O labirinto de fogo - Rick Riordan

>>  sexta-feira, 6 de julho de 2018

RIORDAN, Rick. O labirinto de fogo. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2018. 368p. (As provações de Apolo, v.3) Título original: The burning maze.

“Eu me recuso a divulgar essa parte da história. Foi a semana mais infeliz, humilhante e horrível dos meus mais de quatro mil anos de vida. Tragédia. Desastre. Sofrimento. Não vou tocar nesse assunto.
Por que vocês ainda estão aqui? Vão embora!
Ai, acho que não tenho escolha, afinal. Zeus com certeza espera que eu conte a história; deve considerar isso parte da minha punição.” p.9

Depois de O oráculo oculto, que inicia a série As provações de Apolo, e de A profecia das sombras, chegamos ao terceiro volume com O labirinto de fogo. Rick Riordan ama o universo mitológico, e dessa vez, estamos acompanhando a trajetória do Deus Apolo. Confiram o que achei desse volume.

Apolo foi castigado pelo pai, Zeus. Foi enviado do Olimpo para viver como um mortal, o adolescente Lester Papadopoulos. Um mortal gordinho, espinhento e sem nenhum poder. Além disso, virou servo de uma semi-deusa de apenas 12 anos e com nenhum bom senso. Depois de tudo isso, ele precisa libertar os cinco grandes Oráculos antigos de um trio de imperadores romanos do mal.

Com a ajuda de Meg McCuffrey e de Grover,  Apolo precisa descer até o labirinto de Dédalo para salvar o terceiro oráculo da lista. Enfrentando perigos enormes, seres do mal e incêndios que vêm destruindo a área ao redor, eles precisam avançar.

Para isso irão contar com a ajuda das dríades que protegem o que restou da floresta da região, do treinador Hedge, e dos semi-deuses romanos. Eles procuram Piper McLean que está passando por um momento difícil, depois do seu pai ter sido levado a falência e desistido da sua carreira de ator por culpa dos imperadores. Além dela, eles acabam encontrando Jason, o ex-namorado de Piper... isso mesmo, ex!!


Juntos eles precisam enfrentar Calígula, o pior dos imperadores. Precisam encontrar o centro do labirinto e liberar um Oráculo, o mesmo oráculo que previu a morte de um deles durante a missão.

~~~~~~~~~~~

Rick Riordan escreve bem, suas histórias são sempre fofas, divertidas, repletas de aventuras. Porém... depois de ler cinco livros do Percy Jackson (mitologia grega), mais três de As crônicas dos Kane (mitologia egípcia), cinco livros de Heróis do Olimpo (mitologia grega + romana) e agora vão ser mais três de Magnus Chase e os Deuses de Asgard (mitologia nórdica) e cinco dessa série, As provações de Apolo (grega de novo, mas onde aparecem outros personagens)... eu acho que já deu. Eu digo com tristeza, ENJOEI DA MESMA FÓRMULA! É tudo sempre igual! Mudam personagens, aventuras, mas é mais do mesmo. Um protagonista com a missão de salvar o mundo, uma profecia, muita confusão, salvam o mundo no final com muito sofrimento.

Claro que sempre tem o lado legal, você revê personagens que já gosta, tem cenas divertidas, tem piadinhas engraçadas, mas é isso aí. Nesse volume ainda complicou, porque ele simplesmente resolveu matar um personagem importante, o que não fez sentido nenhum para mim depois de todos os livros anteriores.

Apolo, o protagonista dessa série melhorou bastante, está mais engraçado, mais humano,  menos egoísta. As interações dele e da Meg são ótimas. Grover é sempre uma fofura e tal.

Mas já decidi, já comecei essa e a do Magnus, vou até o final. Mas a não ser que o autor crie tramas realmente NOVAS, parei com o Tio Rick por um bom tempo. Quem leu me conte o que achou. Para quem não leu eu sempre indico a série inteira do Percy Jackson Heróis do Olimpo, essas são as melhores do pacote.

Adicione ao seu Skoob!

Série As provações de Apolo do Rick Riordan
  1. O oráculo oculto (The hidden oracle)
  2. A profecia das sombras (The dark prophecy)
  3. O labirinto de fogo (The burning maze)
  4. A tumba do tirano (The Tyrant's tomb)
  5. The tower of Nero  (ainda não lançado no Brasil).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO