Custe o que custar - Harlan Coben

>>  segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

 

COBEN, Harlan. Custe o que custar. São Paulo: Editora Arqueiro, 2020. 336p. Título original: Run away.

"Existem pouco momentos de pura felicidade nesta vida. Na maior parte das vezes, as pessoas não se dão conta de que estão tendo um desses momentos até eles acabarem. Mas não era o caso naquele instante, em que Simon estava sentado com a mulher que amava. Ele sabia.
E ela sabia.
Aquilo era felicidade.
E não duraria." p. 319


Harlan Coben quase sempre segue uma mesma fórmula, vários autores fazem isso e mesmo assim eu não enjoo e adoro! Eu adoro suspense e geralmente curto o trabalho do autor. Confiram o que achei do seu novo livro, Custe o que custar

Simon Greene tem uma carreira sólida como consultor financeiro e a família perfeita. Ele casou com o amor da sua vida, Ingrid, e eles têm três filhos. Eles viviam o "sonho americano" até que a filha mais velha, Paige, se envolve com drogas.  A filha estava feliz, na faculdade, mas conheceu o cara errado e tudo desandou. 

Eles tentaram de tudo! Terapia, clínicas de recuperação, apoio, ameaça. Ele e  Ingrid, uma pediatra, buscavam dentro de si onde haviam falhado com a filha, sem encontrar respostas. Até que um dia a esposa deu um basta! E disse que para a família seguir em frente, eles tinham que deixar Paige seguir seu caminho, ela fizera e escolha dela. Sam e Anya, os filhos mais novos, não tocavam mais no nome da irmã. Simon sentia "seu coração se partir em mil pedaços", até que tempos depois, consegue localizar a filha... uma drogada, irreconhecível, com uma aparência precária e muito magra. Paige cantava por alguns trocados em uma praça no Central Park. 

Ele tenta se aproximar e oferecer ajuda. Ela parece assustada, machucada e fora de si. Ao tentar segui-la ele acaba agredindo o namorado que a levou para esse mundo e acaba preso. Mas mesmo assim, Simon faz o que qualquer pai faria, tenta localizar a filha.

Ele entra em um mundo sombrio e perigoso, de bairros dominados por traficantes, onde assassinatos são acontecimentos corriqueiros. Tentando localizar Paige, ele recebe ajuda de onde menos esperava, e entra em uma trama de mentiras e conspiração que pode terminar em morte. Agora não é só a vida de Paige que corre risco, a dele e de sua esposa também. 

~~~~~~~~

Eu adoro o Harlan Coben! Desde o primeiro livro que li do autor (Confie em mim em 2010), ele entrou para o hall dos meus queridinhos de suspense. Mas até eu que sou fã, reconheço que suas tramas são quase sempre muito parecidas! Alguns outros autores famosos também seguem sempre a mesma fórmula (Dan Brown, James Patterson, Rick Riordan, Nora Roberts e vários outros) e nem por isso a leitura deixa de ser ótima.  Porém a trama baseada em um "pai desesperado tentando salvar um filho/filha/esposa que está desaparecido/sequestrado com a polícia sempre achando que ele é o culpado de tudo" já está bem batida rs. 

Deixando isso de lado, eu adoro a narrativa do Coben e curti muito os desdobramentos e os personagens. É muito fácil se apegar a esta família e torcer muito por Simon, Ingrid, Paige e os outros filhos do casal. Eu gostei da forma como o autor abordou o vício de Paige. Como uma moça de boa família, amigos legais, nível social alto, boa criação, um menina que sempre foi boa aluna e com a vida toda pela frente, de repente se torna uma viciada. De repente é capaz de tudo pela próxima dose: roubar, mentir para os pais, fugir, mendigar, etc. De como os pais tentam de tudo para ajudar, mas acabam percebendo que a filha precisa querer largar o vício.

E a trama envolve muito mais do que isso! Temos pessoas sendo assassinadas sem motivo ou ligação aparente. Uma seita religiosa misteriosa que parece estar por trás de muita coisa, mas sem entendermos o motivo. Pessoas desconhecidas e de partes diferentes do país que parecem ter uma ligação, tudo muito misterioso. Entra em campo Elena Ramirez, investigadora da MB Investigações e já bateu aquela saudade do universo de Myron Bolitar.

Sobre os desdobramentos, várias charadas foram fáceis de matar, mas eu gostei da forma como o autor, como sempre, esclareceu todos os mistérios, ligou todos os pontos e me surpreendeu em dois momentos. O livro termina bem com um final bem fechadinho!! 

Eu adorei a leitura e o autor para mim é sempre certeza de poucas horas de sono e muita diversão! Leiam!! 

Adicione ao seu Skoob!
Compre na Amazon: Custe o que custar  

Avaliação (1 a 5): 

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de janeiro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO