Não fale com estranhos - Harlan Coben

>>  quarta-feira, 1 de abril de 2020

COBEN, Harlan. Não fale com estranhos. São Paulo: Editora Arqueiro, 2016. 304p. Título original: The stranger.

“Mas as coisas não se resumiam simplesmente ao que fazer ou ao que sacrificar, certo? Na vida também havia uma grande parcela de sorte, de aleatoriedade, de caos. Portando ele faria tudo o que estivesse a seu alcance para proteger os filhos, mas de algum modo sabia (quase podia jurar) que isso não seria o bastante. Sabia que a sorte, a aleatoriedade e o caos tinham seus próprios planos e que cedo ou tarde a felicidade e a segurança se dissolveriam feito poeira no ar morno da primavera. ” p.54

Lançado no Brasil em 2016, Não fale com estranhos, do Harlan Coben, ganhou uma nova edição este ano, depois do lançamento da série de TV baseada no livro pela Netflix, The Stranger. Com esse estímulo eu tirei meu exemplar da estante e fui ansiosa conferir, confiram o que achei!

Adam Price é advogado, casado e feliz com sua esposa, Corinne, e seus dois filhos, Thomas e Ryan. Eles têm uma vida feliz no subúrbio, em Cedarfield, nas imediações de Jersey City. A vida gira em torno do trabalho, das muitas atividades dos filhos, e do Lacrosse, um esporte que os filhos amam e a cidade leva muito a sério.  

Sua vida pacata muda, quando um estranho procura por ele em um bar. Sua identidade é desconhecida, sem nome, ele faz uma revelação que muda tudo. Suas motivações são obscuras. Mas suas revelações podem ser verdadeiras. Ele revela uma mentira assustadora sobre sua esposa, um ardil que o faz questionar todo o seu casamento.

Se Corinne realmente fez isso, o que mais ela poderia fazer? Assombrado pela dúvida, ele resolve confrontar a esposa. E logo em seguida Corinne desaparece, afirmando que precisava de um tempo antes de conversar sobre o assunto. Ao começar a investigar, acaba se envolvendo em uma perigosa trama de fraude, mentiras, chantagens e assassinatos. 

~~~~~~~

Eu sou fã do autor, adoro seus livros e geralmente já começo a ler com olhos questionadores. Afinal, para surpreender Harlan precisa amarrar todas pontas e construir um final inusitado. Este atingiu moderadamente minhas expectativas rs, eu gostei, mas não está entre meus favoritos do autor.

O enredo é excelente! Um grupo de estranhos que procura as pessoas e revela segredos delas, aleatoriamente? Com qual interesse? Tudo isso são perguntas que vão sendo respondidas ao longo do livro. Eu logo saquei como o esquema funcionava, muito interessante a ideia. E o desaparecimento de Corinne? Foi só pela mentira? O que realmente aconteceu com ela só é revelado no final, esse foi o grande mistério do livro, que me fisgou e que me pegou!  Em seguida temos um assassinato ainda inexplicável e torna tudo muito interessante. Eu acertei a motivação para a morte, só que errei o mandante rs.

São muitos personagens e com isso o desenvolvimento deles ficou um pouco raso. Eu não me apeguei muito a nenhum deles, apenas ao protagonista. Torci para que tudo desse certo para Adam e seus dois filhos, pena não ter outras narrativas se alternando. O livro é narrado em terceira pessoa, mas focado no Adam e em outros personagens coadjuvantes. Corinne é um personagem bem dúbio, você cria uma antipatia pela mentira inexplicável que ela contou e já julga a personagem. Eu achei ela muito mãezona, imaginei que não era tão preto no branco assim.

Eu devorei o livro e li muito rápido, no final, achei que ficaram algumas pontas soltas que me impediram de amar o livro, algumas coisas não me convenceram. Não posso contar detalhes por conta de spoilers, mas a explicação final de como a pessoa simulou tudo sobre a Corinne foi bem inacreditável. Como assim o Adam não percebeu nada? Teria que ter uma mala, teria que ter coisas faltando no armário dela e tal. Alguns outros detalhes, como a forma simplista como se resolveu a questão do grupo todo lá, ele deixou de ser um favorito para mim bem no final.

Além desses pequenos furos, achei algumas partes lentas, como a descrição toda sobre os jogos de lacrosse. Bem desnecessário, porque as outras histórias paralelas ficaram corridas ou largadas. Por exemplo, e o plote do senhor que ia perder a casa e que o Adam estava defendendo versus o prefeito, foi esquecido no churrasco ne?

O final em si, ignorando os furos, foi bem legal. Adorei a premissa toda do grupo que “revela os segredos”, bem inovador e uma ótima ideia nesses tempos onde tudo está online. Gostei da conclusão, adorei a Johanna (a policial local que eu queria até ter lido mais sobre ela, gostei muito da personagem).

Falando sobre a série de TV, The Stranger, eu já terminei de assistir. A adaptação está bem interessante, o começo sobre a família de Adam foi bem fiel ao livro (só trocaram “o estranho” do livro, por uma mulher). Já com os adolescentes do livro (Thomas, o filho do Adam e os amigos dele) eles abusaram da palavra “adaptação” kkk. Tudo bem que eles querem inovar, mas é cada uma! Apareceu uma alpaca morta sem cabeça no meio da cidade! Ai a polícia começa a investigar. Temos um adolescente no hospital por motivos desconhecidos e uma CABEÇA DE ALPACA dentro do guarda-roupa do Thomas. Sério mesmo?! Eu tô rindo, mas é de nervoso. O final também foi um pouco diferente do livro e não me convenceu, a parte lá sobre a morte no final, mudaram também do livro, o culpado na série é diferente, e não fez sentido. 

Eu acho que gosto mais dos livros mais antigos do autor, são mais bem amarrados. Ele anda publicando muito nos últimos anos, e isso pesa na qualidade com certeza. Apesar disso eu adorei a leitura e indico para quem curte suspense. Leiam!!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5): 3.5

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de março!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO