Meninas de calças - Ann Brashares

>>  sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

 

BRASHARES, Ann. Meninas de calças. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2006. 376p. (A irmandade das calças viajantes, v.3) Título original: Girls in pants: the third summer of the sisterhood.

"As Calças nos chegaram no momento perfeito. Ou seja, quando nos separávamos pela primeira vez. Foi há dois verões que pela primeira vez fizeram funcionar sua mágica.  E, no verão passado, mais uma vez sacudiram nossas vidas. Sabe, não usamos as Calças o ano inteiro. Deixamos que repousem durante o ano de tal modo que estejam extrapoderosas quando vem o verão. " p.16


Gente, eu li o primeiro livro dessa série em 2011!! Vocês acreditam? Não sei o que vai assustar mais, a minha velhice hahaha, ou a minha meta de leitura maluca. Enfim, estou adorando voltar nas séries antigas, pretendo concluir mais uma! Em A irmandade das calças viajantes ficamos conhecendo quatro amigas inseparáveis: Tibby, Carmen, Bridget e Lena; companheiras, cúmplices e confidentes, amigas para toda hora.  Hoje vou falar sobre o terceiro volume, confiram o que achei sobre Meninas de calças da Ann Brashares.

Esta é uma história sobre a amizade, sobre crescimento pessoal e as mudanças entre a adolescência e a vida adulta.  Quatro amigas, muitas dúvidas, muitas incertezas, alguns problemas e muitas descobertas! 

É verão, e as Calças viajantes finalmente estão de volta. Uma Calça mágica, que cabe em quatro amigas inseparáveis, mas que normalmente vestem estilos e tamanhos diferentes! Neste terceiro verão elas estão se preparando para a formatura e para a mudança para a faculdade que escolheram. Pela primeira vez elas irão se separar por um longo tempo, e cada uma carrega seus medos, tristezas e ansiedades.

Esta resenha contém spoilers se vocês não leram os livros anteriores!

Tibby está fugindo... de se apaixonar, do remorso, de se envolver. Ela precisa das Calças para ter coragem. Seu melhor amigo, Brian, talvez não seja só um amigo, mas ela não consegue se envolver e evita uma decisão. Sua falta de paciência com os irmãos menores têm consequências graves, e ela não consegue se perdoar.

Bridget vai para o acampamento de verão de futebol como treinadora e reencontra sua primeira paixão. Entre a vergonha por suas atitudes do passado e uma crescente proximidade ela não sabe o que fazer.  

Carmen está entre sua faculdade do sonhos, longe de casa, e a faculdade local. Quando uma notícia inesperada muda tudo o que ela conhecia como família, ela precisa tomar uma decisão.  Enquanto isso ela arruma emprego como cuidadora da avó grega de Lena, e tem medo de estar passando uma imagem falsa para um garoto muito interessante.  

Lena tem seu futuro na faculdade de artes em risco, quando seu pai entra em sua aula de desenho e presencia uma cena constrangedora. Agora ela precisa de ajuda para conseguir realizar seu sonho, mesmo sem o apoio dos pais.  

Todas estão passando por grandes mudanças, amadurecendo. E esse pode ser o último verão em que elas estarão todas juntas, antes de um novo começo. 

~~~~~~

Engraçado que eu vivo falando que essa vibe dos livros YA já passou para mim, que não curto mais o estilo. E realmente andei lendo muitos livros mais fraquinhos e ultimamente tenho preferido os gêneros adultos. Mas na verdade o que conta é o autor, o enredo e claro, a escrita. Essa autora é ótima!! Como eu disse para vocês eu li o primeiro livro em 2011, li o segundo anos depois e só agora retomei a série, e adorei a leitura!!

Esse livro é uma grande lição de amor, amizade, empatia e crescimento pessoal. As quatro protagonistas são bem novas e passam por tragédias, descobertas e todos os dramas adolescentes possíveis. Mas elas aprendem, elas crescem, elas se reinventam (como todos nós nesta idade). É um livro excelente para o público jovem adulto, toda menina deveria ler esta série. #dicadepresente

A narrativa se alterna simultaneamente entre as quatro, e acho que isso faz fluir muito bem a leitura. Você está lá acompanhando a Lena toda curiosa, aí passa para a Carmem que está bem pentelha, mas logo você já estão correndo por campos verdejantes com a Bridget. E assim vai até o final. 

Das quatro eu sempre gostei menos de Carmen, ela é a mais ciumenta, imatura e chatinha. Mas como ela melhora neste livro!! Foi a que mais amadureceu e eu achei lindo ela se permitindo ser uma pessoa melhor. Sabe quando você faz algo errado ou trata alguém mal, sabe que está errada, mas é incapaz de voltar atrás e se desculpar? Carmen é assim, ela sabe que está sendo infantil e grossa, mas se sente incapaz de melhorar. Até que isso muda.  

O romance da Bridget foi o acontecimento mais fofo desse volume, e morro de dó do coração partido de Lena, que começa a se recuperar.  As duas são minhas favoritas, Bridget principalmente. Ah para quem não sabe, existem dois filmes baseados nos livros: Quatro amigas e um jeans viajante (The Sisterhood of the Traveling Pants) e depois temos Quatro amigas e um jeans viajante 2. Eu sempre imagino as meninas com a aparência das atrizes que elas interpretam, a escolha ficou ótima. 

Eu adoro essa série e indico sempre, leiam!!

Adicione ao seu Skoob!

A irmandade das calças viajantes de Ann Brashares
  1. A irmandade das calças viajantes (The sisterhood of the traveling pants)
  2. O segundo verão da irmandade ( The secund summer of de sisterhood)
  3. Meninas de calças (Girls in paints)
  4. Para sempre de azul (Forever in blue).
Avaliação (1 a 5):






 Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de janeiro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO