SMS Para você - Sofie Cramer

>>  segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

CRAMER, Sofie. SMS para você. São Paulo: Editora Jangada, 2021. 224p. Título original: SMS für dich.

"Sven não pôde evitar de sorrir ao imaginar que, desse modo, ele também está criando uma mulher dos sonhos, que em sua fantasia se aproxima dele mais do que qualquer aventura amorosa de verdade  que ele se permitira ter no momento. Afinal de contas, Mô não incomoda nem faz exigências. Proporciona uma conversa interessante com seus SMS. Além do mais, sua voz é real. Então, ela existe de fato. 
Sven só precisa encontrá-la." p. 79

Recebi esse livro por acaso, ainda não tinha ouvido falar sobre ele, mas é uma premissa que eu gosto muito e já fui curiosa conhecer a autora alemã Sofie Cramer. Confira o que achei de SMS para você.

Clara Sommerfeld fica arrasada depois de perder o noivo, Ben, logo depois dele ter feito o pedido de casamento. Sem saber como seguir em frente, ela volta ao trabalho, mas está completamente arrasada pelo luto. Para piorar, ela ainda não sabe exatamente as circunstâncias da morte dele, se fora acidente ou suicídio. Para tentar se confortar um pouco, ela começa a enviar SMSs diárias para o celular de Ben. E sente como se ele pudesse ouvi-la e mandasse sinais que a ajudassem a seguir em frente.

É assim que ela, uma designer gráfica, volta a pintar e pensa em começar a comercializar seus quadros. Enquanto isso, tenta também melhorar seu relacionamento com a mãe, que sempre foi muito frio, e que não entende sua dor. 

Sven Lehman, 42, já não acredita no amor. Depois de ser traído pela última companheira, está sozinho e um pouco deprimido. Ele que sempre fora um jornalista econômico de sucesso, vem tendo problemas no trabalho, falta paixão até mesmo em seus textos. Sozinho, bebendo muito, ele não vê saída para sua vida. 

Até que ele começa a receber estranhas mensagens em seu celular de uma mesma pessoa. Ele logo percebe que é de uma mulher, que fala com seu amado. Aos poucos, ele começa a se envolver com a misteriosa mulher. E embarca em uma aventura para tentar descobrir sua identidade e encontrá-la.

~~~~~~

A premissa é bem legal, tinha tudo para dar certo... mas não funcionou para mim. É lento, descritivo, o enredo é fraco. Nada acontece até metade do livro! E até lá eu já estava me arrastando. Depois disso melhora bastante, mas para mim foi uma ideia legal, mas mal executada. 

Se a autora tivesse gastado metade desse tempo com a lenga-lenga do luto e da SMS e depois desenvolvido o romance, teria sido ótimo. Mas não... são mais de 100 páginas ( e o livro só tem 224) da Clara de luto, sofrendo, se lamuriando. Mandando SMS todos os dias. E como o livro já começa com o noivo morto, a gente não tem apego, sabe? E tudo o que ela vai contando dele só piora: não tinha emprego direito, tocava em uma banda, ela que sustentava a casa, usava drogas, bebia muito... eu já estava pensando: "Já foi tarde minha filha, acorda!".  E do outro lado Sven, deprimido, sem fazer nada, passa os dias reclamando da vida e lendo as msgs.  

Os personagens secundários só são citados, muito mal desenvolvidos. Tem a melhor amiga dela, os avós e a mãe, a colega de trabalho dele. E é isso. 

Na segunda metade, com ele tentando encontrá-la e as coisas acontecendo melhora bastante. Só que aí fica tudo muito corrido. Tem duas cenas jogadas, que ficam largadas sem continuação (eu até voltei pra ver se tinha perdido algo) e tudo acontece em um segundo. Se conhecem e tipo "nossa, que olhos... é o amor da minha vida". Não curto amor miojo, então não comprei a ideia. Até o que seria o grande drama do livro (não é spoiler né, seria quando ela descobrisse que ele recebia todas as mensagens para o ex morto e lia tudo) acaba em duas páginas e nem faz sentido a reação dela. 

Enfim, não curti não gente.  Não indico, mas este é mais questão de gosto mesmo. Se alguém leu me conte o que achou!

Adicione ao seu Skoob

Compre na Amazon: SMS para você  

Avaliação (1 a 5): 

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de dezembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO