A desconstrução de Mara Dyer - Michelle Hodkin

>>  quarta-feira, 22 de abril de 2020

HODKIN, Michelle. A desconstrução de Mara Dyer. Rio de Janeiro: Editora Galera Record, 2013. 378p.  (Mara Dyer, v.1). Título original: The unbecoming of Mara Dyer.

“Restos mortais. Pedaços, ela queria dizer. Uma onda de náusea sacudiu meu estômago. Tive vontade de vomitar. Em vez disso, encarei as rosas amarelas da mãe de Rachel, então fechei os olhos bem apertados e busquei uma memória, qualquer memória, daquela noite. Por que fomos. O que estávamos fazendo ali. O que os havia matado.
- Quero saber tudo o que aconteceu.
- Mara...
Reconheci o tom apaziguador de mamãe, meus dedos se dobraram em forma de punho sobre os lençóis. Ela estava tentando me proteger, mas em vez disso acabava me torturando.
- Você precisa me dizer – implorei, a garganta cheia de cinzas. Mamãe olhou para mim com os olhos vítreos e uma expressão de coração partido.
- Eu diria se pudesse, Mara. Mas você é a única que sabe. ” p. 19

Outro livro que estava parado há anos na estante e finalmente saiu da lista. Um jovem adulto com fantasia, repleto de muito suspense. Confiram o que achei do primeiro livro da trilogia Mara Dyer com A desconstrução de Mara Dyer da Michelle Hodkin.

Mara Dyer, 17, acorda em um hospital sem se lembrar de nada, nem como foi parar ali, nem o que aconteceu. Ao questionar os pais, fica sabendo que ela e três amigos saíram escondidos a noite e foram para um antigo sanatório abandonado, um prédio condenado pela prefeitura. O prédio desabou, ela foi a única sobrevivente. Rachel, sua melhor amiga desde a infância está morta, assim como Claire e seu irmão Jude, namorado de Mara. A única pessoa que poderia contar o que aconteceu é Mara, mas ela não se lembra de nada.

Depois de tudo, Mara tem visões dos três em todo lugar, além de outras visões de coisas que não estão ali, que não estão acontecendo. Desesperada, e com medo que os pais mandem interna-la, ela sugere que a família se mude.  Eles vão para uma nova cidade, uma nova escola, um novo começo. Seus pais, ela, seu irmão mais novo Joseph, 12, e seu irmão mais velho Daniel.

Mas Mara ainda quer se lembrar. Mesmo com todas as alucinações, os pesadelos, sua sanidade escapando entre os dedos. Ela precisa entender o que aconteceu, antes que surte de vez. Ao mesmo tempo, coisas estranhas começam a acontecer perto dela, como se fosse apenas, pelo fato dela pensar e desejar aquilo.

Ela conhece Noah, o rapaz rico, misterioso e com má fama que estuda em sua escola. Ele também carrega um segredo, ela teme em se aproximar. Mas juntos, eles podem descobrir o que é real.

~~~~~

O livro é bem controverso! Por um lado, o enredo me prendeu do início ao fim, trama interessante e enredo bem diferente. Tem um suspense muito grande em torno de tudo o que aconteceu com Mara, e do que ela é capaz ou não de fazer. Por outro, tem passagens confusas, erros de continuação e falta de respostas (neste primeiro livro).

Eu curti a narrativa e os personagens, apesar de não me apegar muito a nenhum deles.  Gostei de Daniel e de Joseph, dois irmãos fofos, gostei de Noah e seu jeito misterioso, e de Mara, apesar dela me irritar em alguns momentos. Curti também o romance entre os dois, batido, mas bem fofinho.

Alguns erros de continuação, outros de tradução/digitação me irritaram ao longo do livro. Muitas perguntas ficaram sem respostas, muitas coisas não foram questionadas. A história do sumiço de Joseph por exemplo. Como assim ele não se lembra de nada e nem perguntou nada? Como os pais não perceberam nada? Mara não questiona Noah em nenhum momento, pelo menos essa parte ele explica depois. E aquela loja que apareceu e sumiu do nada? É muita coisa sem noção, largada no livro e depois ninguém fala mais nisso. A mãe dela é psicóloga, pelo amor de Deus, e a menina lá, cada dia mais pirada e nada! Foi a uma consulta com uma psiquiatra e só, não se fala mais nisso.

Então terminei o livro bem curiosa com a continuação, para ver se essa loucura toda faz sentido. E também bem frustrada com a falta de respostas, por nada ser explicado. Ela é assim desde sempre e o primeiro acontecimento foi no sanatório? Ou esse “poder” surgiu ali? E Jude? Nada sobre isso fez sentido, porque se a polícia não tivesse encontrado nada na época, seria divulgado.

Quem leu me conte o que achou! Preciso descobrir se os outros livros explicarão todos os mistérios. Por enquanto sigo curiosa, gostei, fiquei intrigada, mas com um pé atrás... :)

Adicione ao seu Skoob!

Trilogia Mara Dyer
  1. A desconstrução de Mara Dyer (The unbecoming of Mara Dyer)
  2. A evolução de Mara Dyer (The Evolution of Mara Dyer)
  3. A vingança de Mara Dyer (The Retribution of Mara Dyer)
Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de abril!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO