A última festa - Lucy Foley

>>  segunda-feira, 30 de março de 2020

FOLEY, Lucy. A última festa. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2020. 304p. Titulo original: The hunting party.

“Então, por mais estranho que pareça, esta paisagem se tornou um santuário. Mas agora, com esse novo horror e a neve que não para de cair, nos mantendo presos aqui e impedindo a chegada de ajuda, ela se tornou, no espaço de vinte e quatro horas, uma prisão. ” p.141

Como fã de suspenses e thrillers psicológicos, não posso ver um lançamento que fico doida para ler. Confiram o que achei de A última festa da Lucy Foley!

Eles são amigos de longa data, da época da faculdade, alguns antes disso. E todo ano eles se reúnem para o réveillon. Alguns entraram no grupo depois, como a namorada de um deles. Só que este ano será diferente... um deles será assassinado. Quem morreu? Quem é o culpado?

Emma, a namorada de Mark, foi quem escolheu o local e programou tudo. Um hotel no meio do nada, em Loch Corrin, nas Terras Altas escocesas, um lugar deserto, cercado pelo frio e pela neve.  Miranda e Katie são amigas desde a infância. Na faculdade conheceram os outros. Samira e Giles são casados e tem uma filhinha de 6 meses. Miranda e casou com Julien. Nick é melhor amigo de Katie e casado com Bo, um americano. Juntos eles já chegam com alguma tensão, depois de tantos anos, a familiaridade é mais forçada do que espontânea.

Com a noite de comemorações chegando, regados a muita bebidas e brincadeiras bobas, o clima volta a ficar agradável. Porém, nada é esquecido. Um a um eles remoem mágoas e rancores, as vezes de anos atrás. Depois de uma década juntos, a busca pela nostalgia e o reencontro dos “amigos da faculdade” já não é suficiente para consertar tudo.

Até que na festa de ano novo, algo terrível acontece e alguém morre. Eles não sabem o que aconteceu, nem quem é o culpado. Com uma nevasca forte na região, eles estão presos e fora de acesso, a polícia só vai conseguir chegar depois que parar de nevar... Ninguém pode entrar... Ninguém pode sair...

~~~~~~

Tenso, misterioso e deliciosamente perturbador! Adorei a leitura desse suspense intrigante e muito interessante. Os personagens, a ambientação, o mistério, tudo combinou muito bem nesse livro que exala tensão. Tudo faz muito sentido, não é um suspense que quer derrubar o leitor e criar uma reviravolta inacreditável. Pelo contrário, se você prestar atenção, vai conseguir matar as charadas, e isso não tirou a graça do livro para mim, pelo contrário.

Estou até estranhando a média baixa que esse livro recebeu, apenas 3.64 no GoodReads. Comecei a ler com um pé atrás e terminei surpreendida. Não sei do que as pessoas não gostaram, talvez por quererem personagens bons, no estilo “vamos torcer por eles”, aqui realmente não é o caso.

A ambientação é o diferencial da história. Eles estão presos, no meio do nada, sem wi-fi, sem telefone. No meio da neve, de um lago congelado e uma floresta imensa. Um lugar inóspito, que garante um clima de arrepiar do início ao final do livro.

Os personagens são intrigantes, imperfeitos e nem um pouco adoráveis. Não é daqueles livros onde você vai torcer por algum personagem do início ao fim, pelo contrário. Todos eles têm atitudes, pensamentos ou um passado bem condenável. Além dos nove amigos reunidos, temos Heather, a gerente da pousada; Doug e Iain, que fazem tudo por lá; e um casal de irlandeses bem estranho que está hospedado em outra parte do hotel.

Miranda é a mais bonita, casada com o cara mais bonito, rica, e a mais intragável de todos. Ela alterna entre ser adorável e detestável, a legítima “morde e assopra”. Está no centro de tudo e os amigos giram ao seu redor. Katie é a melhor amiga de Miranda, mas se afastou dela nos últimos tempos, uma advogada de sucesso, solteira e solitária. A única que não tem um “par” no grupo. Emma entrou para a turma quando começou a namorar Mark e só quer se enturmar. Faz de tudo para agradar a todos. Samira e o marido ficam um pouco a parte em vários momentos, já que eles têm a filhinha para cuidar. Julien se acha a última bolacha do pacote, preguiça dele. Nick e Bo ficaram um pouco a margem da história, queria saber mais sobre eles.

Eu adorei a narrativa agressiva e sinistra, e todas as intrigas entre eles. Fiquei tentando elaborar teorias e acabei acertando bastante coisa, a vítima, as motivações, mas faltou acertar o “quem matou”. O livro é bem agoniante, um grupo de pessoas imperfeitas, muito reais, cheias de problemas e que não despertam grande simpatia. Eu gostei da Heather, já do grupo de amigos mesmo, estava me lixando para eles, gente perturbada rs.

Eu curti o final e os desdobramentos. Só queria saber mais sobre o que aconteceu com um tal personagem, que ficou sozinho, mas não posso falar quem para evitar spoilers.

Eu indico para os leitores mais maduros, que curtem um bom suspense e thriller psicológico. Não é uma leitura para todos os gostos, mas para quem curte esse estilo é imperdível. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de março!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO