Antes que aconteça - Juliana Parrini

>>  quarta-feira, 8 de novembro de 2017

PARRINI, Juliana. Antes que aconteça. Rio de Janeiro: Editora Suma de Letras, 2015. 237p. (Depois do que aconteceu, v.2). 

Só eu acho estranho um livro que começa com "Antes" vir depois do que começa com "Depois"? (insira aqui um emoji pensativo).
Maaas, vamos deixar o momento reflexão de lado e ir para o que interessa, o desfecho da duologia Depois do que aconteceu, da autora brasileira Juliana Parrini.

AVISO: Esta resenha contém spoilers do primeiro livro. Continuar a leitura a partir daqui é por sua conta e risco, ok?
---

Isabel e Daniel estão plenos, noivos, lindos e apaixonados até que uma bomba surge na vida dos dois, transformando o maravilhoso e melado romance em incertezas e desconfianças.

Ela demorou um ano para superar a perda de Alex, com quem esteve por treze anos, e agora quando finalmente está pronta para o próximo passo com Daniel, seu passado ressurge para dividir seu coração. 

Alex enviou uma carta dizendo que está voltando da Alemanha e quer reconquistá-la. Com sua doença controlada e com a ajuda de uma amiga colorida brasileira que conheceu no exterior, Ester, ele acredita que fez uma tremenda burrice ao abdicar do amor da sua vida. Alex finalmente entendeu que se tratando corretamente pode ter uma vida feliz e relativamente normal ao lado da sua amada Isabel. 

Mas seu retorno não só deixa a garota abalada, como desperta ainda mais o lado ciumento  e possessivo do Daniel. Como equilibrar essa avalanche de sentimentos é o ponto X deste volume. 

---
E o livro inteiro é só isso. Encontros, desencontros, brigas, reconciliações, mentiras e mais um monte de itens que não considero plausíveis em relacionamentos saudáveis. Traduzindo: é muito mimimi. 

Entendo os três lados da história. A autora foi esperta ao alternar os pontos de vista, fazendo com que o leitor a cada momento torcesse/entendesse o posicionamento de um dos protagonistas. Entretanto, achei que várias atitudes foram inaceitáveis, principalmente do Daniel e da Isabel. Um romance que lá no primeiro livro já começou com traição não me faz botar fé, sabe? Fora a intensidade exagerada em todos os sentimentos (que já tinha me incomodado um pouco já no início da duologia #diabetesmodeon). 

Em outras cenas, é possível prever que dará merd@ e realmente acabam dando. O livro traz uma carga dramática algumas vezes exagerada, onde os personagens fazem tempestade em um copo d'água.

Mas nada disso tira o mérito da autora em escrever de forma fluida e bem. Só achei que neste volume, ao contrário do primeiro, os coadjuvantes aparecem em cenas um pouco "forçadas", apenas para "ajudar" ou atrapalhar, depende do ponto de vista, a resolução dos problemas centrais da trama.  Mas todos tiveram seus finais redondos e revelados, o que já é grande ponto positivo nesse mundo onde gostam de deixar o final de alguém com quem o leitor simpatiza em aberto para continuar a história focando em outros personagens (o que dependendo de quem, até curto quando acontece)

A revisão, capa e diagramação estão impecáveis, o que é outro ponto positivo. 

Aconteceram dois grandes "tchans" na história. O primeiro não me surpreendeu, mas o segundo... Acho muito corajoso quando os autores têm coragem de tomar medidas extremas para "solucionar o problema".  Talvez, essa medida possa até chocar o leitor, que espera um final de novela para o livro, com crianças, casamentos e todo mundo feliz jantando em uma longa mesa decorada em família.

No geral, a autora conseguiu dar um bom desfecho à trama, apesar de alguns momentos eu ter sentindo que via uma novela mexicana, tamanho o drama.  Resumindo, achei uma duologia boa, 3 estrelas.

E aí? Mais alguém já leu? Nos conte o que achou nos comentários!

Adicione ao seu Skoob!

Série: Depois do que aconteceu

1.       Depois do que aconteceu
2.      Antes que aconteça 

Avaliação (1 a 5):  


Ps: Esta foi a última resenha minha no VL por algum tempo. Estou tirando minha licença maternidade, rs. Bjins e obrigada a todos que tiraram um tempo para ler e comentar os meus textos. Nos vemos por aí! 










Comente, preencha o formulário e concorra ao Kit Top comentarista de novembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO