A adorável loja de chocolates de Paris - Jenny Colgan

>>  segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

 



COLGAN, Jenny. A adorável loja de chocolates de Paris. São Paulo: Editora Arqueiro, 2020. 320p. Título original: The loveliest chocolate shop in Paris.


"Se alguém tivesse olhado para cima e me visto..., acharia que eu era tão parte de Paris quanto qualquer outra pessoa. Fiquei observando a paisagem estrangeira, estranha e extraordinária, e me maravilhei com aquilo." p. 55

E saiu mais um livro da coleção Romances de hoje que estou adorando acompanhar! E mais um da Jenny Colgan,  tenho curtido os livros da autora. Confiram o que achei de A adorável loja de chocolates de Paris

Anna Trent, 30, ainda mora com os pais em uma pequena cidade inglesa. Estava solteira e sem muitos planos. Sua vida muda em um acidente na fábrica de chocolate onde trabalhava, Anna perdeu dois dedos dos pés, teve uma infecção complicada e passou muito tempo no hospital. Lá ela reencontra sua ex-professora de francês, Claire Shawcourt

Acontece que Claire passou algum tempo de sua adolescência em Paris  e logo vê em Anna uma moça sem perspectiva, mas que poderia ter um belo futuro pela frente. Claire resolve escrever para um antigo namorado, o grande amor de sua vida, Thierry Girard. Ele é um famoso chocolatier francês e aceita receber Anna para um estágio.

E é assim que Anna, ainda meio deprimida, acima do peso e sem muito equilíbrio por causa da perda dos dedos, chega em uma Paris exuberante e completamente assustadora.  Ela conhece Sami, seu colega de apartamento transexual e muito animado, seus novos colegas de trabalho e o encantador Thierry! Um senhor enorme, alegre, animado e cheio de vida. Ele é um mágico quando se trata de chocolate, algo que Anna nem sonhava com seu chocolate industrializado. Conhece também seu filho mal humorado, Laurent, e inicia uma linda experiência em Paris. 

~~~~~~~


Para quem como eu ama chocolate e sonha em conhecer Paris, esse livro tem tudo para encantar, certo? E ele realmente tem uma ambientação maravilhosa, com muitos detalhes sobre os restaurantes parisienses, a loja de chocolates, as pessoas e todas as ruelas e detalhes sobre a cidade. Fora as descrições de chocolate maravilhosas que quase me fizeram lamber a página (rs)!  

Porém, eu já li os outros livros da Jenny Colgan dessa coleção e, infelizmente, achei esse o mais sem graça. E olha que queria tanto ter amado, juro! hahaha. Eu não desgostei, mas ficou bem aquém das minhas expectativas.  

O livro começa bem devagar, Anna é uma protagonista desanimada, depressiva, que só reclama da vida. Tudo bem que ela passou por uma situação péssima, mas gente... dois dedos? Não parece ser o fim do mundo para o drama que ela fez, ela é muito mimizenta no início, só reclama. O acidente que ela sofre não é contado com detalhes e é isso, ela se muda para Paris.

Aí temos todo o encantamento com a cidade e, principalmente, Thierry e a loja de chocolates. Além disso a história se alterna entre o presente, com Anna em Paris, e o passado, com a história de Claire e Thierry em Paris. E acontece que a história de Claire, que é narrada em poucos trechos, rouba todas as cenas. O romance do passado é fofo, é de aquecer o coração. Toda a história deles é muito triste, de como se apaixonaram, seguiram depois cada um com sua vida sem nunca se reencontrar, mas sem nunca se esquecerem. E agora Claire está no hospital, com câncer, e Thierry está casado e também com seus problemas.  

O maior problema para mim é que o romance de Anna não acontece. Ela também não se destaca no trabalho, ela fica perdida fazendo chocolate. É tudo muito morno! E em Paris você espera um romance arrebatador e muita emoção e nada, o livro é todo bem sem sal. E também não é engraçado como alguns outros da coleção. 

O final foi bem corrido, mas foi fofo. Claire rouba todas as cenas e me emocionei no final. Já o final de Anna, apesar de fofo, foi bem corrido, com o romance muito pouco desenvolvido. 

Eu gostei, mas esperava muito mais. Mas, não deixo de indicar essa coleção toda! No geral adoro os livros, são leves e bem divertidos. Quem leu me conte se curtiu! 

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de janeiro!


Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO