Cari Mora - Thomas Harris

>>  sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

HARRIS, Thomas. Cari Mora. Rio de Janeiro: Editora Record, 2019. 238p. Título original: Cari Mora.

“O choro de uma mulher é música para os ouvidos de Hans-Peter, o som o conforta e ele volta a dormir. ” p.8

Eu nunca li a famosa série Hannibal Lecter do Thomas Harris, preciso comprar os livros. A trilogia inicial é bem antiga, publicada na década de 90, depois disso o autor publicou um quarto livro em 2006 e mais nada. Mas eis que com quase 80 anos ele lança um livro novo, Cari Mora. Confiram o que achei!

Hans-Peter Schneider é um homem implacável. Ele adora fazer mulheres sofrer, em seu barco tem a forma perfeita de se livrar dos corpos. Além de suas várias atividades ilícitas como venda de órgãos no mercado negro, ele trabalha para realizar as fantasias doentias de homens ricos em busca de mulheres mutiladas.

Quando descobre que uma mansão de Miami Beach tem uma fortuna de vinte e cinco milhões de dólares transformados em barras de ouro e bem escondidas, ele que se apossar do dinheiro. A casa pertenceu a Pablo Escobar, e após a sua morte, vem sendo alugada para filmagens e outras coisas. Ele chantageia, negocia, e aluga o local. Uma outra gangue de ladrões também está interessada no ouro, e irá enfrentar os homens de Hans-Peter.

Cari Mora é uma refugiada da Colômbia que fugiu da violência do seu país de origem, onde foi criada em um campo, que treinava crianças para se tornarem guerrilheiros. Hoje ela tem vários trabalhos e sonha em ser veterinária, mas sua situação nos EUA não é regular, ela precisa de um visto permanente para poder estudar. Ela é a caseira da mansão e logo atrai o interesse de Hans-Peter.

Uma bela mulher com os braços marcados por cicatrizes, ele a quer em sua coleção. Mas Cari está acostumada a enfrentar monstros, e está pronta para a guerra.

~~~~~~

Que livro ruim!! Não tenho outra palavra para descrever, sinceramente não sei como publicaram isso. O enredo é confuso, mal elaborado, mal desenvolvido. Os personagens são rasos, tudo é jogado para o leitor em poucas páginas. Os capítulos são curtos, então a leitura foi rápida, mas sinceramente, há muito tempo não pego um livro tão sem nexo.

A premissa é até interessante, com o ouro que pode estar escondido na casa e a trama para roubá-lo.  E Cari poderia ser uma personagem interessante, assim como Hans, se tivesse sido bem desenvolvida. Algumas cenas grotescas são jogadas para o leitor, talvez para impressionar, mas para mim só ficaram perdidas no meio da confusão toda. Tem uma cena em que o personagem retira os rins de uma mulher que matou para vender, e depois come um cru antes de levar o outro para o paciente que teria pagado pelos dois. Aí solta isso do nada no livro, é a única cena em que esse homem aparece.

O autor tem apenas cinco livros publicados, a trilogia do Hannibal, um outro livro mais antigo e depois esse quarto livro do Hannibal em 2006. E depois mais nada. Como não li os outros não sei dizer se ele perdeu a mão depois de tantos anos, porque nem sei se eu gostaria dos livros anteriores. O que sei é que esse livro é péssimo!

Tentei achar algo de bom para dizer, mas sinceramente, não salvou nada. Tudo muito sem nexo, parece aqueles filmes de ação de quinta categoria. O final foi tão bleh como o restante, mas eu terminei para poder “falar mal com propriedade” rs.

Eu não indico! Leia por sua conta  e risco rs, pior do ano para mim até agora.

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):


Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top comentarista de novembro/dezembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO