Fangirl - Rainbow Rowell

>>  terça-feira, 28 de junho de 2016

ROWELL, Rainbow. Fangirl. São Paulo: Editora Novo Século, 2014. 424p. Título original: Fangirl.

“E ninguém jamais beijara Cath desse jeito. Somente Abel a beijara, e era como ter a boca empurrada para trás e empurrar de volta.
Os beijos de Levi tomavam tudo. Como se ele retirasse algo de dentro dela com pequenos movimentos do queixo.
Ela levou os dedos aos cabelos dele, sem conseguir abrir os olhos.” p.175

Rainbow Rowell ficou conhecida no Brasil com Eleanor & Park, que eu demorei para ler e acabei não gostando como a grande maioria. Mas o estilo da autora é muito legal, e eu estava curiosa para conhecer outro trabalho dela. E com a ajuda do Clube das chocólatras, quem saiu da fila foi Fangirl!

Cather Avery, 18 anos, a Cath, acaba de começar a faculdade, mudou-se em um dormitório e tudo o mais. O que seria uma experiência ótima, começa de forma assustadora! Cath é tímida, insegura, cheia de manias e não se relaciona com facilidade. E sua irmã, sua gêmea idêntica, Wren, resolve que para ter uma vida nova, elas precisam mudar. Ela vai para outro dormitório, fica amiga de sua colega de quarto e abandona a irmã perdida e assustada. Já a colega de quarto de Cath, Reagan, é bem assustadora, e as duas passam um bom tempo se ignorando mutualmente. Cath que não tem coragem nem de ir ao refeitório sozinha, passa a jantar barrinhas de cerais e manteiga de amendoim.

“- Tenho pena de você e, por isso, vou ser sua amiga.
- Não quero ser sua amiga – Cath disse o mais severamente possível. – Gosto de não ser sua amiga.
- Eu também – disse Reagan. – Pena que você estragou tudo, sendo tão patética.” p.47

Cath é completamente apaixonada pelos livros do Simon Snow e escreve histórias sobre o mundo bruxo. Todo mundo conhece e ama o bruxo mais famoso da literatura... mas Cath respira os livros, é fã incondicional do mago. Sua Fanfic sobre a série é um enorme sucesso o online, e é assim, e com as aulas, que ela passa todo o seu tempo. E mesmo agora na faculdade, não consegue desapegar, a Fanfic é sua vida, ela precisa terminar a história antes do lançamento do último livro. Sua irmã, deixou tudo isso para trás, e prefere ficar bêbada em bares e festas das fraternidades.

Sua nova realidade vem cheia de complicações. Muitas pessoas novas, situações constrangedoras, e até, garotos. Cath nunca namorou de verdade, Abel, que foi seu namorado no ensino médio não conta, eles mal se beijavam. E agora ela conhece Nick, o rapaz interessante da aula de escrita de ficção e Levi, simpático e sorridente, o namorado de Reagan que insiste em ser seu amigo. Em meio a muitas mudanças e várias confusões, Cath irá começar a enxergar a vida com outros olhos.

~~~~~~~

Eu curti a leitura, gostei muito, mas não me apaixonei. O enredo é muito fofo, os personagens são reais e bem construídos. A autora tem uma maneira gostosa de narrar, o leitor mal vê as paginas passando e fica sempre curioso para saber o que vai acontecer. É leve, é real, os dramas estão presentes, mas não é nada novelesco. São acontecimentos comuns, da vida, que afetam pessoas diferentes de formas diferentes. As pessoas mudam... Cath é uma songa monga no início e só meio lerda no fim rs, Wren é uma vaca no começo e muda no decorrer da história. Levi passa de bobo alegre a menino fofinho e apaixonante. Reagan que parecia uma sem noção, é na verdade muito legal. E por aí vaí...

Eu gostei da trama, dos personagens, mas tenho sérios problemas com as escolhas da autora. Gente, tem o livro que é a história de Cath e todo mundo, a fanfic que ela escreve sobre Simon Snow e alguns trechos dos livros “verdadeiros” do Simon Snow. E é muita fanfic no meio da história, quando começa a ficar bom, tem fanfic. Isso não me desceu muito. Principalmente porque mais uma vez (mais uma autora com sérios problemas com finais), termina tudo no ar. Aí fiquei pensando no tanto de página desperdiçada com o maldito Simon Snow!A história não tem final, a fanfic não tem final, o livro do Simon Snow não tem final.... nada tem final! #todoschoram. Ai eu penso, Rainbow, miga, porque você gastou esse tanto de página fazendo um fanfic do Simon Snow (vulgo Harry Potter, onde na história ele e o Malfoy são gays e meio que se apaixonam depois de muito se odiar) se você nem vai terminar a porcaria da fanfic?!

Então, apesar de achar fofo o livro, não consigo ignorar os problemas! O principal deles já falei, o final, ou a falta dele na verdade. Depois disso tem o comportamento de Cath, a menina tem 18 anos e parece ter 14. Não só por ela ter problemas em se relacionar, ela é infantil ao extremo. Ela começa a “namorar” e fica uns dois meses sem dar um beijo no cara. E ele, com 21 anos, leva tudo na boa, namorinho de mãos dadas. Ahhhh, sinto muito, não consigo comprar essa ideia. O cara é gatinho, tá na faculdade, faça-me o favor. E tem hora (muitos meses depois) que rola o maior amasso, aí ela para e vai LER FANFIC PARA ELE!!!! Ódio define kkk.

Então assim, eu gostei da leitura, principalmente das dicas sobre escrita criativa. E mais ainda da forma como Cath narra a história (ou seja, Rainbow realmente escreve muito bem), como Cath ama escrever ela descreve tudo muito bem. Foram dois parágrafos sobre a barriga tanquinho do garoto, e olha, muito bem descrita hehe. As cenas ficam lindamente detalhadas, cada beijo é analisado e descrito a perfeição, isso eu curti muito.

Acho que vou escrever uma fanfic do final do livro.... hehe. Então, acho que o público mais jovem, a partir dos 14 anos, vai curtir muito mais do que eu. Indico para o público jovem e para quem gosta do estilo. Ah e eu adoro livros sobre gêmeos idênticos, mais um na lista. ^^

Adicione ao seu Skoob!

Avalição (1 a 5): 3,5

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top comentarista de junho.

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO