Tudo é rio - Carla Madeira

>>  quarta-feira, 27 de outubro de 2021

MADEIRA, Carla. Tudo é rio. Rio de Janeiro: Editora Record,2021. 210 p.


Vocês já ouviram falar de Tudo é rio? Eu também não tinha, até assistir uma resenha no YouTube que me deixou muito curiosa para ler. Depois, vi algumas amigas elogiando,então pensei: Vou ler esse livro. Agora, conto para vocês o que achei de Tudo é rio.



Lucy é prostituta porque quer e porque gosta de ser. É assanhada, desbocada, escandalosa. Não troca de roupa para conseguir quem ou o que ela quer. Até que, após levar a primeira rejeição na vida, ficou obcecada por Venâncio, que se recusa terminantemente a se deitar com ela.



Venâncio está passando por um momento difícil em seu casamento com Dalva, sua  esposa, uma mulher que foi da alegria à tristeza em  questão de meses, após uma tragédia provocada por seu marido atingir suas vidas e ela passou a vagar feito uma sombra pelas ruas da cidade, sem falar, sem discutir ou ouvir ninguém, até mesmo Lucy, que, para conseguir uma noite com Venâncio, estava disposta até mesmo a destruir a vida de Dalva.



Mas a vida, assim como um rio, tem seu curso próprio,  e vai escorrer por entre os caminhos desses três protagonistas, arrastando lama, lavando corpos e almas, alagando tudo, ao mesmo tempo em que limpará corpo, alma e destino dos personagens.



"Perder amores é escurecer por dentro, uma memória do corpo que o entardecer evoca quando tinge o céu de vermelho. Para quem está sozinho depois de ter amado, o fim do dia é muito triste. Era nessa hora que ela voltava." Posição 160



"Um dia feliz tem mais poder que a tristeza de uma vida inteira. Nele moram as reviravoltas." Posição 634


"O amor, quando nasce forte, tem pressa de ser eterno." Posição 657


"Pedir a Deus para não sofrer é como pedir para voar. Mas a gente pede assim mesmo e depois fica com raiva do pobre coitado. O sofrimento é certo como a morte e tão inegociável quanto." Posição 1133


                                                                       ~~~~~

Depois das resenhas que li/assisti e dos comentários, jurava estar preparada para esse livro, mas a verdade é que nada disso me preparou para o que encontrei nas poucas, mas valiosas páginas da história.



É uma história densa, cruel, crua, real, escrita em um linguajar pesado, mas que submerge o leitor em seu "rio" de forma tão hipnótica que somos inundados pelo texto. Quando você se dá conta , o livro terminou.



É pura poesia a forma como a autora nos conta a história (embora seja escrito em prosa, rs)e a forma como ela compara sentimentos, corpo, alma, destino ao rio e seus leitos, à sua força, é simplesmente genial.



Fiquei me sentindo órfã quando o livro acabou. Deu vontade de voltar e recomeçar a leitura. É por livros assim que incentivo tanto a literatura brasileira.



Os personagens são enigmáticos e, inicialmente, não estão no texto para causar empatia, como é o caso de Lucy, mas em determinado momento da história a empatia acaba, inevitavelmente, acontecendo.


É, sem dúvida, um livro que vou levar para a vida e indicar para todo mundo que tiver sangue frio para ler, rs. Com certeza a correnteza deste rio vai arrastar você também.


Adicione ao Skoob!
Compre na Amazon: Tudo é rio


Avaliação (1 a 5):






        Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de outubro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO