Viaje comigo #267 - Férias em Santiago/Chile

>>  sábado, 7 de dezembro de 2019

Oi pessoal!!

Voltei rs... acabei me enrolando com a coluna (de novo) e na correria não consegui parar para contar por aqui as novidades. O mais legal dessa coluna é a interação, então não esqueçam de deixar um comentário, ok?

No final de setembro/início de outubro fomos para o Chile! Como alguns de vocês já sabem, eu e o maridão adoramos viajar. Amamos conhecer lugares novos, aproveitar a alta gastronomia e bater perna pelo mundo rs. Santiago nos atraiu pelos bons restaurantes, pelas vinícolas e pelos elogios de todo mundo que já foi. Não fomos nos períodos mais badalados de lá, fevereiro a maio (quando têm uvas nas vinícolas) e junho e julho (inverno e neve no Vale Nevado). Mas foi quando deu para coincidir as nossas férias. Amamos a viagem! E já quero voltar para ver a neve e aproveitar as uvas rsrs.

A viagem já começa perfeita logo na chegada, com o avião sobrevoando a Cordilheira  dos Andes, lá no alto ainda tem um pouco de neve, lindo demais. Em Santiago ficamos na região central, mas eu preferia ter me hospedado nos bairros Providência ou Bella Vista, que é onde ficam a maioria dos melhores restaurantes. A gente acabou indo para lá todo dia no almoço e no jantar e gastávamos mais com esse deslocamento. O metrô da cidade é muito bom, então é legal ficar hospedado perto de alguma estação.

El toldo azul

Os restaurantes são incríveis! Na primeira noite fomos no Mestizo, um dos que mais gostei em Santiago. Ótimos vinhos, comida maravilhosa e sobremesas deliciosas. O Mestizo, o Como água para chocolate (o queridinho dos brasileiros por lá) e o Tanino (que fica dentro da vinícola Casas del Bosque), foram meus favoritos. Mesmo com o frio todo que estava fazendo (pegamos entre 4º e 10º graus por lá) eu ainda consegui ir em umas três sorveterias rs, continuando firme com meu projeto “sorvetes pelo mundo” kkk.

Quando eu não estava comendo (a dieta manda lembranças), eu estava bebendo vinho hehe. Fomos em três das vinícolas mais conhecidas da região e amamos! Os vinhos, o tour... o passeio inteiro vale a pena. A mais famosinha delas é a Concha Y Toro. Adorei o passeio, mas foi a que menos gostei entre as três rs. Depois fomos na Undurraga , tour muito legal e vinhos ótimos. E por último na queridinha, Casas del Bosque. Além dos vinhos favoritos, era um lugar lindo e com esse restaurante fantástico. Ela é a que ficava mais longe também, fica na cidade de Casablanca, então fomos para a rodoviária, pegamos ônibus e fomos para lá. Os passeios de agência acabam ficando mais caros, então de agência só fizemos dois passeios (para a Concha Y Toro e o tour Vina del mar/Valparaíso). No mais nos jogamos no metro e nos ônibus, e foi bem tranquilo.

Além da degustação em si, adorei aprender mais sobre vinhos, tipos de uva, como escolher um vinho para cada tipo de alimento e como conservá-los. Bons vinhos andam junto com uma boa comida, e quero sempre aprender mais sobre o assunto.

Além da comilança rs, fomos conhecer Valparaíso e Vinã del mar. Roteiro turístico bem conhecido por lá também. Duas cidades lindas e bem interessantes. Mas fizemos aquele tour que vai em um dia nas duas cidades, não deu para conhecer tanto.

Conhecemos também duas casas do Pablo Neruda! A La Chascona que fica em Santiago e a La Sebastiana em Valparaíso. Eu já sabia que os poemas do autor são lindos e que ele ganhou o prêmio Nobel de Literatura (1971), assim como a Gabriela Mistral (1954). O que eu não sabia é sobre a biografia do autor e quase desgostei dos seus poemas depois disso, quase rs. Ele traia a esposa com a amante, a famosa Matilde, descaradamente, deixou a herança toda para a amante, e ainda obrigou a ex mulher a abandonar a filha recém-nascida no hospital, porque a menina nasceu com algum problema congênito! Fiquei horrorizada!! A sorte é que a Matilde foi menos escrota e doou as três casas e as obras dele para a caridade. :P

Nós também conhecemos o Sky Costanera, o prédio mais alto da América Latina com 64 andares e mais de 300 metros de altura. Lá de cima você pode ver a vista de Santiago em 360º. Fomos lá para assistir ao pôr do sol e foi maravilhoso! Fomos também no restaurante Giratório, que gira em 360º em torno do seu eixo e enquanto você come, você sente a vista mudando. Gira bem devagar; a não ser que você fique olhando para baixo, para a mesa, você nem percebe que está rodando rs. O lugar é bem legal, mas a comida não era tão boa. Vale para conhecer, mas não indico o custo benefício e nem voltaria.

O peso está bem desvalorizado em relação ao real, mas tudo lá é muito caro! Eu nunca conseguia fazer essa conversão da moeda (não é igual dólar que você multiplica por 4 (ou mais com o andar da carruagem), ou Euro que é x 5). É um sofrimento só calcular, então eu nem tentei muito rs (10.000 pesos da uns 50 e poucos reais). Não fiz compras lá, achamos tudo bem caro, mas não fui em lojas nem fiquei procurando também. Trouxemos muitos vinhos bons com preço excelente, isso sim valeu a pena, e só.

Lago na Concha Y Toro, inspirado em uma pintura do Monet

Para quem quer planejar uma viagem para o Chile, espero que as dicas tenham ajudado!! Quem tiver dúvidas, sinta-se a vontade para perguntar. Eu e o Alexandre temos centenas de lugares que sonhamos em conhecer e mais vários que queremos voltar, então nem sei quando volto ao Chile, mas quero muito ir lá durante o inverno, para conhecer a neve.

A viagem foi perfeita, mas a volta foi um transtorno só! Tínhamos fechado o transfer pela Decolar e no dia da volta, nós no hotel sentados esperando o carro para ir para o aeroporto... e nada dele chegar! Estávamos já praticamente sem pesos, não dava para ir de táxi e a angústia só crescendo. Eles não atendiam, não localizaram nosso número (quando a Cintia caridosamente tentou me ajudar aqui do Brasil). Por fim, duas horas depois, conseguimos uma empresa de transporte e o moço gentilmente nos levou por tudo que tínhamos de dinheiro rsrs, resto de pesos e dólar, todas as moedinhas. Quando finalmente chegamos ao aeroporto, lá pelas 12:30 hrs, descobrimos que nosso voo que saia as 15:30 pela Gol fora cancelado. Sem um aviso, nada!  A Gol uma zona, não informava nada, não achava um lugar para descansarmos e esperar, não serviu uma água. Ficamos lá horas e horas na fila da Gol esperando uma solução. Por fim, depois de muito reclamar, de horas em pé e morrendo de fome sem os atendentes fazerem nada (como providenciar um hotel para descanso) conseguiram nos encaixar no voo das 23:30 da Tam. Isso já era mais de 18hrs e muios passageiros EM PÉ NA FILA (eu jogada no chão rs) com fome, sem dinheiro, um caos.  Perdemos um dia em SP (eu ia para a casa da Mila) e conseguimos chegar em casa um dia depois. Que raiva!! A gente descansa uma semana e chega estressado em casa rsrsrs.

Depois da viagem, o resto de novembro passou voando! Esse ano fiz uma festa de aniversário temática e foi uma correria para resolver tudo (e olhem que passei um ano organizando). Conto tudo para vocês na próxima coluna. Quem adivinha o tema??

Enquanto isso a minha fila de livros só cresceu, acabei me embananando um pouco com as leituras, mas agora estou conseguindo ir colocando em dia.  Ainda mais agora que a gente piscou e já está chegando o Natal, tempo voando!! Preciso fazer minha lista de melhores livros do ano e ainda não faço ideia dos meus favoritos rs.

E vocês, o que contam de novo?

Um ótimo final de semana e até a próxima!!

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top comentarista de novembro/dezembro!