Trocas macabras - Stephen King

>>  segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

 

KING, Stephen. Trocas macabras. Rio de Janeiro: Editora Suma das Letras, 2020. 656p. Título original: Needful things.

"Fique de olho nele, estou dizendo. Fique de olho em tudo. Você já esteve aqui, mas as coisas estão prestes a mudar.
Eu sei.
Eu sinto.
Tem uma tempestade chegando". p.18


Eu sou fã do Stephen King e estou adorando ler seus livros mais antigos que estão sendo relançados na coleção Biblioteca Stephen King. Essas edições estão lindas!! O mais novo lançamento da coleção segue a linha mais terror do autor, confiram o que achei de Trocas macabras!

"Venha aqui, aperte a minha mão! Você não poderia ter escolhido um dia melhor para voltar a Castle Rock." Essa frase da início ao livro, mais um ambientado na fictícia Castle Rock, no Maine, a cidade mais azarada e assustadora da literatura. Uma nova loja será inaugurada na pequena cidade e causa curiosidade em toda a população. Um toldo bonito e uma placa novinha anunciam "Artigos Indispensáveis". O dono da loja, o misterioso Leland Gaunt, sempre tem algo perfeito para cada novo cliente. O preço sempre está dentro do que a pessoa pode pagar, mas além de dinheiro, a pessoa também se compromete a "pregar uma peça" específica em algum outro morador da cidade. 

De alguma forma cada morador enxerga o Sr. Gaunt com uma diferente aparência física, sempre agradável aos olhos. Mas o seu toque é frio e assustador. As pessoas saem da loja com o seu objeto de maior desejo, objetos que deixam seu dono capazes de qualquer coisa para mantê-los e que logo se tornam uma obsessão. O preço a pagar nunca parece alto demais, afinal, quanto mal alguns pneus furados, ou pedras em uma vidraça podem fazer? Com o passar dos dias as animosidades crescentes na cidade se tornam algo perigoso, muitas vezes mortais.  Entre vidros quebrados e assassinatos de cachorros, logo melhores amigas estão se matando por uma foto do Elvis Presley. 

Alan Pangborn, xerife da cidade, não vê a loja com bons olhos, seu instinto enxerga algo mais, mas ele acaba deixando a visita para depois. Allan tem um passado traumático, depois de perder a esposa e um filho em um acidente fatal. Sua namorada, Polly Chalmers, a dona da loja de costura, tem dores terríveis na mãos e acaba comprando um objeto mágico, capaz de aliviar a dor. 

Brian Rusk é apenas uma criança, mas foi o primeiro cliente a sair satisfeito da loja. Ele não estará vivo por muito tempo. Nettie Cobb tem vários problemas psicológicos, mas conseguiu ter sua casa, um emprego e uma vida tranquila com a ajuda de Polly. Até que uma vizinha a acusa de jogar lama em seus lençóis e ameaça se vingar. 

Quanto vale um desejo? Por aqui, em Castle Rock, pode valer uma ou várias vidas...

~~~~~~~~~~

Stephen King sempre surpreende! Os livros mais antigos seguem uma linha mais densa, sombria, mais voltados para o terror em si. Eu não sinto MEDO lendo, mas o livro é tenso, deixa aquela sensação de aperto no peito até o final. É terrível ver do que o ser humano é capaz e King é o mestre das emoções. 

Em Castle Rock ele nos apresenta inúmeros personagens, alguns já conhecidos como Alan Pangborn (ver Metade sombria). Outros ainda não citados. O início é denso, confuso, com muitos nomes surgindo e muitas histórias sendo contadas paralelamente. Você logo consegue se ambientar e saber quem é quem, mas não é necessário muito apego aos personagens rs, não são muitos os que irão sobreviver.  

Normalmente o que causa o terror todo, a pegada sobrenatural, é jogada no livro e termina sem explicação. Isso me incomodava um pouco lá nos primeiros livros do autor, mas agora já me acostumei. O que mais assusta, não é o sobrenatural em si, é a forma fenomenal como o autor brinca com as emoções humanas. As ações do ser humano diante do sobrenatural, é o mais assustador. Fazer com que o leitor sofra junto com os personagens, chegue a sofrer ou até a suar em determinada cena é o que King faz de melhor. 

A natureza humana é o horror real. Eu lendo toda inocente pensando "por favor, poupe o cachorro". Não sei como ainda me apego a qualquer pessoa ou animal nesses livros rs. A crueldade do ser humano, isso sim assusta. O que ele é capaz de fazer por puro egoísmo, isso sim, assusta demais. 

A complexidade e a profundidade do enredo fazem desse um dos livros imperdíveis do autor. Mas é uma leitura enorme, densa, com letras pequenas. Não é um livro para qualquer leitor.

Para quem curte King, os livros ambientados em Castle Rock são todos imperdíveis. Os livros não compõem uma série, mas têm uma ordem cronológica, já que alguns personagens são citados ou aparecem em mais de um livro:
Fora os livros, vários contos do autor que fazem parte de outros livros, também são ambientados na cidade. Não localizei outros livros ambientados em Castle Rock, mas pode ter algum que eu ainda não tenha lido. 

King tem livros para todo tipo de leitor. Alguns são mais leves, suspenses, dramas, mas a linha clássica mais antiga, considerada terror  são os queridinhos do fãs fervorosos do autor. Eu gosto de todos os estilos dele e sempre indico, leiam!! 

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de janeiro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO