Identidade – Nella Larsen

>>  sexta-feira, 28 de janeiro de 2022


LARSEN, Nella. Identidade. Rio de Janeiro: Harper Collins Brasil, 2020. 160p. Título original: Passing.
 
Aqueles que apreciam a leitura normalmente descobrem primeiro o livro para depois tomar conhecimento de adaptações cinematográficas ou televisivas. É raro, mas às vezes o oposto acontece. Para mim, esse foi o caso de Identidade, livro da americana Nella Larsen que descobri ao me deparar com o filme no catálogo da Netflix. Após ler algumas críticas positivas sobre o filme, especialmente sobre a atuação das protagonistas, fiquei curiosa e fui procurar mais detalhes da história. Nesse momento descobri que se tratava da adaptação de um livro de 1929, que desde então tratava temas raciais considerados polêmicos e sensíveis até hoje. O foco é o colorismo, e como li recentemente “A Metade Perdida” de Brit Bennet (cuja resenha vocês conferem AQUI), me interessei em saber mais sobre a história.
 
Encontrei um livro com uma linguagem simples, mas muito bonita. A autora faz uso de muitos adjetivos e uma precisão admirável nos diálogos e nas descrições, o que me agradou. Uma leitura fácil e agradável sempre é bem-vinda, ainda mais quando trata de temas relevantes e capazes de deixar o leitor com a sensação de relevância e conhecimento ao apresentar novas perspectivas sobre um assunto não tão tratado na literatura. A história é contada pela ótica de Irene Redfield e trata do reencontro dela com sua amiga de infância, Clare Kendry. As duas foram criadas no Harlem em Nova York, mas seguiram caminhos opostos. Apresentadas como mulheres negras de pele clara, cada uma tomou uma escolha diferente: Irene se casou com um homem negro e tem uma vida estável e feliz com 2 filhos; Clare escolheu se passar como branca, casando com um homem branco racista e extremista e escondendo seu passado.
 
O livro começa com Irene recebendo uma carta de Clare, o que a faz relembrar da infância que as duas compartilharam como crianças negras no Harlem e a forma com que perderam contato, com Clare sendo levada para morar com duas tias brancas após a morte do pai mestiço. Irene então descobre que Clare agora se “passa” por uma mulher branca, vivendo um tempo na Europa com seu marido rico, conservador e racista e uma filha. Irene tenta manter uma distância de Clare, mas a mulher é persistente e não desiste de restabelecer a antiga amizade. Aos poucos, as duas vão se conhecendo mais, trocando as aflições e comparando suas vidas nos dois mundos próximos mas completamente distintos em que vivem.
 
(Uso o termo PASSAR entre aspas pois não encontrei um termo semelhante em português. O título original do livro é Passing, que podemos traduzir como Passando-se, e remete a uma prática encontrada por pessoas de cor com pele clara para se inserir na sociedade como brancos. Isso era algo até comum na década de 1920 na região onde o livro se passa e remete a experiências pessoais da autora. Nella Larsen era filha de uma mulher branca com um homem negro e foi criada por um padrasto dinamarquês. A cor de sua pele e a dificuldade que encontrava em se identificar com uma raça específica certamente influenciou suas histórias e as duas personagens centrais deste livro).
 
Como a história é contada por Irene, não temos uma visão complexa ou ao menos completa das angústias e razões para as escolhas que Clare tomou na vida e no decorrer da história. Na verdade, eu acho que esse livro fica em um limbo, algo entre um conto e uma história longa completamente madura. Aqui acho que faltou uma escolha da autora: ou encurtar mais as descrições e a história e se ater ao formato de conto, deixando muito à imaginação ou dedução do leitor; ou nos dar mais descrições e desenvolver um pouco mais os personagens. O que temos definitivamente é um bom material, mas a sensação de que falta algo ficou comigo após a leitura. Mesmo assim é um livro bom, necessário, inteligente e que trás uma perspectiva única da experiência da autora. Vendo o recente sucesso de “A Metade Perdida” é inegável a influência dessa história, e espero ler muitos outros livros com essa temática complexa e ainda desconhecida para mim.
 
Adicione ao seu Skoob!
 
Compre na Amazon: Identidade  
 
Avaliação (1 a 5):


Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO