Silêncio na floresta - Harlan Coben

>>  segunda-feira, 18 de abril de 2022

COBEN, Harlan. Silêncio na floresta. São Paulo: Editora Arqueiro, 2022. 352p. Título original: The woods.

"Quando Greta chegou, usando a chave que eu lhe dera anos atrás, eu estava tão absorvido pelo contentamento da minha filha que já tinha quase me esquecido de tudo - rapazes que estupram, moças que se perdem na floresta, assassinos em série que cortam gargantas, cunhados que traem nossa confiança, pais de luto que ameaçam garotinhas. Mas o barulho da porta trouxe tudo de volta." p.213

Como fã de suspense, eu adoro o estilo do Harlan Coben. Mas para quem já leu quase todos os livros do autor como eu, o estilo não traz mais novidades. A fórmula é a mesma, é fato. Se divirta assim, ou procure algo diferente kkk. Confiram o que achei de um dos livros adaptados para série de TV da Netflix, Silêncio na floresta.

Em um acampamento de verão, quatro adolescentes saem escondidos de suas barracas e entram na floresta à noite. No dia seguinte, os corpos de Margot Green e Doug Billingham foram encontrados, assassinados a faca. Dois outros adolescentes, Gil Perez e Camille Copeland desapareceram sem deixar rastros. Depois de várias buscas na floresta, são dados como mortos. Anos depois um assassino é preso e condenado por várias mortes similares, ele era monitor no acampamento naquele ano, mas sempre negou esses crimes.  Nada foi descoberto. 

20 anos depois
Paul Copeland, 38, é promotor do condado, um homem que clama por justiça. Mais conhecido como Cope, ele é viúvo e cria sozinho a filha de 6 anos, Cara. Ele está solteiro e não tem tempo para distrações. Dedica-se ao trabalho e a criação da filha, conta também com a ajuda da cunhada, Greta.  

Quando um homem é encontrado assassinado, a polícia encontra no corpo uma ligação com Cope, e o leva até o IML. Ele não reconhece o corpo, até ver uma antiga cicatriz no braço. O homem em questão é Gil Perez, o adolescente que foi dado como morto há 20 anos atrás, junto com sua irmã mais velha. O crime acabou com a sua família. Seus pais eram imigrantes russos, seu pai era médico e virou trabalhador braçal na América. Sua mãe era uma beldade rica, virou faxineira. O casamento não sobreviveu à tragédia. Sua mãe deixou a família e foi embora, seu pai passou anos perturbado até falecer precocemente. 

Essa descoberta muda tudo, e o deixa desnorteado. Se Gil sobreviveu, onde ele estava em todos esses anos? Ele era o assassino? Cúmplice? E sua irmã, poderia também estar viva? Ele começa a investigar. 

Ao mesmo tempo, trabalha em um caso revoltante e complicado. Dois universitários ricos são acusados do estupro de uma menina de 17 anos. Chamique era uma dançarina erótica, fazia programas, já foi presa por uso de drogas e era mãe solteira. Mas ela havia sido estuprada. E Cope queria justiça! Ele não queria acordos, não iria pegar leve com os "dois riquinhos, tão jovens e com o futuro todo pela frente". Eles iriam pagar. E para isso, ele estava disposto até mesmo a enfrentar a ira do pai de um deles, um homem poderoso e que ameaçou revirar seu passado e destruí-lo. 

Loren Muse é a investigadora principal do caso e uma mulher inteligente e dedicada. Ela começa a ajudar Cope com o mistério do passado. Ao mesmo tempo, precisam lidar com as ameaças que pairam sobre ele, seu cunhado, Bob, é a primeira vítima. Ele é preso por desvio de verba na instituição de caridade onde trabalha, instituição criada por Cope após o falecimento da esposa. 

Lucy Silverstein é uma professora universitária bonita e solitária. Lucy também era a namorada de Paul na época dos assassinados, eles estavam juntos na floresta, se agarrando, quando tudo aconteceu. Eles nunca se perdoaram. Depois disso se afastaram. Lucy deixou tudo para trás, seu pai era o dono do acampamento e ficou falido após pagar todas as indenizações. Hoje ele morava em um retiro para idosos, e ela bebia para esquecer. Quando Lucy recebe uma redação anônima de um dos seus alunos, revivendo aquela noite, ela sabe que algo terrível está acontecendo. E resolve entrar em contato com Paul.

"Um dos axiomas de Sherlock é mais ou menos assim: É um grande erro teorizar antes de se ter os dados, porque se começa a torcer os fatos para caber nas teorias, em vez de as teorias caberem nos fatos." p. 235

~~~~~~~~~~

Esse é um dos livros antigos do autor (publicado originalmente em 2007), que eu sempre tive vontade de ler. Ele foi lançado em uma edição antiga da ARX que vivia esgotado, e só agora finalmente consegui ler! Fico muito feliz da Editora Arqueiro estar lançando/relançando todos os livros do autor. Gosto da narrativa dinâmica e emocionante, sempre cheio de surpresas e reviravoltas. 

Eu curto o Harlan Coben, mesmo com todos os seus estereótipos e vários plots que se repetem. Pra mim é igual filme de ação na TV, você já sabe tudo que vai rolar, mas fica lá vidrado na tela. Eu fico assim nos livros, só respiro quando termino. Dito isso, para quem já leu muitos livros dele, a trama não tem grandes surpresas. Os desdobramentos são quase todos previsíveis, e mesmo as "trocentas" reviravoltas, que me empolgam, não me surpreendem totalmente. 

Este tem uma trama já bem conhecida do autor, um crime do passado, mal resolvido, que volta para assombrar o protagonista no futuro. Pelo menos nesse não tem aquilo do protagonista virar o principal suspeito e lutar sozinho contra polícia e bandidos e blablabla. Eu gostei de Paul, um homem honesto, inteligente e que só quer descobrir a verdade. E ele conta com a ajuda dos dois policiais responsáveis por investigar o assassinado do (suposto) Gil Perez, e com a ajuda de Muse (figura já conhecida de outros livros do autor) e de Lucy. 

O romance é sempre um tiro no pé nos livros do autor (com exceção da minha amada série Myron Bolitar). São rasos, mal desenvolvidos, forçados. E aqui foi o ponto baixo do livro! Paul é um viúvo que amava muito a esposa, que faleceu de câncer. Alguns anos depois ele começa a seguir em frente. Lucy foi sua namorada da adolescência, 20 anos se passaram (!!!) e eles se encontram e PA(!), estão apaixonados kkk. Eu não digeri esse amor todo depois de 20 anos sem ver alguém. Alguém que você namorou por uns 2 meses na adolescências mas que "mudou sua vida". Me poupem, não desce! 

Mas, bom, é um livro de suspense, quem se importa com o romance, não é mesmo? Voltando ao caso, eu matei algumas charadas e tive algumas surpresas. O livro é bem fácil de ir acertando os vários desdobramentos. Quem morreu, quem está vivo, matou ou não, etc. Aos poucos tudo vai se encaixando. 

Este foi outro livro que foi adaptado para a Netflix em 2020. A minissérie polonesa tem 6 episódios. A série até começou bem, apesar de ter mudado todos os nomes (talvez pelo país em que é gravada). Mas nos episódios finais mudou todos os acontecimentos principais, nunca entendo porque adaptam os livros para mudarem tudo aff. 

Eu gostei, mas esperava mais dos desdobramentos, não tive grandes surpresas. Achei o final também muito mal elaborado, uma personagem importante tem zero destaque, só comentam sobre ela no futuro. 

Acho que se eu tivesse lido há alguns anos teria adorado a trama, inclusive indico muito para quem não leu vários livros do autor. Mas para quem já leu a maioria, tem muitos aspectos semelhantes com outros livros, que acabam ajudando a matar as charadas. Quem leu me conte se gostou, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5): 3.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO