As coisas que fazemos por amor - Kristin Hannah

>>  segunda-feira, 9 de outubro de 2017

HANNAH, Kristin. As coisas que fazemos por amor. São Paulo: Editora Arqueiro, 2017. 352p. Título original: The things we do for love.

“Mais tarde naquela noite, sozinha na cama que os dois compraram juntos, Angie tentou se lembrar de como tudo acontecera, das coisas que disseram um para o outro naquele instante final da história de amor dos dois, mas não conseguia recordar nada. Só o que surgia em sua mente eram o cheiro de talco de bebê e o som da voz de Conlan ao se despedir.” p.18

Sou fã incondicional da Kristin Hannah, leio todos os seus livros lançados no Brasil e fico louca esperando pelo próximo. A autora sempre consegue criar personagens apaixonantes, que mexem muito comigo. E com esse não foi diferente, confiram o que achei de As coisas que fazemos por amor.

Angela DeSaria é a caçula de três irmãs, vem de uma família de descendentes de Italianos, são unidos, agitados, sempre prontos para dar opinião sobre tudo. Ela cresceu com sua vida toda planejada: escola, faculdade, casamento, filhos. Casou e foi feliz ao lado de Conlan por muitos anos. Até que tudo começou a desmoronar. Foram anos tentando engravidar sem sucesso, dois abortos e um bebê que morreu dias após nascer. Depois de tudo isso ainda passaram por uma adoção que não deu certo. No fim, o relacionamento dos dois não resistiu, e acabaram se separando.

Sozinha, desiludida, Angie resolve mudar tudo ao saber que a mãe queria fechar o restaurante da família, depois da morte do pai. Ela volta a morar na sua cidade natal e resolve trabalhar para ajudar a melhorar o restaurante. West End é o seu recomeço, ela quer deixar tudo para trás, até o seu maior sonho, ser mãe.

Lauren Ribido, 17 anos, é uma adolescente estudiosa, trabalhadora e esforçada. Filha de uma mãe alcoólatra e de pai desconhecido, ela luta para se formar em uma boa escola e conseguir uma bolsa na faculdade. Ela sonha com o futuro, para isso dá duro para pagar o aluguel em um bairro da periferia e aguenta tudo, olhando apenas para frente. Laura é apaixonada por David, seu namorado à quatro anos, e os dois sonham em cursar a faculdade juntos.  Porém, para David é tudo mais fácil, filho de uma família rica, ele têm todas as chances e oportunidades pela frente.

Angie conhece Lauren por acaso, e enxerga algo especial na menina. Ela faz de tudo para ajudar a menina. Angie sempre quis ter um filho, Lauren sempre sonhou com uma mãe “de verdade”. Porém, nenhuma das duas esperava a reviravolta que vem a seguir. E agora terão de lutar para realizar seus sonhos, e manter a família unida.

~~~~~~

Que livro lindo e emocionante! Eu sou fã da autora, então minha opinião pode ser um pouco tendenciosa rsrs. Mas não tem como não se apaixonar por todos os personagens que a Kristin cria, principais ou secundários. A unida família DeSaria, com Angie, sua mãe, suas duas irmãs com os maridos e todos os sobrinhos. Lauren e David, tão novos e tão cheios de sonhos. Não tem como não sentir raiva da mãe de Lauren, e não desejar que ela fosse mesmo filha de Angie. Essa é uma verdadeira história de família, de um amor forte e inabalável. O romance é quase secundário, tudo gira em torno das duas mulheres que o destino uniu, Angie e Lauren.

Essa história em particular mexeu demais comigo. Talvez por eu ter sido mais criada pela Vozinha do que pela minha mãe de verdade. Que esteve “presente”, mas nunca tive com ela, uma relação verdadeira de mãe. Eu senti na pele todos os vazios de Lauren, todos os desejos não realizados por não ter uma família comum, com pai e mãe presentes. Eu chorei junto com ela por desejar coisas tão comuns… alguém para lhe dar a mão ao atravessar a rua, um pai para buscá-la em algum lugar ou para ir ao cinema. Uma mãe que se preocupasse o bastante para determinar um horário para chegar em casa. Uma mãe que a abraçasse, se orgulhasse dela e dissesse que a amava.  Uma mãe que cuidasse dela, ao invés de exigir cuidados constantes. Que jogava na cara dela o tempo todo que engravidar acabou com a vida dela. Tudo isso foi muito real para mim, esse livro todo mexeu comigo demais.  

Enfim, voltando ao livro. Os personagens fazem a história nesse caso, e não o contrário. O enredo em si não trás muitas novidades ou revelações. Uma mulher que não pode ter filhos, desesperada para ser mãe. Uma adolescente que precisa de ajuda. Os desdobramentos foram todos meio óbvios, e o final não trouxe surpresas. É aquele tipo de história que poderia ter um segundo livro, que se passasse anos depois. Para descobrirmos o que aconteceu no futuro. E nem estou reclamando do final, foi muito bem feito. Mas é que eu queria saber mais, queria mais de Lauren, do futuro dela, de tudo o que poderia vir a seguir. Queria ver David no futuro, morri de pena dele em alguns momentos.

A leitura flui muito bem, é daqueles livros em que você mergulha e nem vê o tempo passar. Toda a ambientação, os diálogos, as partes divertidas e as partes dramáticas, cada cena é muito bem escrita. A autora aborda com maturidade um relacionamento romântico, mostra de que o amor pode sim vencer tudo, mas que nem sempre vai ser fácil.

Para quem gosta de um bom drama familiar, esse livro trás uma história linda, forte, e personagens inesquecíveis. Imperdível para os fãs da autora, eu já estou louca pelo próximo trabalho da Kristin, leiam!!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário e concorra ao Top comentarista de outubro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO