O cavaleiro de bronze: O portão dourado – Parte 2 - Paullina Simons

>>  segunda-feira, 24 de junho de 2019

SIMONS, Paullina. O cavaleiro de bronze: O portão dourado. São Paulo: Editora Novo Século, 2014. 432p. (O cavaleiro de bronze, v.1 – Parte 2). Título original: The bronze horseman – book 2.

“Como sempre se esperou que fosse. Como se a traição, a dissimulação, a guerra, a fome, a morte – e não apenas a morte, mas a morte de todos que ela amava – tivessem sido o namoro entre eles.” p.135

Mais um da lista: comecei faz tempo e não continuei a série. Eu adorei O cavaleiro de bronze – parte 1, me surpreendi ao ler e encontrar uma espécie de “new adult de guerra”, isso era novidade. E agora finalmente li a continuação (na verdade o livro 1 foi dividido aqui em duas partes, vou me abster de comentar rs) com O cavaleiro de bronze: O portão dourado da Paullina Simons.

Essa resenha contém spoilers se você não leu a parte 1 do livro!

Leningrado, 1942
Dos mais de três milhões de pessoas que moravam na cidade, apenas um milhão permanecia ali. O cerco não havia terminado. Milhares morreram, outros viviam cada dia em meio a grande dificuldade.

Tatiana Metanova escapou, era uma sobrevivente. Sua irmã mais velha, Dasha, não teve a mesma sorte. Quase morta, Tatiana se recuperou aos poucos, e vivia em uma vila do interior, cuidando de algumas idosas que abusavam de sua boa vontade. Ela não sabia nada sobre o destino de seu grande amor, desde que ele a colocara naquele caminhão com destino a Molotov, mas acredita que ele está vivo, lutando em algum lugar. Ela espera e sofre.

Alexander Belov não tinha muitas esperanças. Muito tempo se passou, ele não recebeu nenhuma carta, nada que indicasse que Tatiana havia sobrevivido. Mas ele não desiste. Consegue uma licença do exército e parte a procura dela.

Ele busca por sua Tatia. Não sabe o que vai encontrar, não sabe o que vai fazer ou como podem ficar juntos. Um amor que sobreviveu a tudo, uma paixão inabalável. Será que eles irão conseguir viver esse amor, no meio da Rússia em plena Segunda Guerra Mundial?

~~~~~~~~~~~

E haja coração para aguentar essa história! Eu amei algumas partes, achei outras muito chatas, morri de raiva da vocação pra mártir da Tatiana, das grosserias do Alexandre... amei a força e o amadurecimento da Tatiana, e o amor incondicional de Alexander. As emoções conflitantes mostram como esse enredo é dinâmico, com personagens complexos e imperfeitos, mas acima de tudo, com uma grande história de amor.

O cenário de guerra é avassalador. A Rússia luta ferozmente para sobreviver a invasão Alemã. As cidades estão quase abandonadas, falta comida, as bombas caem constantemente. Mas a cidade está tão vazia, que é mais fácil se alimentar agora. Alexander está no front, sempre pronto para a próxima batalha. Tatiana está no interior, a salvo e longe de tudo.

O reencontro dos dois foi emocionante e irritante na mesma medida. Amei a chegada dele, eles finalmente podendo ficar juntos, sem a sombra de Dasha no meio. Mas as brigas constantes, o sexo interminável e todas as provações bobas me irritaram por boa parte da historia. Por outro lado, a teimosia de Tatiana me surpreendeu, e torci por ela em cada página.

Dimitri é a grande pedra do sapato dos dois, sujeitinho insuportável, nem pra peste morrer em combate! Mas não, inferniza tanto, que pode por tudo a perder. Me irritei por Alexander não dar logo um jeito nele, mas ele é cheio de honra e tal aff (risos).

Eu fiquei de queixo caído com o final, realmente não esperava por essa reviravolta. E estou louca para ler o próximo livro! Já vi que teremos muito sofrimento pela frente, morrendo de ansiedade.

E o terceiro livro da trilogia, nada de lançarem por aqui. Tentei entrar em contato com a Editora Novo Século, para ver se tinha alguma previsão, mas nem me responderam. O único ponto positivo, é que fiquei sabendo que esse terceiro livro se passa anos após o final do segundo. Então seria mais um spin-off do que uma continuação mesmo. Assim espero, mas só vou saber depois de ler o próximo rs.

Romances desse tipo são irresistíveis. Para quem curte romance de guerra, romance de época, histórias de amor sofridas e arrasadoras... Esse é o seu livro. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série O cavaleiro de bronze da Paullina Simons
  1. O cavaleiro de bronze – parte 1  (The bronze horseman)
  2. O portão dourado – parte 2 (The bronze horseman)
  3. Tatiana & Alexander (Tatiana and Alexander)
  4. The summer garden (ainda não lançado no Brasil).

Interligados
0.5 Children of liberty
0.75 Bellagrand
3.5 Tatiana's Table: Tatiana And Alexander's Life Of Food And Love

Avaliação (1 a 5): 4.5

Comente, preencha o formulário, e participe do Top comentarista de junho no blog!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO