Ascensão - Stephen King

>>  terça-feira, 31 de dezembro de 2019


KING, Stephen. Ascensão. Rio de Janeiro: Editora Suma das Letras, 2019. 124p. Título original: Elevation.

“Sem você, isso não teria acontecido, e, sem você, uma parte da mulher que eu amo teria ficado sempre fechada para o mundo. Ela não vai te dizer isso, mas eu digo: você tirou um peso das costas dela. Era um peso grande, e agora ela consegue andar ereta de novo. Ela sempre foi implicante, e não espero que isso mude, mas está aberta agora. Vê mais, ouve mais, pode ser mais. Você tornou isso possível. Você a levantou quando ela caiu. ” p. 115

Eu já li inúmeros livros do Stephen King, mas esse é diferente de tudo que eu já li do autor. Para começar é um conto, tem apenas 124 páginas. Além disso, não é de terror/suspense nem nada assim, é uma ficção mais reflexiva. Confiram o que achei de Ascensão.

Scott Carey tem cinquenta em poucos anos, está acima do peso e é recém divorciado. Ele conseguiu um projeto enorme, uma rede de sites para uma grande loja e está mergulhado no trabalho. Ele tem alguns problemas: as novas vizinhas lésbicas e seus cachorros que vivem sujando seu quintal..., e uma inexplicável perda de peso.

Ele procura seu amigo e médico aposentado, Bob Ellis. Ele não quer procurar um hospital, sabe que seu caso vai torna-lo uma espécie de rato de laboratório. Acontece que, por mais que ele coma, ele continua perdendo peso. E não importa a roupa que veste, o que tem nas mãos, seu peso continua diminuindo, ele está cada vez mais leve. E para piorar é só o seu peso que está sumindo, ele continua com a mesma aparência gorda de sempre.

A cidade se prepara também para a grande corrida anual, onde vêm gente de todo lugar para participar. Scott pretende participar, por que não? Já que pela primeira vez se sente leve e bem-disposto.

No fundo ele sabe, que em algum momento seu peso vai acabar, e aí nada mais vai prendê-lo ao chão. Sem se preocupar com esse dia, ele decide tentar resolver algumas questões antes que seu tempo acabe. E ele toma para si uma tarefa difícil: encarar o preconceito que suas vizinhas sofrem na cidade e tentar ajudar.

~~~~~~~

Essa história é muito amor gente!! Livro fininho, leitura de um dia, mas é tão fofo e ao mesmo tempo tão triste! E olhem que eu não gosto de contos, como já falei aqui muitas vezes, mas terminei a leitura com o coração aquecido. 

Scott é um fofo!! Um homem mais velho que mora sozinho e aparenta ser bem solitário depois que a esposa o deixou. Vive com seu gato, trabalha em casa, implica com as vizinhas que se recusam a admitir que os cachorros fazem as necessidades em seu quintal rs. E as vizinhas que já sofrem todo tipo de preconceito, reagem bem mal a reclamação dele. Até que tudo muda com sua inexplicável e rápida perda de peso. Ele sabe que em algum momento seu peso vai chegar a zero, e ele não pensa no fim, ele pensa no que fazer antes que este dia chegue.

A pequena cidade de Castle Rock não recebeu bem o novo restaurante mexicano da cidade, e isso porque as donas são um casal de lésbicas. Como eles mesmo disseram, se elas tivessem ficado “quietas na delas”, mas não, elas ficaram anunciando que são “casadas”; e isso foi uma ofensa para boa parte da cidade. Missy e Deirdre tentam seguir em frente com o restaurante, com a corrida com os cachorros, mas todos sabem que em algum momento vão ter que desistir, fechar o restaurante e se mudar.

Depois da implicância inicial por causa dos cachorros, Scott toma para si a missão de tentar ajudar as duas, algo que fica complicado, porque Deirdre não o suporta! As cenas entre os dois são sempre divertidas.  Eu adorei todos os personagens! Scott principalmente, e seu gato rs. O Dr. Ellis, Missy e Deirdre, todos muito amorzinho.

O ruim de um conto rs (claro que eu ia chegar nessa parte), é que a ideia não é resolver o mistério, é passar uma mensagem... eu sei gente, eu entendo a premissa. Mas eu fico curiosa para saber tudo o que não foi dito! Eu queria saber o que aconteceu com o Scott e o porquê dessa perda de peso esquisita e inexplicável, mas nada disso será explicado.  Não é o foco da história. O livro é sobre fazer o que realmente importa, sobre empatia, sobre encontrar a paz e aceitar as consequências. Sobre a imprevisibilidade da vida e aceitação do que não podemos mudar.

É um livro profundo, triste e brutalmente emocionante. Mostra o que realmente é importante na vida, fala sobre amor, amizade e aceitação. E passa uma bonita mensagem contra a nossa cultura intolerante.

Eu adorei e indico para todos! Para quem ainda não conhece King e tem medo das suas histórias de terror, essa é uma ótima dica para ler algo diferente do autor. É incrível a capacidade criativa do autor, ele sempre surpreende. Leiam!!

E é com essa linda mensagem que eu aproveito para desejar a todo vocês um 2020 maravilhoso! Repleto de saúde, amor, realizações, mas também de empatia, amor ao próximo e união! 

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5): 3.5

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top comentarista de novembro/dezembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO