A verdade sobre o caso Harry Quebert - Joël Dicker

>>  segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

DICKER, Joel. A verdade sobre o caso Harry Quebert. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2014. 576p. Título original: La Vérité sur l'affaire Harry Quebert.

"É nesse momento que você descobre que está escrevendo alguma coisa. As palavras são de todo mundo, até que você prova ser capaz de apropriar-se delas. É isso que define um escritor. E você vai ver, Marcus, haverá quem tente convencê-lo de que um livro tem a ver com palavras, mas não é assim: na verdade, um livro tem a ver com pessoas." p.295

Já faz tempo que ouço falar muito bem do autor Suíço, Joël Dicker, mas ainda não tinha tido oportunidade de ler. Agora, finalmente, li algo do autor e garanto a vocês que todos os outros estarão na minha estante no futuro! Confiram o que achei de A verdade sobre o caso Harry Quebert

Marcus Goldman se transformou em um fenômeno aos 28 anos! Seu livro de estreia fez um sucesso tremendo e, de repente, ele virou uma celebridade. Publicou um best-seller, vendeu os direitos dos próximos livros por alguns milhões de dólares e aproveitou a fama. Comprou um carro legal, um apartamento em NY e curtiu a vida. Mas, o tempo passou, e nada mais aconteceu. Ele passava dias e dias olhando a tela do computador sem conseguir escrever. Agora, há poucos meses da entrega do próximo original, ele começa a se desesperar. Ele fora acometido pela "doença dos escritores" e era seu fim, sem inspiração, sem livro novo, e correndo o risco de ir à falência ao descumprir o contrato. 

Na tentativa de sair do limbo, ele decide visitar seu antigo amigo e mentor, Harry Quebert. Aos 67 anos Harry vivia tranquilamente em sua linda casa na praia, em Aurora, New Hampshire. Recebe Marcus de braços abertos, pronto a ajudá-lo com seu bloqueio criativo. Durante os dias calmos na cidade pequena, a inspiração não vem. E cada vez mais nervoso, Marcus não sabe o que fazer. 

Seus problemas são deixados de lado quando algo terrível acontece. O corpo de uma adolescente de 15 anos, Nola Kellergan, é encontrado enterrado na propriedade de Harry. A moça havia desaparecido há 33 anos, nada foi descoberto na época. Harry confessa ter tido um envolvimento romântico com a moça, ele com 34 anos na época. E foi logo depois do desaparecimento que ele lançou seu melhor livro, sua obra inesquecível, um livro que agora, parece falar sobre uma história de amor por uma adolescente. De repente Harry é preso e condenado antecipadamente pela imprensa. Pedofilia, estupro, assassinato? Ou uma trágica história de amor impossível? Ele admite tê-la amado, nega o assassino. Harry nunca mais se relacionou de verdade com ninguém, nunca se casou, ele passou a vida esperando por ela. 

Como forma de salvar sua carreira e tentar salvar a carreira e a vida do amigo, Marcus resolve escrever um livro sobre o caso e responder ao que o mundo queria saber: Quem matou Nola? O que aconteceu no verão de 1975? E como transformar esta história em um romance de sucesso? 

~~~~~~~~

Este livro é excepcional! Amando a leitura ou não, é visível como a história é rica, diferente e surpreendente. Temos "um livro dentro de um livro" e a jogada funciona brilhantemente. Um suspense, um thriller muito bem construído e uma história de amor. Eu adorei! E já quero todos os livros do autor na estante. 

Todos os personagens são muito bem explorados, dos protagonistas; Marcus, Harry e Nola, aos coadjuvantes que vão ganhando destaque no decorrer da história. Nola era uma menina muito madura para a idade, e ao mesmo tempo, com uma mente muito complicada. Mas ela amou Harry loucamente e fez de tudo para ajudá-lo a terminar seu livro. Harry é um personagem que irá causar sentimentos diversos no leitor no decorrer do livro. Um bom amigo, um escritor incrível, um homem solitário e talvez um pouco deprimido. E um romântico incorrigível que nunca esqueceu o seu "grande amor" que durou um verão rs. 

Durante todo o livro questionei muito esse "amor" do Harry pela Nola. Mesmo deixando de lado a diferença de idade e a ilegalidade do "relacionamento", eu achei tudo muito estranho. Não o fato dele se apaixonar e deles se envolverem, mas o fato dele nunca mais amar ninguém e ficar sozinho o resto da vida como se ela fosse voltar. Sério que ele não pensava que ela estava morta? 

Achei magistral muitos aspectos do livro: o fato de ser "um livro dentro de um livro", as conversas de Marcos e Harry sobre como escrever um livro de sucesso, as duas reviravoltas finais e como a última reviravolta mudou tudo. Porque no livro todo eu não comprei a ideia desse amor infinito de Harry por Nola e de como ele não fez nada mais na vida pessoal 30 anos após o acontecimento. E com o final explica bastante, era muito mais remorso do que amor. A segunda reviravolta me deixou sem fôlego até agora! Uauuuu! Foi uma jogada incrível do autor! 

O livro é bem extenso e a narrativa fica lenta em algumas partes, meio pedante. Podia ser mais enxuta em alguns momentos, mas no geral eu amei a narrativa do autor, me prendeu do início ao fim. Você passa o livro torcendo pelo livro do Marcus, sabendo que Harry é mesmo inocente e tentando encontrar o culpado. Ao longo do livro mudei várias vezes meu palpite sobre o "quem matou" e isso é o melhor em  um bom suspense. 

Eu adorei e indico para todos que curtem histórias mais maduras e bem elaboradas, leiam!! 

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5): 4.5

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de dezembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO