O efeito Rosie - Graeme Simsion

>>  sexta-feira, 12 de agosto de 2016

SIMSION, Graeme. O efeito Rosie.  Rio de Janeiro: Editora Record, 2016. 426p. Título original: The Rosie Effect.

“É justamente porque estou concentrada na minha tese que não me preocupo com outras coisas. Ninguém fica perguntando se Freud olhava a data de validade do leilte.
- Não existia data de validade no início do século XX.
Era incrível que duas pessoas tão diferentes formassem um casal bem-sucedido.” p.12

O projeto Rosie foi uma leitura adorável! Quando terminei de lê-lo em 2013, o único problema foi o final, achei muito corrido. E na época nada se dizia sobre um segundo livro. Fiquei surpresa quando ouvi falar que sairia a continuação, empolgada para saber mais sobre a história de Don. Um livro divertido e inteligente, narrado por um protagonista masculino e que promete muitas risadas. Confira o que achei de O efeito Rosie do Graeme Simsion.

Don Tillman, 41, é um geneticista brilhante. Mas, infelizmente, apesar de ter ampliado sua rede de amigos, é socialmente inepto. Cria listas e regras para tudo. E continua entendendo tudo, literalmente. Don não entende sarcasmo, raramente percebe que algo é uma piada e leva tudo muito a sério. Mas agora Don é um homem casado e feliz. Rosie Jarman é a mulher mais perfeita do mundo! Os dois se mudaram para Nova York, onde  ele é professor na Universidade de Columbia, enquanto Rosie cursa o doutorado de medicina.

Tudo ia muito bem entre os dois, até que Rosie anuncia algo completamente inesperado e fora dos planos: Estamos grávidos! Diante da nova realidade, Don começa a estudar tudo sobre o processo, iniciando então o Projeto Bebê. Ele se preocupa com a alimentação de Rosie, com seus exercícios, tudo para que o feto tenha maior chance de se desenvolver bem. Claro que ele irá se meter em muita confusão e mal entendidos, colocando em risco o seu casamento.

“- Não encha o saco dela com seus argumentos infinitos. E não se esqueça de dizer que a ama.
- Ela sabe.
- Quando foi a última vez que você disse isso a ela?
- Está sugerindo que eu preciso dizer isso várias vezes?
O amor era um estado contínuo. Não houve nenhuma mudança significativa no meu sentimento desde que nos casamos, talvez uma diminuição no estado denominado paixão, quem sabe, mas não me parecia útil ter de fornecer relatórios contínuos para Rosie a respeito do meu sentimento.” p. 368

~~~~~~~

É muito amor pelo Don! Adorei ler outro livro sobre o personagem, ver mais sobre seu futuro... e quem sabe, não temos um terceiro no futuro? O personagem sem dúvida não é nem um pouco tedioso, suas confusões são hilárias! Na melhor das intenções Don já começa o livro preso com uma acusação de pedofilia. Tudo porque ele achou uma boa ideia sentar em um parquinho infantil e ficar observando as crianças, para aprender mais a ser um pai no futuro. Eu ri muito de todas as merdas que ele faz sem querer.  Ah, pra quem não conhece o primeiro livro, Don é portador da Síndrome de Asperger, o que torna difícil para ele entender várias das sutis emoções humanas e reagir a elas.

No início morri de dó da Rosie, porque o Don é sem noção,  embora a gente goste dele, ser casado com um cara assim não é fácil. Mas depois já fiquei com pena de Don, afinal Rosie sabe com quem está casada, e não faz nada para tentar se entender com o marido. No final já estava irritada com o comportamento dela, mas dá para entender. Se já é difícil conviver com Don numa situação normal, imagina com todos os problemas e ansiedade da gravidez.

Don é um ótimo amigo. Ele nem percebe, mas sua forma franca e preocupada, faz com que ele queira cuidar e ajudar todos seus amigos. Nesse livro Don acaba salvando a pele de vários deles, e embora tenha sido tudo muito simples de se resolver, eu achei fofa a forma como ele cuidou de todo mundo.

O livro tem uma narrativa inteligente e bem elaborada. A linguagem de Don pode parecer excessivamente cansativa para alguns leitores, tudo é muito explicado, ele estuda e aprende basicamente, sobre tudo. Explica teorias e dá aulas de assuntos como partos rs. Mas eu adoro tudo, as aulas, a forma como que ele vê o mundo. E as confusões que ele causa com suas interpretações literais de tudo. Tem uma cena de Don dando depoimento para um policial que me fez rir alto. Assim como várias outras, hilárias! Ele contando para a mãe da gravidez hahaha.

Esse segundo livro é mais adulto, com problemas mais reais. Não é tão engraçado quanto o primeiro, mas eu curti muito a leitura em geral, os problemas envolvidos e os personagens secundários. Falando neles, a maioria deveria perceber os problemas dele e saber dar umas dicas melhores para Don lidar com Rosie e o bebê. Mas seu melhor amigo é um psicólogo e fica viajando em teorias, pobre Don.

Enfim, leiam os dois livros. São ótimos e divertidos. Leitura imperdível!

Adicione ao seu Skoob!

Projeto Rosie do Graeme Simsion:
  1. O projeto Rosie (The Rosie Project)
  2. O efeito Rosie ( The Rosie Effect)
Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top comentarista de agosto!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO