Amor Plus Size - Larissa Siriani

>>  terça-feira, 1 de novembro de 2016

SIRIANI, Larissa. Amor Plus Size. São Paulo: Editora Verus, 2016. 280p.

Assim que vi que Amor Plus Size seria lançado pela Verus, ouvi um burburinho no Twitter, outro no encontro mensal das Chocólatras e decidi que precisava ler o que a Larissa Siriani tinha para contar. Não é todo dia que encontramos uma protagonista diferente do convencional, ainda mais sendo adolescente!
 ---
Amor Plus Size conta a história de Maitê Passos, uma garota do último ano do ensino médio que tem 17 anos e pesa 110 quilos. Toda a sua vida se resume a isso: a quanto está pesando, a ser invisível para a maioria pessoas mesmo que com seu tamanho seja impossível sumir, aos exercícios físicos que não faz e dietas que não consegue seguir à risca.  

De tanto sofrer bullying na escola, Maitê se fechou para o mundo. Sempre de cabeça baixa, ela é ignorada pelos colegas de classe e se vê sozinha em grande parte do tempo. Seus únicos amigos são Valentina e Josi, colegas de escola e um ano mais novas que ela, e Isaac, seu vizinho. Isaac é fotógrafo amador e companheiro de todas as tardes, além de ser seu confidente desde que os dois eram crianças.

Mas como toda adolescente, a garota tem sonhos. Ela quer ser design e quer ser “vista” por Alexandre, seu crush e colega de sala, mesmo que no fundo saiba que essa paixão é platônica. Alê é amigo de todos, um cara bonito e boa pinta, de quem várias meninas da escola são a fim. E por sorte ou azar, Maitê ainda não sabia qual das duas opções, o garoto é escolhido para ser seu parceiro em um dos trabalhos escolares. Como lidar com a proximidade do cara que ela gosta é o X da questão.

Além da Maria Eduarda, uma garota linda e magra da sua classe, que pega no pé de Maitê a cada vez que a garota pisca, ela ainda precisa enfrentar a ira quase que diária da mãe, que quer de todas as formas que a filha emagreça.

Então, Maitê fica entre tentar agradar os outros ou agradar a si mesma. E qual das duas vertentes venceu, descubra em Amor Plus Size.
---
Este não é o primeiro livro da autora, que já lançou outra obra independente, mas é a primeira oportunidade que tenho que ler algo escrito pela Larissa. E como estou numa vibe de nacionais, li assim que recebi. 

Leio as orelhas, a contracapa, a sinopse e tudo antes de iniciar a leitura do livro, então nem posso dizer que fui enganada porque esperava um livro mais adulto, sabia que estava lendo um YA. Mas mesmo sendo YA, achei que o drama da Maitê com o Alexandre no início do livro (“Ai Meldels! Como vou falar com ele?”, “Ah... ele é lindo”, “Ah... ele me deu bom dia” – Frases inventadas por mim, mas que certamente poderia sair da boca da Maitê) um pouco exageradas. Aí não sei se é minha culpa porque amadureci rápido ou se tenho uma noção equivocada de como os adolescentes são hoje em dia.

Por outro lado, imagino como a garota deve ter sofrido com os comentários preconceituosos dos colegas da escola e o pior, da cobrança excessiva da mãe. Vivi o lado oposto do da Maitê, era magra demais e também sofri bullying por isso (mas na época nem existia esse nome. Como estou velha, #abafaocaso). Ser chamada de tripa, Olívia Palito e outras coisas me chateavam e olha que eu era uma criança de 10 anos! Imagina ouvir isso aos 17 o tempo inteiro e não receber elogios em momento algum? Acho que se eu fosse a Maitê, ia emagrecer de tanto chorar e desidratar.

É quando a Maitê se enxerga que a autora ganhou uns pontos comigo. Na maioria dos livros que a personagem está acima do peso, a vida dela se transforma quando emagrece e fica linda, mas nesse caso, Maitê já é linda! Seus cabelos são sedosos, seus olhos verdes chamam atenção e ela tem um sorriso encantador. Mas por mais que seu melhor amigo tente mostrar isso a ela, Maitê demora a ver, se afogando ainda mais nas críticas que recebe.

E não é spoiler o que vou contar! Pela capa e pelo prólogo, você já sabe que de uma forma ou de outra Maitê se torna modelo plus size. É assim que a história começa, ela dando uma entrevista e contanto tudo o que levou a chegar naquele momento. E foi nessa hora que o livro perdeu alguns pontinhos comigo. Gostaria que tivesse tido mais envolvimento com o mundo da moda, que focasse em outras áreas que não o coração da garota. Todo mundo sabe já que não é segredo para ninguém que a minha parte preferida de qualquer livro é o romance, mas gostaria de ter visto mais da vida profissional da protagonista. Ficou um pouco superficial. Tanto que em algum momento ela diz: "Vou tirar o dinheiro dos cachês que recebi para comprar uma coisa X" e eu fiquei: "Mas ela só fez uma sessão de fotos?"

O que dizer das amigas e do Isaac? Eles são < 3, pau pra toda obra e sempre tentando fazer a garota enxergar aquilo que está na sua frente e ela não vê. Quem tem amigos assim, tem tudo.

A leitura de Amor Plus Size é fácil e rápida (li em menos de 24 horas), então é uma leitura super válida! A história flui bem, tem uma ou duas surpresas previsíveis, e uma lição muito bacana: ame-se.

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5): 3,5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO