A troca - Beth O'Leary

>>  segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

 

O'Leary, Beth. A troca. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2020. 352p. Título original: The Switch.

"Eu não teria conseguido me descobrir se não tivesse me tornado outra pessoa." p.309

Beth O'Leary ficou conhecida no Brasil com o divertido Teto para dois e claro que eu fui correndo conferir seu novo livro, A troca

Leena Cotton, 29 anos, dedica muito do seu tempo com sua carreia como consultora sênior de uma grande empresa em Londres. Ela sonha em abrir sua própria empresa com sua amiga do trabalho, Bee. Leena namora com Ethan, que trabalha tanto quanto ela e não está muito presente. Leena divide o apartamento com dois amigos, Martha e Fitz.  

Focada e muito decidida, Leena é ótima em resolver problemas.  Mas seu mundo perfeitamente organizado desmorona quando ela perde sua irmã, Carla, para o câncer. Depois disso ela não conversa mais com a mãe e está cada vez mais estressada no trabalho. Até que ela tem uma  crise de pânico em uma reunião importante e sua chefe lhe dá dois meses de férias.

Eileen Cotton, 79 anos, é uma senhora animada e cheia de vida, e melhor, está em busca de um novo amor. Ela foi largada pelo marido que foi embora com uma mulher mais nova, e simplesmente não encontra nenhum homem mais velho (e que ainda tenha dentes) solteiro em sua cidade minúscula. Ela se recusa a envelhecer sozinha com seus gatos.

E conversando com sua neta, uma ideia maluca surge! Leena precisa sair de Londres e descansar, tentar superar o luto e se redescobrir; Eileen quer conhecer gente e arrumar um namorado... então elas resolvem trocar de lugar!! 

Elas trocam não só de cidade e de casa, mas de celulares, computadores e hábitos de vida. Enquanto Leena se adapta a vida tranquila no interior, com muitos vizinhos e tarefas deixadas pela avó; Eilleen se cadastra em um site de relacionamentos e tenta se adaptar a vida louca de Londres. 

Nesse período elas vão descobrir mais de si mesmas e repensar suas escolhas.

~~~~~~~~

Eu adorei tanto esse livro!! Gostei até mais do que de Teto para dois, achei essa história mais bem escrita e menos sem pé nem cabeça rs, gostei mais dos personagens, dos temas abordados. É tudo muito FOFO e muito DIVERTIDO. É clichê, é tudo muito manjado, mas funciona perfeitamente.  

Primeiro porque temos uma protagonista de 79 anos em busca de um novo amor. Como não amar uma avó que ajuda todo mundo, tem a animação e a perseverança que a maioria dos jovens não têm, e está animada vivendo sua primeira aventura? Eilleen rouba todas as cenas!! Eu queria abraçá-la e apertar, amei todas as cenas que envolvem suas confusões em Londres. Ela faz amigo, tem um caso tórrido, ajuda todo mundo a melhorar de vida, uma senhorinha incrível!! 

Leena a outra protagonista está se afundando em um luto que não consegue superar. Ela nunca perdoou a mãe que apoiou a decisão da filha de desistir dos tratamentos, não consegue pensar na irmã falecida sem entrar em colapso e está em um relacionamento que já acabou faz tempo e ela não enxerga. Ela considera sua vida organizada muito perfeita, mas vai descobrir que nada daquilo lhe trás felicidade. De repente ela está em uma cidade pequena, fazendo longas caminhadas, passeando com o cachorro do vizinho, participando do grupo de patrulheiros do bairro (quase todo formado por idosos que se reúnem apenas para tomar chá e comer muitos biscoitos) e cumprindo outras inúmeras tarefas listadas pela avó. Ela também conhece Jackson, um professor de educação infantil muito sexy e interessante. 

A narrativa se alterna entre as duas e eu gostei muito dos dois temas abordados pela autora. Principalmente, o amor na terceira idade!  É um tema que deveria ser mais abordado nos livros, as pessoas precisam saber que elas podem sim recomeçar, que podem encontrar um novo amor e ser feliz. São tantos idosos que vemos sozinhos e as vezes tão infelizes, as vezes porque se divorciaram ou porque são viúvos. Porque não um recomeço? Gente, as descrições da Eilleen de lingerie sexy são perfeitas!! O outro tema é o luto, e o como ele muda as pessoas envolvidas. Fiquei com muita pena de Leena e sofri muito por Carla, uma personagem que a gente nem "conhece" de verdade (quando o livro começa ela já havia falecido). Tem também um contraponto bem interessante da vida em uma capital movimentada X a vida do interior. 

Eu curti muito também todos os personagens coadjuvantes. Adorei os amigos da Leena, a forma como eles apoiaram a avó dela em tudo. Os vizinhos todos do prédio que ela logo faz amizade. Adorei os idosos vizinhos da Eilleen, e como a Leena logo se envolveu para ajudar todos. Adorei Jackson, o cachorro dele, enorme e desastrado, e Arnold, o senhorzinho mau humorado da casa ao lado.  

Bom, eu só não amei de paixão porque algumas coisas não são tão bem desenvolvidas e o final é muito corrido (pelo jeito um problema da autora, já que acontece o mesmo em Teto para dois). Pelo menos aqui ela não esquece dos personagens coadjuvantes, mas os romances foram muito corridos e tudo se resolveu no capítulo final. 

Leitura leve, divertida e uma ótima pedida para tempos tão conturbados, leiam!! E uma ótima dica para presentear no Natal viu gente? Pessoas de todas as idades vão adorar. Leiam!!

Adicione ao seu Skoob!
Compre na Amazon:  A Troca

Avaliação (1 a 5):


Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de dezembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO