Enraizados - Naomi Novik

>>  segunda-feira, 23 de outubro de 2017

NOVIK, Naomi. Enraizados. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2017. 384p. Título original: Uprooted.


“Todo mundo diz que você ama uma menina nascida no período do Dragão de um jeito diferente conforme ela fica mais velha; não dá para evitar, sabendo que você pode perdê-la com tanta  facilidade. Mas não foi assim comigo e com os meus pais. Quando eu tinha idade suficiente para entender que poderia ser capturada, todos nós sabíamos que ele levaria Kasia.” p.2


Não tenho lido muitas fantasias jovens, a maioria acho repetitiva, sem graça. Imaginava que já tinha lido tantos do gênero que já era tudo mais do mesmo. Mas de vez em quando… surge um livro que vale a pena minha insistência em não desistir de vez do gênero. E esse foi um deles, confira a história de Enraizados da Naomi Novik.


Agnieszka e Kasia, 17 anos, são melhores amigas desde sempre. Cresceram juntas, brincaram juntas e eram inseparáveis, mesmo sendo tão diferentes. Enquanto Kasia era linda, inteligente, educada e cheia de virtudes domésticas… Agnieszka era desastrada, aventureira e vivia descabelada e suja. Elas amavam sua vila tranquila no vale, mas todos temiam a floresta.


A floresta que rodeava as vilas era corrompida, um poder maligno desconhecido estava sempre à espreita. Se alguém fosse levado pela floresta, nunca mais voltava. Alimentos vindos de lá, podiam contaminar uma vila inteira. Para proteger os moradores da temida floresta, eles contavam com a ajuda de um mago frio e misterioso, conhecido como Dragão.  Ele controlava o avanço da floresta, os salvava dos piores ataques. Mas ele exigia algo em troca. A cada dez anos, uma jovem de 17 anos é entregue para servi-lo. Ninguém sabe ao certo o que acontece com elas nesse período. Elas ficam com ele por dez anos, depois são soltas, mas nunca mais voltam para a vila. Ficam mudadas, distantes, e partem para a cidade grande.


A próxima escolha está se aproximando. Todo mundo sabe que o Dragão vai levar Kasia, a mais bela da vila e sua melhor amiga. Ela teme por Kasia, pensa se pode impedir seu destino de alguma maneira, sofre com a chegada da data. Mas ela deveria estar temendo outra coisa, porque quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher.


~~~~~~~~


Uau! Como é legal se surpreender com um livro… Comecei a ler sem ver sinopse, sem nada. A Editora ofereceu entre os lançamentos e eu vi que tinha uma nota alta no Goodreads (que é meu parâmetro na escolha de novos livros, abaixo de 4 lá normalmente eu nem pego rs), não conhecia a autora, mas resolvi arriscar. Resultado? Adorei a leitura! Dizem que a autora é conhecida por sua série mais famosa, Temeraire, que eu também não conhecia. E depois desse livro, já coloquei o primeiro volume na minha lista de desejados.  


E o melhor aqui? É livro individual! História ótima, daria uma trilogia se ela quisesse, mas é livro único e isso ultimamente é sempre uma grande vantagem. A história é uma fantasia de origem folclórica, onde o poder da natureza é o grande inimigo. A floresta tem vida, é má, ataca os humanos e se expande. Ninguém entra na floresta, e se entrar, não sai de lá. Muitos já foram levados, e o único que impede o avanço da floresta é o mago do reino responsável pela região, o Dragão.

Um homem solitário, com aparência jovem, mas que vive na torre a centenas de anos. É para lá que nossa protagonista é levada. Todos na vila achavam que Kasia seria escolhida naquele ano, ninguém se preocupou em ensiná-la nada. E agora Agnieszka (que nome difícil de digitar rs) está sozinha e sem saber o que fazer. Ela logo descobre o que o temido Dragão quer com ela, e com o tempo, começa a entender um pouco melhor tudo o que acontece a sua volta.


Tudo o que o dragão faz, principalmente o mistério em torno do rapto de uma menina a cada dez anos, é explicado no decorrer da história, vou evitar falar para não tirar a graça de quem ainda não leu. Mas tudo faz sentido. Todos os fatos do livro são muito bem amarrados.


Com um ambientação extraordinária, personagens interessantes e diálogos inteligentes, o livro é um arraso só. Eu devorei até o final, louca para saber o que ia acontecer. Tudo evolui muito rápido! Agnieszka na vila… ela na torre do dragão.. o reino e a nobreza... a floresta. Todos os cenários são incríveis. Capa linda, edição excelente, o pacote todo está muito bom.


Eu só não amei e dei 5, porque achei o final muito embolado. De repente começa a acontecer um monte de coisa, e achei pesado demais em alguns momentos. É tão trágico e tão triste, que demorei a engolir alguns desdobramentos. O final em si é bom, só achei que a autora jogou muita informação em poucas páginas.


E olha que poderia ser uma duologia em? Eu gostei de ser livro individual, juro. Mas fiquei com um gostinho de quero mais rs.


Para quem gosta de fantasias diferentes, bem escritas e com uma história que vai surpreender, podem ler sem medo, vocês não vão se decepcionar. Esse eu indico muito!! Leiam e me contem, quem leu não deixe de contar o que achou.


Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5): 4.5

Comente, preencha o formulário e concorra ao Top comentarista de outubro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO