é muito imprevisível e é impossível não se surpreender com os desdobramentos.

A trama é complexa e os personagens são bem trabalhados, o lado psicológico de cada um é explorado. Narrado em terceira pessoa, vamos acompanhando várias histórias, dos investigadores , de uma vítima e vários outros desdobramentos. O autor  passeia com maestria por procedimentos periciais, técnicas de interrogatório, construção do perfil do assassino e linhas investigativas. Mila é uma protagonista forte e que conquista o leitor logo no início. Os outros personagens vão ganhando e perdendo pontos, ora gostava de todos, ora desconfiava de todo mundo.

Até então parecia que seria um favorito, mas alguns detalhes incomodaram. Sou muito exigente com o gênero e quero cada ponta amarrada, e ao longo da leitura, muitas inconstâncias foram aparecendo. Achei alguns momentos da narrativa confusos, ele dá saltos no meio do capítulo e muda abruptamente de narrador. Alguns desdobramentos não me convenceram, o interrogatório de uma cúmplice mesmo foi péssimo. A forma como tudo o que ela fez foi relevado, também não engoli. Achei que voltariam nisso no final, mas ficou por isso. A cena onde um assassino é finalmente capturado não foi mostrada, tudo muito corrido e sem explicação. O final foi realmente impactante, apesar de eu ter acertado alguns palpites.

Comecei a leitura esperando um favorito, de tudo que já ouvi falar sobre o autor. Apesar de não ter entrado na minha seleta lista de nota 5, é sem dúvida um livro muito bom, que indico para quem curte um policial mais pesado. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Mila Vasquez do Donato Carrisi
  1. O Aliciador (Il suggeritore)
  2. L'ipotesi del male (não lançado no Brasil).
Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de março.

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO