O amor não é óbvio - Elayne Baeta

>>  sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

BAETA, Elayne. O amor não é obvio. Rio de Janeiro: Editora Galera Record, 2019. 390 p.


Ultimamente tenho visto vários autores e autoras sendo resgatados do Wattpad para terem suas histórias lançadas pelas editoras. Em sua maioria, são histórias incríveis que merecem sim ser lançadas e colocadas na estante da casa das pessoas. Recentemente isso aconteceu com Elayne Baeta e seu livro O amor não é óbvio, que já traz na capa a informação de ter sido lido por mais de 400 mil pessoas no Wattpad. Então, ao contrário do título do livro, é óbvio que me deu muita curiosidade para conhecer essa história.

Íris é uma adolescente que passa seus dias suspirando tanto pelos personagens de uma novela que ela adora assistir (Amor em atos), quanto por Cadu Sena, sua paixão platoplat do colégio. Ela não perde um capítulo da novela que assiste junto com sua vizinha, Dona Símia. Às vezes, o mundo da novela se mostra melhor que a realidade, já que Iris não aguenta mais os assuntos do momento dos colegas de escola: festa de formatura e perder a virgindade. 

De repente, Iris é surpreendida com a notícia de que Cadu levou um pé na bunda de sua namorada por causa de uma garota misteriosa, Édra Norr. 

Curiosa para saber o que aconteceu, Íris vai investigar a fundo para saber mais sobre a garota misteriosa. Ela só não contava que acabaria também caindo nos encantos de Édra.                                        
                                                                     ~~~~~~~~ 

De cara me encantei pela capa tanto por dentro, quanto por fora. Na parte de dentro há um mapa de São Patrique tão fofo, que se tivesse vindo separado do livro eu teria enquadrado e colocado ao lado do mapa de Maycomb (O sol é para todos) que tenho em meu escritório. Mas, infelizmente, vou ter que me contentar em abrir para dar mais uma olhadinha de vez em quando.

Narrada em primeira pessoa pela Iris, vemos como a personagem lida com as várias formas como o amor circula sua vida. Seja com a vizinha e companheira de novela, já que Iris é apaixonada por uma novela chamada Amor em atos que até eu fiquei com vontade de assistir (sim, sou noveleira, rs), seja na amizade com a melhor amiga cheia de ideias estranhas e, por vezes, nem um pouco interessantes, seja quando uma garota misteriosa chega assolando o relacionamento alheio e causando reboliço no colégio e na cidade.

Acho que já disse isso antes, mas sinto que minha fase com leituras juvenis já está superada, de modo que é necessária uma dose boa de paciência para lidar com a forma como os adolescentes veem o mundo. Com Iris não foi muito diferente. No começo da história me peguei revirando os olhos várias vezes e soltando um bocado de affs, ante a falta de paciência que fiquei com as atitudes da garota.

Contudo, com o passar do texto e o envolvimento da história, fui ficando menos irritada e mais interessada com o que ia acontecer com os personagens. A forma como a autora escreve é cativante, fluida, divertida, não teve como não me sentir fisgada.

Apesar de ser alguns anos mais velha, Dona Símia me lembrou minha mãe, a melhor companheira de novela (antes ainda do meu marido, que acaba de se tornar um grande incentivador quando acha a novela boa de verdade). Acho que por isso gostei tanto dela.

Polly, com toda aquela coisa de perder a virgindade, me lembrou o porquê de eu nunca ter curtido muito filmes com aquelas adolescentes prestes a participar do baile de formatura.

Edra é um mistério em forma de garota, mas vai nos conquistando à medida que se aproxima de Iris e, consequentemente, do leitor. Quando vi, já estava torcendo por ela e pelo final feliz!

O cenário é uma graça e fiquei louca para conhecer São Patrique! Moraria lá facilmente! Seria um lugar que eu teria vontade de ir nas férias, assim como faço com outros lugares que fazem parte das histórias que leio. Gosto de passar por determinados lugares e pensar que personagem tal também já esteve ali. É mágico.

Assim, totalmente justificada a fama da história no Wattpad, indico para quem curte romances leves, jovens, de uma forma geral, e para quem curte literatura brasileira também!

Adicione ao Skoob!

Avaliação ( 1 a 5): 








              Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de Fevereiro. 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO