O iluminado - Stephen King

>>  terça-feira, 31 de janeiro de 2017

KING, Stephen. O iluminado. 14ª reimpressão. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2012. 464p. (O iluminado, v.1). Título original: The shining.

“Não acho que tenha nada aqui que possa machucar você.
Não acho.
Mas, e se ele estivesse errado? Ele sabia que esta tinha sido sua última temporada no Overlook, desde que vira aquela coisa na banheira do quarto 217. Fora pior do que qualquer desenho em qualquer livro, e olhando daqui, o menino correndo parecia tão pequeno...
Não acho...
Seus olhos voltaram-se para os arbustos em formas de animais.
Ligou o carro bruscamente, engrenou-o e saiu, tentando não olhar para trás. E é claro que o fez, e naturalmente a porta estava fechada. Tinham entrado. Era como se o Overlook os tivesse engolido.” p.99

Ok, eu já li vários livros do Stephen King, mas sempre fugi dos livros de terror. Gente, eu sou medrosa demais! Não assisto filmes de terror por nada, então tinha medinho de encarar os livros. Mas, esse é o livro mais famoso do autor, o mais lido, o mais comentado... E eis que resolvi deixar de ser cagona e encarar! Confiram o que achei de O iluminado.

Danny Torrance é uma criança de apenas cinco anos, mas não uma criança normal, é um iluminado. Consegue ouvir pensamentos e captar sensações, tem vislumbres do futuro e consegue entrar em transe e se comunicar com alguém que seus pais chamam de seu amigo invisível. Ele é muito inteligente e precoce para a idade, consegue compreender muito mais que seus pais imaginam.

Danny sabe o que aconteceu com seu pai, Jack Torrance. Sabe de suas bebedeiras, de como ele agrediu alguém e acabou perdendo seu emprego de professor. Sabe que o novo emprego de seu pai, no hotel Overlook é a única chance de salvar a família. Ele e a mãe, Wendy, têm medo do que pode acontecer. Afinal, eles vão ficar meses em um hotel no meio do nada, isolado pela neve e tempestades de inverno. Mas só Danny sabe do perigo que correm, teve um vislumbre do futuro. Ele está apavorado, mas não tem nada que possa fazer.

Quando Jack consegue o emprego de zelador no velho hotel, a família fica entusiasmada. E no início tudo parece bem, Danny tem espaço para brincar, Jack está livre das bebedeiras e eles estão felizes. Mas o Overlook não é um hotel comum. Muita coisa ruim aconteceu por lá ao longo dos anos. O hotel pertenceu a máfia, está repleto de espíritos do mal. E eles querem vingança. O hotel está vivo, e quer destruir os novos moradores. Diante de todo o mal, apenas a força de uma criança.

~~~~~~~~

Esse é terror mesmo! Até que enfim. Já li vários livros que falavam que era de terror, mas quando eu ia ler era só suspense. E mesmo medrosa, eu queria saber como era né? E descobri... não sei se quero descobrir de novo hehe. O livro começa light, a família tentando passar pela crise, os pais a beira do divórcio, o menino sinistro com seus transes e suas visões. No início até pensei que teria medo de Danny, mas não, Danny é a criança mais fofa e sofrida do mundo, tadinho desse menino. Estão os três sozinhos no hotel, você não sabe o que vai acontecer, se alguém é do mal, só sabe... que algo vai acontecer.

King é brilhante. Ele cria personagens complexos e muito reais. Ele escreve de uma forma que em nenhum momento você duvida do que está acontecendo. Animais de arbusto ganhando vida e atacando? Corre! Já viram aquelas esculturas de sebe? Imagina um leão assim... sinistro! Você não sabe por quem torcer, não tem ideia do que vai acontecer, mas fica tenso do início ao fim. Teve uma cena de uma mulher fantasma se levantando da banheira e atacando, senhor! 

Eu sobrevivi! Como já imaginava, sinto bem menos medo de livros do que de filmes. Nos livros não tem aquela música tensa e você já prevê que vai se assustar. No livro eu fechava e abria de novo, parava para respirar rs. Mas tomei um cagaço bonito com a porta do banheiro aqui de casa... Eu sozinha com a Suá em casa (minha tia avó idosa que não anda), e vou ao banheiro e a porta fechada, empurro e nada! Corro para o terreiro e olho pela janela, tudo escuro! Volto e nada!! Aí lembrei que tinham posto aqueles ferrolhos que fecha por fora.... hahaha. Agora quero ver se encaro o filme rs. Apesar de que dizem que o final do filme é completamente diferente, quero só ver se vou gostar, porque o final do livro foi perfeito.

Eu adorei a leitura, mas não foi meu favorito do autor. Algumas partes são lentas e tem muitas viagens para o passado, achei a leitura demorada em alguns momentos. Claro que isso ajuda na ambientação, você consegue visualizar bem cada parte sinistra do hotel e tal, mas o Jack viajava em seus pensamentos, o que me deu preguiça em alguns momentos. A narrativa é em terceira pessoa e se alterna entre vários personagens.  Um personagem que se destacou foi Hallorann. Ele é um pouco iluminado como Danny, e logo no início já reconhece os poderes do garoto. 

O final é emocionante e assustador. Bem sinistro. Ainda bem que sei da existência da continuação, que foi lançada muitos anos depois! Enquanto a primeira edição de O iluminado saiu em 1977 nos EUA, Dr. Sono saiu somente em 2013. Claro que quero ler o segundo, espero sentir menos medo rs.

Quem já leu me conte o que achou! Esse é o livro mais famoso do autor, e com certeza vale a leitura.

O iluminado do Stephen King:

  1. O iluminado (The shining)
  2. Dr. Sono (Doctor Sleep).
Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5): 4.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO