Desaparecido para sempre - Harlan Coben

>>  segunda-feira, 11 de outubro de 2021

COBEN, Harlan. Desaparecido para sempre. São Paulo: Editora Arqueiro, 2020. 320p. Título original: Gone for good.

"Para os que não viram, aqui vai o relatório oficial: no dia 17 de outubro, 11 anos atrás,  na cidade de Livingston, no Estado de Nova Jersey, meu irmão, Ken Klein, então com 24 anos, estuprou e estrangulou brutalmente nossa vizinha Julie Miller." p.10

Eu já li muitos livros do Harlan Coben, esse em específico eu tinha há anos na estante e acabei não lendo (não essa, a primeira edição de 2010). Minha relação com o autor atualmente é de altos e baixos, gosto mais dos seus livros mais antigos. Confiram o que eu achei do último livro adaptado pela Netflix para as telinhas, Desaparecido para sempre.

Will Klein tem um passado traumático que acabou por esfacelar sua família. Há 11 anos, seu irmão mais velho, Ken, foi acusado de matar sua ex-namorada e vizinha da família. Ken desapareceu e até hoje era considerado um fugitivo perigoso pela polícia. A família acreditava que ele era inocente e tinha sido assassinado também; encontraram sangue dele na cena do crime. Depois disso os pais nunca superaram a tristeza, a mãe nunca mais deu um sorriso verdadeiro. Sua irmã mais velha, Melissa, se mudou para longe com o marido e se afastou da família. 

Já adulto, ele mora em Nova York com a namorada, Sheila Rogers. Will está pronto para pedir Sheila em casamento, ele só amou duas vezes na vida, e sua primeira namorada, Julie Miller, está morta. Ele acabou postergando o pedido, com o avanço do câncer da mãe o momento certo nunca chegava. Pouco antes da mãe falecer, ela faz uma revelação, conta que seu irmão estava vivo.  

Will achou que era um delírio dela em seus momentos de dor, até que achou uma foto escondida entre as coisas da mãe, na foto, um Ken mais velho. Ainda aturdido com esta revelação, algo perturbador acontece. Sheila desaparece no meio da noite sem deixar vestígios, e antes dele entender que ela não tinha apenas ido trabalhar mais cedo, o FBI entra em contato procurando por ela. As digitais de Sheila foram encontradas em uma cena de duplo assassinato. 

Will, um homem tranquilo e pacato, se vê envolvido em uma perigosa investigação. Katy Miller, 18, irmã mais nova de Julie, entra em contato e quer ajudar. Ela acredita que Ken é inocente e quer descobrir o verdadeiro assassino do irmão. Ao mesmo tempo, Philip McGuane e John Asselta, o fantasma, dois mafiosos perigosos, aparecem para questionar Will sobre a localização do irmão. Os dois eram amigos de Ken na escola, tudo fica cada vez mais complexo. 

Contra a orientação do FBI, que fez um trabalho horrível no passado, Will começa a investigar. Ele conta com a ajuda de Katy e Squares, seu amigo e colega de trabalho. Squares tem um passado perturbador, mas atualmente ficou famoso com sua escola de yoga que é a queridinha das celebridades. Ele tem poder e influência, e conhece todo mundo. 

Será que Ken é realmente inocente? Ele está vivo? Quem matou Julie? O que aconteceu com Sheila? Esta e inúmeras outras perguntas vão tirar o sono de Will até que a verdade apareça. 

"Perguntei-me de onde viera aquela coragem e compreendi que ela brotara do simples fato de que eu não tinha mais nada a perder." p.233

~~~~~~~~

Sempre acho os livros mais antigos do autor melhores. Acho que porque atualmente ele publica muito rápido. Os momentos finais deste livro são alucinantes, eu li empolgada! E seria um favorito se eu não desacreditasse de um monte de coisa, então vamos dizer que no final foi uma leitura pouco crível... mas emocionante (risos). 

O início é um pouco confuso, muitos personagens sendo apresentados ao mesmo tempo, a narrativa alternando-se entre vários deles e tudo muito jogado. Mas logo isso passa e já conhecimentos todos os personagens, leia-se, suspeitos! 

Com exceção do protagonista, o autor raramente desenvolve bem seus personagens secundários, tudo se passa muito rápido. Apesar disso, eu gostei muito de Will, Squares, Katy e vários outros. Morri de dó de pena dos pais e morri de raiva do irmão, porque independente de tudo, fazer os pais passarem por tudo isso...

Eu fiz várias teorias, matei apenas duas entre inúmeras charadas. E o final me surpreendeu muito!! Eu adorei as reviravoltas e estava curiosa para o final. E eu gostei das escolhas, mas não acreditei em algumas escolhas do autor, achei algumas coisas bem pouco críveis. [ALERTA DE SPOILER] No final quando Ken aparece vivo e aparentemente inocentado, Katy aparece e o acusa de ser o assassino. Aí se revela que ela fez tudo chegar neste momento, dele voltar e ela poder vingar a irmã. Ela inclusive age junto com Asselta, para pegá-lo. O problema é que para justificar isso, ela diz que assistiu tudo o que acontecia naquela noite, escondida no quarto e sempre soube a verdade. Ela tinha 6 anos quando a irmã morreu, 6! Como assim ela se lembra? e entendeu? Eu acho que uma criança nessa idade, mesmo que visse algo, não teria o entendimento que ela teve, com tantos detalhes. Ficou muito solto, só uma forma de justificar os outros acontecimentos. Teve luta antes, briga, sexo, morte. E uma criança de 6 anos fica no porão atrás de um baú e ninguém vê? e ela não chora nem nada? não comprei a história. Meio absurda a coisa toda. O FBI também faz coisas inexplicáveis. Se eles queriam era pegar o chefe da gangue e queriam Ken como testemunha, por que acusá-lo do crime??? Sei lá, as perguntas foram todas respondidas, mas muita coisa não me convenceu. E Julie? Que fica grávida, só termina com Will e some. E no final não divulgam nada? O fato dela já ter tido um bebe nunca foi à tona na investigação? Ninguém testemunha sobre a gravidez, nada? [FIM DO SPOILER] 

O livro foi adaptado pela Netflix e a minissérie homônima estreou este ano com cinco episódios. Na série francesa temos no elenco Finnegan Oldfield (Guillaume Lucchesi), Nicolas Duvauchelle (Fred), Guillaume Gouix (Da Costa), Garance Marillier (Sonia)já estranhei logo no início porque trocaram o nome de todos os personagens! E foi uma lambança, já assisti há algumas adaptações de livros do autor e essa foi disparado, a pior de todas. Odiei tudo! Mudaram tudo, ficou sem lógica, sem sentido, nem parece o mesmo livro. Normalmente eles mudam mesmo o livro, mas aqui, as mudanças foram enormes e sem motivo. O final então da série, achei péssimo. 

Apesar das loucuras, eu curti os desdobramentos finais e foi uma ótima leitura. Quem já leu ou assistiu? 

Adicione ao seu Skoob!
Compre na Amazon: Desaparecido para sempre

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de outubro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO