Sira - Maria Dueñas

>>  quarta-feira, 15 de setembro de 2021

DUEÑAS, Maria. Sira. São Paulo: Editora Planeta, 2021. 480 p. Título original: Sira.


Vocês devem se recordar, ainda que vagamente, da propaganda que fiz de O tempo entre costuras quando o resenhei aqui para o blog, por coincidência, há exatos um ano, certo? Pois é. Se você está espantado(a) pelo fato de ter sido lançada a continuação da história, saiba que eu também fui surpreendida. Não sei como me foi escapar a informação de uma continuação, mas fato é que ela saiu e eu tive que correr para ler. O desespero foi tanto que comprei na edição e-book mesmo, deixando para comprar a edição física em um momento oportuno (porque, claro, tenho que ter a edição física para fazer companhia para o livro um. eu sou dessas, rs.) Mas agora, sem maiores delongas, vamos saber mais sobre Sira? Vem comigo.


No primeiro livro, temos uma Sira Quiroga (ou Arish Agoriuq), aprendiz de costureira, que perdeu o emprego em razão da Guerra Civil Espanhola e precisa arrumar um jeito de sustentar a si própria, bem como a mãe, que também perdeu o emprego. Após diversos acontecimentos na vida de Sira, ela acaba tendo que fugir da polícia e, ao mesmo tempo, tentar reconstruir sua vida. Para isso, acaba trabalhando para o Serviço Secreto Britânico e tendo que se passar por uma costureira de alta costura para se infiltrar no mundo daqueles que fazem parte das articulações da guerra.

Agora, em Sira, encerrada a guerra, bem como os serviços para o Serviço Secreto Britânico, Sira só quer ser uma mulher normal, viver sua vida em paz ao lado do homem que ama. Mas parece que o destino tem outros planos para ela e, uma vez mais, Sira verá sua vida revirada do avesso e terá que se reinventar, uma vez mais, e recomeçar a vida e seus planos de futuro. Ela terá que, novamente, aceitar alguns serviços obscuros que a farão passar por perigos inimagináveis, em um pano de fundo de momentos históricos reais. Mas ela sabe que precisa fazer o serviço, sobretudo para garantir um futuro tranquilo para seu filho. Será que Sira conseguirá escapar das armadilhas e percalços que enfrentará no caminho?



                                                                       ~~~~~~~~~~~

Que delícia foi, para mim, reencontrar a Sira!

Tenho um grande apreço pela personagem desde o primeiro livro (sobretudo após assistir à série) e fiquei realmente muito feliz de poder reencontrá-la.

Mais feliz ainda fiquei de poder ver que Maria Dueñas não perdeu a mão nessa continuação. Primeiro, preciso elogiar essa capa que conseguiu ser ainda mais elegante que a do livro um, trazendo Sira em todo o seu estilo e glamour de quem entende de moda, sim.

O livro é muito bem construído e o pano de fundo com acontecimentos (e até personagens) históricos reais colaboraram ainda mais para que eu ficasse presa à leitura de forma irreversível.

Todo mundo já deve saber que sou aficionada por livros de ficção histórica, adoro saber que o personagem está envolvido em uma situação que aconteceu de verdade. Acho que isso acaba dando uma veracidade ainda maior para a história e traz o personagem à beira da realidade (fica muito fácil achar que ele existiu de verdade, né?)

O livro é dividido em quatro partes, correspondentes a lugares onde Sira esteve ao longo da história.

Foi muito legal acompanhá-la em novos lugares e aventuras (e como sofri e fiquei aflita com os perigos que ela correu!), mas confesso que gostei ainda mais de, assim como foi para Sira, reencontrar pessoas do passado dela, que tanto a ajudaram (ou não) no primeiro livro.

Assim como em O tempo entre costuras, apesar de encontrarmos uma certa dose de romance, fato é que este não é o foco principal da história. Assim, não se decepcione caso a parte romântica do livro não seja exatamente o que você estava esperando. O que posso garantir é que, ainda assim, você deve preparar o coração para algumas fortes emoções.

Uma informação digna de nota é que, caso você tenha ficado muito curioso(a) para ler Sira, saiba que não há necessidade de ler O tempo entre costuras primeiro para ler este. Ainda que seja continuação, ao longo da história, nos momentos necessários, Maria Dueñas nos brinda com informações/recordações de pontos que ligam ao primeiro livro, assim, fica impossível o leitor ficar perdido.

Ainda assim, acho que os dois precisam ser lidos, e na ordem, para que o leitor possa alcançar uma experiência mais completa.

Terminei a leitura pensando em alguns motivos para que a autora lance mais livros com a Sira como protagonista e alguns outros para que ela não o faça. Pelo menos o medo que eu tinha de que Sira pudesse estragar o que senti por O tempo entre costuras acabou sendo substituída pelo contentamento de mais uma história incrível com essa personagem espetacular que se tornou uma das personagens mais queridas para mim como leitora (aquele personagem que você queria que existisse de verdade e se gabaria de ser amiga, sabe? rs). O que ficou agora foi a saudade da série e a vontade de que fosse feita também uma segunda temporada baseada no livro dois. Não seria pedir muito, seria? :)

Adorei muito a leitura de Sira, mas, com um pouco de vantagem, O tempo entre costuras segue sendo meu favorito. Contudo, é impossível não se afeiçoar, não se apaixonar por um livro que traz uma mulher, mãe, esposa, espiã, costureira empoderada, forte e capaz de tudo para salvar e cuidar daqueles que ama.

Vocês ainda duvidam que eu indico esse livro?


Adicione ao Skoob!
Compre na Amazon: Sira: A volta de Sira, a protagonista inesquecível de O tempo entre costuras, sucesso internacional de María Dueñas  


Série Sira - Maria Dueñas
  1. O tempo entre costuras (El tiempo entre costuras)
  2. Sira (Sira)

Avaliação (1 a 5): 4.5







              Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de setembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO